Diocese de São Mateus

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Diocese de São Mateus
Diœcesis
Localização
País Brasil
Arquidiocese Metropolitana Arquidiocese de Vitória
Estatísticas
População 374.209
Área 15.273,099 km²
Informação
Rito romano
Criação da Diocese 23 de abril de 1990
Padroeiro São Mateus
Governo da Diocese
Bispo sede vacante
Jurisdição diocese
Contactos
Endereço Av. João XXIII, n° 556 - Boa Vista, 29931-220, São Mateus-ES, Fone: (27) 3763-2598
E-mail cediite@diocedesaomateus.org.br

A Diocese de São Mateus é uma divisão territorial da Igreja Católica no estado do Espírito Santo. Foi criada em 16 de fevereiro de 1958, pelo Papa Pio XII, sendo seu primeiro bispo Dom José Maria Dalvit.

Ocupa uma área de 15.273 km². Possui 20 paróquias, abrangendo 19 municípios: Água Doce do Norte, Águia Branca, Alto Rio Novo, Barra de São Francisco, Boa Esperança, Conceição da Barra, Ecoporanga, Jaguaré, Mantenópolis, Montanha, Mucurici, Ponto Belo, Nova Venécia, Vila Pavão, Pedro Canário, Pinheiros, São Gabriel da Palha, Vila Valério e São Mateus.

História[editar | editar código-fonte]

A Diocese de São Mateus foi criada em 16 de fevereiro de 1958 pela Bula "Cum Territorium", do Papa Pio XII, com território desmembrado integralmente da então Diocese do Espírito Santo, hoje Arquidiocese de Vitória. Foi instalada no dia 20 de setembro de 1959.

O primeiro Bispo da Diocese de São Mateus, Dom José Dalvit, tomou posse no dia 20 de setembro de 1959. Trazia consigo a experiência pessoal de pároco no mesmo território da Diocese e a experiência de sua Congregação Religiosa, a dos Missionários Combonianos.

A prática pastoral era fundamentalmente a mesma em uso na Europa, com adaptações às realidades locais. Dos primeiros ensaios de atendimento ao povo, nasceram algumas características da Igreja de São Mateus.

Por motivos de saúde, Dom José renunciou ao cargo em 20 de junho de 1970, sendo nomeado em seu lugar, pelo papa Paulo VI, Dom Aldo Gerna, até então secretário do bispo.

Em 2007, foi nomeado no lugar de Dom Aldo, pelo papa Bento XVI, Dom Zanoni Demettino Castro.

Bispos[editar | editar código-fonte]