Diocese de York

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou se(c)ção não cita fontes fiáveis e independentes (desde setembro de 2010). Por favor, adicione referências e insira-as no texto ou no rodapé, conforme o livro de estilo. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.

A Diocese de York é a segunda mais importante região administrativa da Igreja Anglicana e atualmente está sob a liderança do arcebispo John Sentamu. A diocese cobre a área da cidade de York e parte de East Riding of Yorkshire, sendo dividida em três pequenos arcediagonatos.

A Diocese de Iorque atualmente é a segunda maior divisão anglicana da Inglaterra, mas em tempos antigos ocupava uma área muito maior, ocupando Yorkshire, Nottinghamshire, Derbyshire e parte de Lancashire, Cumberland and Westmorland.

A sede da diocese é a Catedral de Iorque, uma das maiores igrejas da Inglaterra.

O arcebispo[editar | editar código-fonte]

O arcebispo de York é o segundo mais alto cargo da Igreja Anglicana, atrás apenas do Arcebispo da Cantuária, o líder espiritual da Inglaterra. O acerbispo de York lidera a diocese local e toda a Província de York, que engloba toda a região norte do território inglês e a Ilha de Man.

O arcebispo também é um membro ex officio da Câmara dos Lordes e o Primaz da Inglaterra. Sua residência oficial é o Palácio de Bishopthorpe e sua cátedra está na Catedral de York.

Ícone de esboço Este(a) artigo sobre capela, igreja ou catedral é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.