Diogo (nome)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Este artigo ou se(c)ção cita uma ou mais fontes fiáveis e independentes, mas ela(s) não cobre(m) todo o texto (desde janeiro de 2014).
Por favor, melhore este artigo providenciando mais fontes fiáveis e independentes e inserindo-as em notas de rodapé ou no corpo do texto, conforme o livro de estilo.
Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.


Diogo (nome)
Gênero Masculino
Significado pessoa educada[carece de fontes?]
Origem Portugal
Nomes relacionados Diego, Jacó, Jaime, Tiago
Todas as páginas iniciadas por "Diogo (nome)"
O prenome Diogo deriva do latim Iacobus, que por sua vez é uma latinização do nome hebreu Ya'akov (יעקב), que significa literalmente calcanhar.

Esta passagem carece de fontes

De fato, sabe-se que Jacó teria nascido segurando o calcanhar de seu irmão gêmeo Esaú. O mesmo termo poderia também ter o sentido de suplantar, em alusão ao prato de lentilhas que toma Jacó em lugar de Esaú, quebrando um direito de primogenitura, pelo qual o prato corresponderia a seu irmão, nascido alguns minutos antes.

Diogo seria assim uma das inúmeras variantes de Jacó, cunhada por falsa etimologia do nome latino Iacobus. Como mais uma variante do nome Jacó, Diogo apresenta o mesmo significado e origem. Alguns populares e pouco precisos livros de nomes próprios apresentam Diogo como um nome isolado, dando-lhe falsos significados como "belo"[carece de fontes?] e até mesmo como sendo uma variante de diabo.[1]

Em português, o nome Diogo tem as seguintes outras versões: Jacó, Iago, Tiago e Jaime.

Outra hipótese etimológica[editar | editar código-fonte]

Alguns lingüistas sustentam que Diogo seria derivado do latim Didacus. Desde os primeiros documentos latino-portugueses escritos em Portugal desde 882, o nome vem documentado através das formas "Didaco", "Didagu", "Diaco" e "Diago" que foram abonadas amplamente em documentação da Idade Média.

Referências

  1. "diogo", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa em linha, 2010. Consultado em 12-03-2013.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Wikcionário
O Wikcionário possui o verbete Diogo.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]