Diogo de Bettencourt de Vasconcelos Correia e Ávila

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Diogo de Bettencourt de Vasconcelos Correia e Ávila
Nascimento 14 de abril de 1863
Barcelos
Morte 2 de junho de 1914
Cidadania Portugal, Reino de Portugal

Diogo de Bettencourt de Vasconcelos Correia e Ávila, primeiro e único conde de Correia Bettencourt (Barcelos, 14 de Abril de 1863Foz do Douro, 2 de Junho de 1914). Foi cavaleiro e fidalgo da Casa Real e Comendador da ordem de Cristo.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Filho de João de Bettencourt de Vasconcelos Correia e Ávila, visconde de Bettencourt, e de Maria Adelaide de Magalhães e Menezes Perfeito de Aragão e Sauzedo.

Casou-se no Porto, aos 12 de Janeiro de 1892, com Maria Augusta Machado Pereira, filha de Guilherme Augusto Pereira Machado, 1.º visconde de Pereira Machado (18 de Setembro de 1861) e de Cândida Guilhermina dos Santos Rodrigues Vieira Fartura, por isso neta do comendador António José Vieira Rodrigues Fartura. Tiveram quatro filhos: João (casado, sem descendência), Maria Adelaide, Diogo (casado com Daisy de Morais Sarmento Cohen, de quem teve filhos) e Maria da Luz.

Feito conde por Decreto de 6 de novembro de 1893 do rei D. Carlos I de Portugal. Atualmente, é pretendente ao título seu neto Diogo Benjamim Cohen de Bettencourt de Vasconcelos.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Grande Dicionário Enciclopédico ediclube, Dep. Legal BI – 1697-1996.
  • Grande Enciclopédia Portuguesa e Brasileira, Dep. Legal 15022-1987
  • Nobiliário da ilha Terceira de Eduardo de Campos de Castro de Azevedo Soares, 2ª Edição Volume II, edit. 1944.