Diorama

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Diorama (arte))
Ir para: navegação, pesquisa
Text document with red question mark.svg
Este artigo ou secção contém uma ou mais fontes no fim do texto, mas nenhuma é citada no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (desde março de 2013)
Por favor, melhore este artigo introduzindo notas de rodapé citando as fontes, inserindo-as no corpo do texto quando necessário.
Diorama. Paisagem

Diorama - é um modo de apresentação artistica, de maneira muito realista, de cenas da vida real para exposição com finalidades de instrução ou entretenimento. A cena que pode ser uma paisagem, plantas, animais, eventos históricos, etc, é pintada sobre uma tela de fundo curvo, de tal maneira que simulem um contorno real. A tela colocada na obscuridade e iluminada de maneira adequada dá uma ilusão de profundidade e de movimento, dando a impressão de tridimensionalidade. O modelo é pintado de tal forma que cria uma perspectiva falsa, modificando com cuidado a escala dos objetos para reforçar a ilusão de realismo. Todas estas técnicas são modos de apresentar uma vista realística de uma cena grande em um espaço compacto.

O termo foi inventado por Louis Daguerre, em 1822, para um tipo de display rotativo. Frank M. Chapman, curador do Museu Americano de História Natural, nos finais do século XIX e inicio do século XX tornou este estilo de exposição muito popular.

Os dioramas modernos podem ser vistos em exposições de artes e na maioria dos museus naturais , principalmente nos de história.

O museu com a maior exposição de dioramas do mundo e o Museu Cívico de História Natural de Milão.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Diorama