Dique Holandês de Salvador

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


Dique neerlandês de Salvador
Dique Holandês de Salvador
Planta da Restituição da Bahia (Albernaz, 1631).
Construção (1624-1625)
Conservação Desaparecido
Aberto ao público Não
"Jornada dos Vassalos da Coroa de Portugal" (Benedictus Mealius Lusitanus, 1625).

O Dique holandês de Salvador, também referido como Dique Pequeno, localizava-se no limite norte da Cidade Alta, em Salvador, no estado da Bahia, no Brasil.

História[editar | editar código-fonte]

Esta estrutura, com função defensiva, encontra-se relacionada por BARRETTO (1958), que reporta ter sido erguida por forças holandesas no contexto da primeira das Invasões holandesas do Brasil (1624-1625), para defesa complementar do limite norte de Salvador, então capital do Estado do Brasil. Para esse fim foram represadas as águas dos vales nas proximidades do Convento de São Francisco, nomeadamente as do rio das Tripas.

Encontra-se cartografado por João Teixeira Albernaz, o velho ("Planta da Restituição da Bahia", 1631. Mapoteca do Itamaraty, Rio de Janeiro). Era defendido, no seu braço superior, pelo Fortim Camarão (BARRETTO, 1958:180).

Com o final do conflito e o desenvolvimento urbano da cidade, esse dique deixou de existir, sendo desde então as águas canalizadas pela antiga rua da Vala, atual Baixa do Sapateiro (op. cit., p. 187-188).

Posteriormente foi construído em Salvador um novo dique, também com função de defesa: o Dique do Tororó.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • BARRETO, Aníbal (Cel.). Fortificações no Brasil (Resumo Histórico). Rio de Janeiro: Biblioteca do Exército Editora, 1958. 368 p.
  • GARRIDO, Carlos Miguez. Fortificações do Brasil. Separata do Vol. III dos Subsídios para a História Marítima do Brasil. Rio de Janeiro: Imprensa Naval, 1940.
  • SOUSA, Augusto Fausto de. Fortificações no Brazil. RIHGB. Rio de Janeiro: Tomo XLVIII, Parte II, 1885. p. 5-140.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]