Dirceu Velloso

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Dirceu de Alencar Velloso
Nome completo Dirceu de Alencar Velloso
Morte 6 de março de 2005
Nacionalidade  Brasileiro
Ocupação Engenheiro civil

Dirceu de Alencar Velloso (? — 6 de março de 2005) é um professor de mecânica dos solos e fundações. Foi um dos grandes nomes da engenharia civil brasileira, especialmente no que diz respeito às fundações profundas (estacas). Foi presidente da ABMS - associação brasileira de mecânica dos solos e engenharia geotécnica de 1978 a 1980. Recebeu título de professor emérito da Escola Politécnica da Universidade Federal do Rio de Janeiro em 7 de novembro de 2005, em homenagem póstuma. Morreu em 6 de março de 2005.

Prêmio AEERJ[editar | editar código-fonte]

Francis Bogossian, ao ser reeleito presidente da AEERJ em 1999, instituiu o Prêmio AEERJ, com objetivo de incentivar e homenagear a pesquisa universitária dos cursos de pós-graduação em Engenharia Civil do Rio de Janeiro.

A premiação passou a fazer parte das cerimônias de posse das novas diretoria da AEERJ.

Os prêmios - troféu e prêmio em dinheiro - são concedidos aos autores das três melhores teses de Doutorado e das três melhores de Mestrado em Engenharia Civil de universidades do Estado do Rio.

Em 2005, com a morte de Dirceu de Alencar Velloso, a premiação passou a se chamar Prêmio AEERJ - Dirceu de Alencar Velloso.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre um(a) engenheiro(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.