Dirck Hals

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes confiáveis e independentes. (desde novembro de 2012). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

Dirck Hals (Haarlem, 1591 - Haarlem, 1656) foi um célebre pintor holandês, irmão do também pintor Frans Hals.

Dirck nasceu em Haarlem, que ainda hoje é um dos grandes pólos comerciais e económicos da Holanda, no seio de uma família de comerciantes abastados. Viveu na cidade até ao seu falecimento.

Foi desde muito jovem, juntamente com o irmão, direccionado para uma carreira nas artes. Assim, em 1627, juntou-se a um grupo de artistas de nome Grupo de São Lucas.

Para além de pintar com o grupo, Dirck também tinha um ateliê particular, no qual reproduziu a maioria dos seus quadros. Colaborou igualmente, com vários pintores, incluindo o pintor arquitectural Dirck van Delen.

Ao largo da sua carreira, o tema mais frequente e recorrente foram as festividades, às quais os britânicos dão o nome de merry companies. Uma das mais interessantes e proeminentes na sua carreira brilhante é A festa, patente no Museu de Belas Artes de São Francisco, nos Estados Unidos da América. Outro exemplar é Festa à mesa, que se encontra na Galeria Nacional de Londres, no Reino Unido.

Um dos grandes símbolos de Dirck foi claramente Rembrandt, e julga-se mesmo que Dirk terá tomado contacto com Rembrandt nalguma das suas várias visitas a Amesterdão.

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Dirck Hals