Direitos Iguais, Rituais Iguais

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Direitos Iguais, Rituais Iguais (no original “Equal Rites”) é um romance de fantasia humorístico de Terry Pratchett publicado em 1987 e o terceiro livro da série Discworld, o primeiro cujo protagonista não é Ricewind. O título é um jogo de palavras com a frase “Direitos Iguais, Rituais Iguais”, visto que no inglês “Equal Rites” tem som muito semelhante com “Equal Rights”.

Equal Rites
Direitos Iguais, Rituais Iguais
Equal Rites
Autor(es) Terry Pratchett
Idioma Inglês
País  Reino Unido
Assunto Fantasia clichê
Gênero Fantasia
Série Discworld
Editora Victor Gollancz Ltd
Lançamento 1987
ISBN 0-575-03950-7
Edição brasileira
Editora Conrad

O romance apresenta pela primeira vez a personagem vovó Cera do Tempo, que irá aparecer em outros romances da série. A protagonista, Eskarina Smith, não retorna à série até o romance I Shall Wear Midnught, sem tradução para o português, publicado 23 anos depois.

Resumo[editar | editar código-fonte]

O mago Drum Billet sabe que em breve irá morrer e viaja a um lugar onde o oitavo filho de um oitavo filho está prestes a nascer. Isso significa que a criança está destinada a se tornar um mago, já que no disco, o numero oito possui muitas propriedades mágicas, como o número sete em algumas mitologias. Billet, guiado por seu cajado, que repassá-lo ao seu sucessor.

A parteira que estava auxiliando o nascimento é a bruxa Vovó Cera do Tempo, ela tenta avisar o mago que o recém nascido é uma menina, mas é ignorada pelo mago por ser uma bruxa. Billet percebe seu erro tardiamente e o cajado é transmitido a Esk (nome completo Eskarina Smith). O m\ago morre a vovó decide ensinar a Esk seu. Conforme Esk cresce, torna-se evidente que ela possui poderes incontroláveis, e a bruxa local vovó Cera do Tempo decide viajar com ela até a Universidade Invisível em Ankh-Morpork para ajuda-la a ganhar o conhecimento requerido para gerenciar corretamente seus poderes.

Na viagem à Ankh-Morpork, Eskerina se apaixona por Simon, um aprendiz muito inteligente e considerado um gênio. Mas uma feiticeira é algo completamente desconhecido no Diskworld. Esk é malsucedida em sua primeira tentativa de entrar na Universidade Invisível, visto que a próprio prédio da instituição, impregnado de magia, impede que o encantamento se realize. Mas a vovó encontra outra maneira: ingressar como uma servente. Enquanto trabalha Esk testemunha o progresso de um aprendiz de feiticeiro chamado Simon, que ela havia conhecido anteriormente, em seu caminho a Ankh-Morpork. Simon é um talento natural que desenvolve uma nova maneira de olhar o universo que o reduz a números de componentes. Sua magia, no entanto, é tão poderosa que causa um buraco seja aberto para as Dimensões das Coisas.

O cajado que protege Esk acerta Simon na cabeça, deixando-o desacordado. Esk acaba jogando o cajado no rio. Ao tentar resgatar Simon, que está preso na dimensão das coisas, é levada para o mesmo deserto de gelo onde ele se encontra. É impossível derrotar as Coisas utilizando magia, pois elas se alimentam justamente da luz emitida pela magia. Esk então conclui que ara vencê-las, é necessário não utilizar a magia.

Paralelamente, Vovó entra na Universidade solicitando a ajuda dos magos para recuperar o cajado. O arqui-reitor da universidade, o mago Cortângulo, na tentativa de expulsar a bruxa de um local exclusivo para homens, entra em duelo com a mesma. Cortangulo e Cera do Tempo decidem por fim juntar esforços e resgatar o cajado de Esk. Ao se refugiarem de uma tempestade na biblioteca da escola, encontram Esk e Simon desacordados. Esk e Simon acorda apenas após Esk ser feita maga.

Ao final, a universidade passa a reconhecer as bruxas e aceitar meninas como alunas. Vovó Cera do Tempo é feita professora, Esk e Simon trabalham em um tipo completamente novo de magia, “que ninguém consegue entender”.

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Wikiquote
Wikiquote
O Wikiquote possui citações de ou sobre: Equal Rites
Guia de Ordem de Leitura
Precedido por
Direitos Iguais, Rituais Iguais
Romances de Discworld
Sucedido por
Mort