Diretório Central dos Estudantes da Universidade Federal do Paraná

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Diretório Central dos Estudantes da Universidade Federal do Paraná
(DCE UFPR)
Fundação 23 de abril de 1948 (76 anos)
Sede Curitiba, Paraná

O Diretório Central dos Estudantes da Universidade Federal do Paraná, também oficialmente conhecido como DCE-UFPR, é a entidade de representação estudantil do conjunto dos acadêmicos da Universidade Federal do Paraná. Foi fundado no ano de 1948 e re-fundado em 1979, em virtude do regime militar que se instaurou no Brasil em 1964.[1][2]. Sua sede está situada próxima ao campus da Reitoria, e é carinhosamente chamada de "Palácio dos Estudantes".[3] No prédio de seis andares o DCE desenvolvia o seu trabalho, suas reuniões, assim como atividades culturais de integração entre os estudantes de diferentes cursos da UFPR, no entanto, desde 2014 o prédio foi tomado pela Reitoria da Universidade e tem sido mantido fechado desde então. A eleição da diretoria é direta e o mandato tem duração de um ano.

Referências

  1. DCE-UFPR. Estatuto do Diretório Central dos Estudantes da Universidade Federal do Paraná. Curitiba: 26 de outubro de 1996.
  2. SCHMITT, Silvana Lazzarotto. A ATUAÇÃO DO MOVIMENTO ESTUDANTIL NO PARANÁ DURANTE A DITADURA MILITAR (1964-1984). [S.l.]: Universidade Estadual do Oeste do Paraná, [s.d.]
  3. PROJETO BROTA. Desescolarizar o mundo – Sobre ocupações como espaços de liberdade; o caso El Quinto (Prédio do DCE – UFPR). Curitiba: 2016

Ligações Externas[editar | editar código-fonte]

Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.