Diretórios de sites

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes confiáveis e independentes. (desde dezembro de 2013). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

Diretórios de sites são índices de sites, usualmente organizados por categorias e sub-categorias. Tem como finalidade principal permitir ao usuário encontrar rapidamente sites que desejar, buscando por categorias, e não por palavras-chave. Os diretórios de sites geralmente possuem uma busca interna, para que usuários possam encontrar sites dentro de seu próprio índice. Diretórios podem ser a nível regional, nacional ou global, e até mesmo especializados em determinado assunto. Open Directory Project ou Yahoo! Directory são exemplos de diretórios de sites global.

Diretórios são os precursores da busca na internet, na época em que ainda não existiam os buscadores por robôs como o Hotbot, Google ou Altavista.

Qualquer usuário pode sugerir sites para diretórios na internet. Em geral, a inclusão é gratuita. Esta sugestão será revisada por editores e então aprovada para que o site conste no diretório.

Também podem ser colaborativos, ao passo que diversos editores globalmente revisam as sugestões e adicionam os sites as suas categorias pelas quais são responsáveis.

Ver também[editar | editar código-fonte]