Discurso de Gazimestan

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Imagem de Slobodan Milošević. Durante o julgamento, em que foi submetido em Haia, pelo Tribunal Penal Internacional para a antiga Jugoslávia por seu papel nas guerras iugoslavas, foi considerado instigador da mesma através do discurso de Gazimestan

O Discurso de Gazimestan foi proferido em 28 de junho de 1989 por Slobodan Milosevic, então presidente da República Socialista da Sérvia. Foi a peça central de um dia dedicado às comemorações dos 600º aniversário da Batalha do Kosovo, onde o reino medieval sérvio foi derrotado pelo Império Otomano. O discurso foi feito diante de um milhão de pessoas,[1] no lugar onde a batalha foi travada, o campo de Gazimestan em Kosovo Polje, o centro do Kosovo. Isso ocorreu num contexto de intensa tensão étnica entre sérvios e albaneses no Kosovo e o aumento das tensões políticas entre a Sérvia e as repúblicas da então República Socialista Federativa da Iugoslávia.

O discurso ficou famoso pela referência de Milošević à possibilidade de "confrontos armados" no futuro do desenvolvimento nacional da Sérvia. Muitas fontes descrevem isto como um prenúncio da dissolução da Iugoslávia e à carnificina das guerras iugoslavas. O discurso fala literalmente de "guerras" no contexto de "aplicar a prosperidade econômica, política, cultural e social em geral" [2] e o mesmo disse mais tarde que havia sido manipulado. Esta opinião é partilhada por diferentes análises, que sustentam que a deturpação posterior da mensagem trouxe consequências desastrosas para os eventos posteriores na região.[3]

Referências

  1. El País. Los serbios conmemoran su derrota ante los turcos Elpais.com. Página visitada em 31 de dezembro de 2009.
  2. Quote from the English translation by the National Technical Information Service of the US Department of Commerce. Reprinted in The Kosovo Conflict and International Law: An Analytical Documentation 1974-1999, ed. Heike Krieger, p. 10-11. Cambridge University Press, 2001. ISBN 0-521-80071-4.
  3. Historical and Investigative Research.. How Politicians, the Media, and Scholars Lied about Milosevic's 1989 Kosovo Speech (em inglês) Hirhome.com. Página visitada em 27 de dezembro de 2009.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]