Discussão:Émile Durkheim

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Tópico sem título[editar código-fonte]

Vocês teriam Emile Durkheim como tem Max Weber?

Revisão urgente[editar código-fonte]

Corrigi a ortografia e a pontuação, mas o texto está muito confuso. Alguém se habilita para uma retomado do artigo? --mschlindwein 20:15, 12 Ago 2004 (UTC)

Indico o artigo do Duplipensar.net - http://www.duplipensar.net/lit/francesa/2004-02-durkheim.html

Eu sou novato por aqui, registei-me há minutos, e por isso em vez de alterar vou dizer o que deve ser alterado: na frase "É reconhecido amplamente como um dos melhores teóricos do conceito da coerção social.", a palavra "coerção", deve ser substituída pela palavra "coesão". Trata-se de um erro de tradução, talvez. Não se trata de uma mudança menor, mas sim de um conceito central, como a própria frase indica.


Resposta: A palavra é sim coerção social. Do ato de coagir, ou seja, "a força que os fatos exercem sobre os indivíduos, levando-os a conformar-se às regras da sociedade em que vivem, independentemente de sua vontade e escolha".

tenho uma dúvida... no início do texto é dito que durkheim aplica os conceitos de "patologia" e "normal" na sociedade, onde normal é a ordem moral da sociedade, funcionando pela imposição de fatos ao indivíduo, como uma entidade superior incostestável certo ?? e quanto ao conceito 'patologia', nao sequer citado no texto... !! obrigado =]

dualidade dos fatos socias[editar código-fonte]

por que é possivel considerar os fatos sociais com sendo revestidos de um carater dual?


Gostaria de saber um pouco mais sobre o pensamento de Durkheim em relação ao aborto, será que alguém pode me esclarecer ?

CONCORDÂNCIA[editar código-fonte]

concordo plenamente com o fato de que a palavra

"Coerção" esta correto no texto.

Datas de nascimento e morte erradas[editar código-fonte]

as do corpo do texto estão diferentes das da tabela lateral. Segundo outras wikipédias (de, fr, en, es) as da tabela estão corretas.

Obrigado pelo aviso. Mas repare que você mesmo poderia ter mudado o texto. Bastaria justificar a alteração no sumário da edição. Manuel Anastácio 00h25min de 9 de Junho de 2007 (UTC)

Artigo super ...[editar código-fonte]

olá meu professor passou um trabalho sobre durkheim a pergunta é? porque durkheim considerava a modernidade capitalista um passo evolutivo da sociedade humana o comentário precedente não foi assinado por 200.164.233.157 (discussão • contrib.) — Delemon msg é bão sô! 16h53min de 10 de Março de 2008 (UTC)

A modernidade capitalista era um PASSO na evolução da sociedade moderna, pois a levava para o progresso um dos elementos do lema do positivismo "Ordem e Progresso".o comentário precedente não foi assinado por 201.12.163.13 (discussão • contrib.) — Delemon msg é bão sô! 16h53min de 10 de Março de 2008 (UTC)

O artigo ainda peca por não organizar todos os pensamentos do sociólogo de forma concisa. Espero um dia ajudar nessa questão. E lá estarão os dados que procura... enquanto não, adianto: Durkheim via que na chamada divisão social do trabalho, a humanidade se tornava mais solta com relação à sua consciência coletiva. Ou seja: a "consciência coletiva", apesar de presente, era mais "frouxa" do que em outros estágios de organização social humana, dando mais espaço à "consciência individual". Mais do que isso Émile via a sociedade sempre num continuum evolutivo, passando desde o chamado estado religioso, passando pelo metafísico, e chegando ao positivo; este último, mais característico pela presença mais marcante da consciência individual, se identifica com o Capitalismo: onde a coerção religiosa e metafísica não se fazem valer em grande peso. Delemon msg é bão sô! 16h53min de 10 de Março de 2008 (UTC)

Durkheim acreditava no progresso da nova sociedade, a capitalista, de maneira que os membros trabalhassem e desempenhassem um papel interdependente dentro da sociedade.