Discussão:Índice de calor

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Incluir uma fórmula simplificada, figuras mais adequadas[editar código-fonte]

Sugiro incluir uma fórmula simplificada (como a que é apresentada em https://fisica.ufpr.br/grimm/aposmeteo/cap3/cap3-4.html), coloquei abaixo) e substituir figuras que estejam em inglês/Fahrenheit para português + Celsius


O índice de temperatura-umidade (ITU) é um avaliador do conforto humano para o verão, baseado em condições de temperatura e umidade.

ITU = T - 0.55 (1 - UR )( T - 14 )

onde T é a temperatura dada em graus Celsius e UR é a umidade relativa dada em fração decimal. Como a evaporação é um processo de resfriamento, a evaporação do suor é uma maneira natural de regular a temperatura do corpo. Quando o ar está muito úmido, contudo, a perda de calor por evaporação é reduzida. Por isso, um dia quente e úmido parecerá mais quente e desconfortável que um dia quente e seco. Valores de ITU acima de 25 indicam que a maior parte das pessoas se sentirá desconfortável, enquanto valores entre 15 e 20 são aceitos pela maioria como confortáveis. Na tabela 3.1 são mostrados os ITU calculados com temperaturas em graus Fahrenheit e Celsius.

Matias (discussão) 18h59min de 21 de novembro de 2022 (UTC)[responder]