Discussão:Órgão (instrumento musical)

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Instrumentos com separação de tom[editar código-fonte]

As gaitas-de-fole possuem sim mecanismos para a separação de tom, podendo apresentar até cinco tubos melódicos, cada qual numa oitava ou quinta. Tonyjeff 18:55, 6 Fevereiro 2006 (UTC)

Não queria ser radical mas a história do órgão está baralhada ao ponto de confundirem épocas e nomes sem qualquer sequência histórica de efeito causa.

Por outro lado em grego o nome é dito KTESÍBIOS (com mais demora no Í e o O é aberto), a primeira letra deve se K e nao C .E grego nao existe a teminação em US mas sim em ÓS.

Ktesíbios nao inventou o órgão mas sim o seu antepassado ( HIDRAULÓS)[editar código-fonte]

É completamente falso que Ktesibíos tenha inventado o órgão. Inventou sim o Hidraulós. O órgão surgiu céculos mais tarde.

AI AI AI AI ...... o artigo anterior =|[editar código-fonte]

Muitos erros históricos. Não hã sequer um conceito certo deste instrumento, alem de ser colocado um aglomerado de conceitos indefinidos. Vou ter de gastar um bom tempo aqui porque o artigo é péssimo e mesmo assim já corrigi muito. As minhas desculpas mas é verdade

O maior órgão do mundo[editar código-fonte]

O maior órgão do mundo está em Atlantic City! Não na Alemanha.....

Já o editei.

Tens razão, isto está cheio de falhas!!!!Basta ir ao Guiness Book para ver que o de Atlantic City ultrapassa-o na boa!

linguagem tendenciosa.[editar código-fonte]

No texto lê-se: Toda e qualquer imitação electrónica de um instrumento musical de verdade não pode ser elevada ao mesmo estatuto.

Primeiro, um "órgão electrónico", chamemos-lhe assim, não tem que ser uma imitação de um órgão em sentido clássico, mas sim uma variante daquele. Segundo, então um órgão electrónico nao é um instrumento musical de verdade? então o que é?um utensílio de cozinha??ou será um produto do imaginário?!

Quais os Oganeiros Portugueses do Século XX ?[editar código-fonte]

Nada na realidade e sério encontrei até agora, sobre os nomes dos organeiros que existiram entre 1900 e 1980. Quém me poderá informar correctamente, uma vez que alguém afirma não terem existido?

imagem incorrecta[editar código-fonte]

A primeira imagem presente (já esteve outra imagem antigamente correcta) é a de um harmónio (parente de orgao) e nao de um verdadeiro orgao (orgao de tubos)!