Discussão:95 Teses

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Um usuário anônimo colocou as 95 Teses aqui. Elas estavam postadas no site [http://www.cacp.org.br], mas já que eram de domínio público, já foi movida para o Wikisource. o comentário precedente não foi assinado por Rafael, o Galvão (discussão • contrib.)

A tradução está, de acordo com o site, sob copyright, e o texto deverá ser apagado do Wikisource a qualquer momento. O link no wikisource para o mesmo é s:Disputação do Doutor Martinho Lutero sobre o Poder e Eficácia das Indulgências. Cachorrinho está latindo lá no fundo do quntalmsg 01:34, 19 Maio 2006 (UTC)
Eu pensei que, por se tratar de um documento antigo já estavam em DP. Mas, então como eu acho uma tradução sem copyright?Rafael, o Galvão 18:31, 27 Maio 2006 (UTC)

Lutero, quando da redação dessas teses, não está atacando a Igreja, mas confrontando a forma de aplicação de indulgências por João Tetzel. A Igreja Católica nunca vendeu indulgências, tanto que historiadores não apontam nenhum documento da Igreja oficializando algo desse tipo. Essa calúnia foi criada por Ignaz von Dollinger (cardeal que apostatou da Igreja após o Concílio Vaticano I) e divulgada em um livro chamado "O Papa e o Concílio" (sob o pseudônimo de "Janus"); esse livro, cuja publicação foi financiada por Otto Bismarck (também inimigo do Catolicismo) contém diversos ataques à Igreja foi traduzido para o português por Rui Barbosa, que após estudos sobre Religião, arrependeu-se de tê-la traduzido.

Uma fonte sobre o assunto que sintetiza a questão: http://caiafarsa.wordpress.com/a-lenda-da-%e2%80%9cvenda-de-indulgencias%e2%80%9d-2/

Leiam as teses de 69 em diante e veja se Lutero realmente desafiou os ensinamentos da Igreja Católica quanto à natureza da penitência, a autoridade do papa e da utilidade das indulgências, como está descrito no artigo. 189.110.227.252 (discussão) 16h24min de 4 de setembro de 2013 (UTC)[responder]