Discussão:A Interpretação dos Sonhos

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Sonho com nudez[editar código-fonte]

não entendo este item no artigo... mas como não costumo apagar vou deixar aí... ajudemo-nos! alexandre abmac 14:18, 18 Julho 2006 (UTC)

vejam que locura o texto quase orIndependemente do pijama que usamos, nos projetamos ou sonhamos com uma roupa criada por nós mesmos, inconscientemente. Uma projeção é cercada por sonhos. No momento da projecão o nível de lucidez cai, e tudo vira um sonho, ou um sonho lucido, ou uma projecao misturada com cenario de sonho. Dificilmente a gente fica o tempo todo em um projecao totalmente lucida e ainda lembra disso. Em um desses momentos, entrando ou saindo de uma projecao, com lucidez mais baixa (doacao de energia exige baixa lucidez) voce cai em um sonho. Se voce estivesse projetada com lucidez, no mesmo instante teria plamado uma roupa. Nudez é um sonho muito comum na humanidade. Excluindo aspectos libidinos, pois a situacao para voce é angustiante e nao excitante. Voce tem buscar uma interpretacao simbolica para a nudez. E uma intrepretacao particular para você. Genericamente o sonho com nudez esta´ ligado a auto-critica. Onde voce expoe seus defeitos, a mostra para todos, simbolicamente "se colocando nua" perante os outros. que vamos fazer com isto...? alexandre abmac 14:29, 18 Julho 2006 (UTC)

Sobre alterações no texto[editar código-fonte]

Peço que verifiquem, por favor, as observações que faço a partir deste texto e com base na referência que inclui: "Thomas, Donald Michael - Os mistérios do inconsciente: as ideias freudianas iluminam o século que se inicia".

  • A expressão "mecanismos psicológicos", substituída por "processos inconscientes, pré-conscientes e conscientes envolvidos nos sonhos, incluindo sonhar, recordar e relatar o sonho.", não está de acordo com o autor referido: trata-se de mecanismos psicológicos inatos (inconscientes) e não demonstra relação entre histeria e "A Interpretação dos Sonhos" (livro de que trata o verbete).
  • O argumento para "conteúdo manifesto" - "...quando decodificados, os sonhos abrem uma janela para o inconsciente..." - foi substituído por "...Mas é do pensamento do sonho e não do conteúdo manifesto que depreendemos seu sentido." está em desacordo com o pensamento do autor (mesma fonte acima citada).
  • O ineditismo de Freud, citado no terceiro parágrafo, não abalou e sim transformou de fato o comportamento relacionado à interpretação dos sonhos. Por isso, segundo o mesmo autor (fonte citada acima), sugiro manter o texto: "...derrubou as imagens que a humanidade tinha sobre si mesma, criando em seu lugar uma nova teoria sobre a natureza humana: desejos proibidos, sexualidade infantil, medo de castração e complexo de Édipo.
  • Lembrando que o verbete é sobre um livro, peço a apreciação de quem se dispuser a me ajudar nas questões que abordei de boa fé. Claro que não há pressa. Eu mesma estou impossibilitada de vir aqui com a frequência que desejo e não faria (mesmo que na frequência 10) alterações sem a anuência de (todos, seria bom) pelo menos um dos editores. Obrigada. Luiza Teles Lu 14h29min de 13 de fevereiro de 2016 (UTC)[responder]