Discussão:Alagoa Grande

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Não entendo porque, no artigo sobre Alagoa Grande, tenha que constar um fato como o do rompimento da barragem. Por que este fato, já que existem inúmeros fatos importantes para a cidade, tanto histórica, quanto sócio-econômica e geograficamente? Penso que a inserção deste fato só se torna "relevante" por causa dos destaques da mídia local e nacional sobre tal acontecimento à época em que ele aconteceu (portanto, está muito mais na dimensão jornalística do que na dimensão enciclopédica). Como a cidade raramente aparece na mídia fora do estado, ela ficou marcada pela existência de tal ocorrência, como se não existissem inúmeros outros fatos relevantes para a cidade e ela tivesse parado no tempo em torno deste acontecimento. Aliás, quando estive por lá em julho de 2006, a cidade já estava em sua rotina normal, sem grandes vestígios da tal enchente e a nova ponte que substituiu a ponte derrubada já estava com sua construção avançada. Portanto, no mínimo, já que julgam importante enfatizar tal acontecimento, seria interessante também relatar os desdobramentos posteriores do acontecimento, já que a cidade não ficou congelada neste tipo de manchete midiática e continuou a existir, dentro da região do Brejo (embora a mídia externa nunca mais tenha tocado no assunto). Alagoa Grande é uma cidade, para os padrões locais, de porte médio, portanto, tem inúmeros outros ângulos nos quais pode ser abordada.

Alagoa Grande Uma terra de trabalho, lutas e conquistas.[editar código-fonte]

Alagoa Grande


Uma terra de trabalho,lutas e conquistas


  Situado na microrregião serrana do Piemonte da Borborema, o municipio de Alagoa Grande está implantado num grande vale, entre as regiões do Brejo e Agreste,que por rodovias asfaltada se liga ás cidades de Juarez Távora,Alagoinha e Areia.
  O municipio de Alagoa Grande está situado numa area de  209 Km2, em uma altitude de 143 metros acima do nível do mar, de clima seco- que na época invernosa torna-se ligeiramente úmido, com temperatura mínima de 20ºC e máxima de 34ºC, e a cerca de 114 quilômetros do centro de João Pessoa, a capital paraibana. O topônimo se deve a um grande lago, que em épocas invernosas atingia até três quilômetros de extensão. O local onde se encontra o atual municipio de Alagoa Grande era habitado por bandos nômades, dos índios Arius, da nação Cariri e Sukurus, dos Potiguares.
 Para desbravar o território, em 1625, partiu do litoral a primeira expedição, comandada pelo Português Manoel Rodrigues, acontecendo muitas lutas entre o gentio indígenas e Brancos.
 A segunda tentativa foi durante o domínio Holânde, a mando do Conde João Maurício de Nassau, em 1641, quando saiu uma expedição neerlandesa, da capital, sob o comando de Elias Herckman, o Governador da então Frederistadt, capital do Estado da Parayba do Norte.
 No início da colonização pelos Portugueses, uma terceira expedição chegou, em 1700, comandada por Domingos da Rocha e o alfeires Isidoro Pereira Jardim, quando a localidade recebeu o primeiro nome  de sertão do Paó ( do tupi: Paó= pedaço de terra), depois Lagoa do Paó, posteriomente Lagoa Grande e por último Alagoa Grande.
 No início daquele século, foram instaladas as primeiras fazendas para a criação de gado, surgindo atividaes econômicas como: Cana-de -açúcar, algodão, milho, café, feijão e outros grãos.
 Alagoa Grande, no inícioda colonização foi local de estada e passagem de missões colonizadoras e Desbravadoras; para a interiorização da Parayba.
 Em 1901, foi inaugurada a estrada de ferro da empresa inglesa Great Western Railway, que era o principal trasporte para escoamento da produção agrícola do município. No final de 1966, o governo Federal desativou na região a atividade ferroviária.



Lala Mery 06/10/2009