Discussão:Alcoolismo

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Locais de tratamento[editar código-fonte]

Não seria interessante algum link para pessoas que estejam buscando ajuda sobre a dependência de substâncias? Coloquei essa discussão no artigo drogas. Acredito ser um link de extrema importância, muita gente deve vir procurar o que fazer e como o Wikipedia é uma referência é uma pena não existir mais links assim. Aqui no alcoolismo diz sobre os Alcoólicos anônimos, mas não diz sobre todos os outros serviços que existem, todos muito bons, tão bons quanto o próprio AA e também gratúitos. Na discussão no artigo drogas sugeri o meu site, mas existem muitos outros ligados à universidades muito sérios também. o comentário precedente não foi assinado por 200.206.192.214 (discussão • contrib.)

  • A iniciativa é válida. Li as listas do seu site e fiquei em dúvida se os conselhos estaduais de entorpecentes atuam também contra o alcoolismo. --Stéfano msg 20:02, 12 Março 2007 (UTC)
  • Não existe somente links sobre o conselho de entorpecentes, se coloquei este link foi por descuido, vou corrigir, estou em São Paulo e não conheço serviços de atendimento em outros estados, entrei em contato com alguns conselhos e nem todos, mas alguns também tem indicações sobre onde procurar ajuda no tratamento do alcoolismo. De qualquer forma a atividade de ir em busca de ajuda é muito importante para o usuário e o ideal é que ele entre em contato com algo sério o mais rapidamente possível. Para quem sofre com problemas relacionados à álcool e drogas, dependendo do estágio em que se encontra sua fissura, a pessoa pode ter somente um breve momento de tentar buscar ajuda. Ao se sentir frustrado na busca pode acabar desistindo. Fico feliz que mais alguem compartilhe dessa idéia.

O link correto com tratamento de álcool e outras drogas é http://pharosinfo.blogspot.com/2006/09/quem-recorrer.html

  • Coloquei alguns que me pareceram mais adequados no artigo. --Stéfano msg 20:36, 12 Março 2007 (UTC)
Stéfano, o site da UNIAD diz estar sendo reformulado e não tem conteúdo nenhum. Além disso, como dito em Wikipedia:Ligações externas, links genéricos deve ser evitados ao máximo. Isso quer dizer que devemos buscar dentro de cada site a ligações que complementem o que é dito no artigo. Como acabei de fazer.
No caso do blog aí citado, o usuário tentou inserir o link em um monte de artigos. Isso caracteriza SPAM, o que é proibido na Wikipédia. O objetivo desse cidadão é simplesmente promover a si mesmo.
 Porantim  »  20:49, 12 Março 2007 (UTC)
O senhor insiste em me chamar de SPAM, tenho certeza absoluta que o senhor não entrou no blog. Não é um SPAM e não caracteriza SPAM. Como é que um blog que tenta informar e prevenir sobre álcool e drogas através de uma linguagem multimedia, além de ter locais gratúitos para as pessoas procurarem ajuda pode ser considerado SPAM? Mas depois do tom que o senhor utilizou "cidadão" creio estar falando com uma autoridade policial das mais perversas da ditadura. O site da UNIAD está on-line tente http://www.uniad.org.br/ e ele de nada tem de genérico ou o senhor também não acredita que a UNIFESP é um local de atendimento sério? Alias que conhecimentos o senhor tem sobre álcool e drogas para poder vetar o assunto? Não vou mais gastar meu tempo com o usuário Porantim, é uma discussão inútil e que realmente não vai levar a lugar algum, uma pena quem perde é o Wikipedia.
Ainda bem que ainda existem pessoas de bom senso neste mundo. Stefano, como agora eu sou um exilado político do Wikipedia, dê uma olhada melhor na parte de CAPS, Centro de Atenção em Álcool e Drogas. É um instrumento muito legal normalmente ligado à parcerias entre estado e ongs. Neste serviço eles tratam de álcool e também de outras drogas, o usuário não precisa usar álcool e drogas para ser tratado. Tive a oportunidade de trabalhar em um CAPS e foi uma experiência muito boa. Porém ainda existem outros serviços além da UNIAD, o PROAD também da Unifesp, o PROMUD do HC serviço especializado no atendimento de mulheres,entre outros. A maioria dos links de acesso são de tratamento para álcool e também outras drogas.
  • Porantim, realmente não notei essa falha no site do UNIAD. Por outro lado, do modo como você arrumou as ligações externas, o blog com a lista do Kk-souza ficou mais adequado. O fato de ter colocado o link, mesmo que fora do livro de estilo, em diversas páginas correlacionadas, não tornam isso um spam. É um site com informação específicas, sem interesse comercial e que complementam as informações do artigo. Eu também tenho um artigo online sobre o assunto [1], mas não sei se acrescentaria algo ao artigo em questão e não coloquei. --Stéfano msg 22:50, 12 Março 2007 (UTC)
* Stefano, muito obrigado por ter lido o conteúdo do blog. Estava muito chateado com esta situação, ainda bem que alguem interveio e entendeu a proposta do meu blog. Me sinto melhor agora. Espero ter te ajudado de alguma maneira. Se precisar posso ler seu artigo, acredito que quanto mais informações sobre o assunto tivermos disponíveis melhor para estas pessoas que sofrem tanto com esses problemas. Infelizmente fui censurado pela enciclpédia "livre", mas pelo menos alguma contribuição minha vai permanecer. Abraços Carlos
  • Carlos, se a censura foi injusta, o correto é defender o seu ponto de vista, como fez aqui. A wikipedia cresce pelo esforço conjunto, inclusive de opiniões divergentes. Sugiro que faça o seu cadastro e passe a participar mais ativamente daqui, podendo contribuir com o seu conhecimento. --Stéfano msg 00:01, 13 Março 2007 (UTC)

Seja responsável.