Discussão:Amália Rodrigues

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

O nome completo não será Amália da Piedade *Rebordão* Rodrigues?


Olá. Me chamou atenção que o título da musica Una Casa Portuguesa está escrito com n. Parece ser em espanhol, mas me imagino que ela cantou em português? Não seria o título correto Uma Casa Portuguesa? Obrigado, 201.50.132.165 16:12, 18 Outubro 2006 (UTC). (PS eu tive a honra de ter uma curta conversa com D. Amália Rodrigues em 1996)

Já corrigi. No entanto, esta página diz que ela gravou a canção como "Una...". Deve ser um erro (ou então foi copiado daqui...) Neko nyaa? 20:18, 30 Outubro 2006 (UTC)
Obrigado. Já discutimos isto na Esplanada também e já foi corrigido na versão holandesa. 201.32.162.106 09:19, 31 Outubro 2006 (UTC)

pois... eu tbm axei estranho


Boa tarde. Acho que a fotografia que ilustra a Amália neste artigo é péssima. Ela tem tantas fotografias boas... Porque é que puseram esta?! Não a favorece nada. Não seria possivel mudar para outra onde Ela estivesse mais sorridente, de frente e devidamente trajada como fadista?!

Esta foto ilustra não a maior fadista do mundo, mas uma escritora ou poetisa. Acho que não tem muita lógica estar uma foto dela a escrever... mesmo que esteja a compor uma letra.

Sugeria uma destas fotos: Amália1 Amália2

Obrigado.


Kiko.empis (discussão) 11h51min de 5 de junho de 2009 (UTC)[responder]


Data de nascimento de Amália[editar código-fonte]

O texto refere que Amália Rodrigues «nasceu a 1 de Julho de 1920, porém apenas foi registada dias depois, tendo no seu assento de nascimento como nascida às cinco horas de 23 de Julho de 1920, na rua Martim Vaz, na freguesia lisboeta da Pena. Amália pretendia, no entanto, que o aniversário fosse celebrado a 1 de Julho ("no tempo das cerejas"), e dizia : "Talvez por ser essa a altura do mês em que havia dinheiro para me comprarem os presentes."»

Nada disto faz muito sentido. O editor (ou editores) afirma categoricamente que Amália nasceu em 1 de Julho de 1920. Baseado em quê, em que documento oficial, em que testemunho irrefutável? Não sabemos, pois não diz. Adiante indica que Amália pretendia que o aniversário fosse celebrado a 1 de Julho, por ser essa a altura do mês em que havia dinheiro para lhe comprarem os presentes... Altamente duvidoso e nada fiável. Reparem que ela nunca disse "eu nasci a 1 de Julho de 1920, mas só me registaram como tendo nascido a 23 de Julho, por este motivo ou aquele...". Disse que celebrava o aniversário a 1 de Julho por uma questão utilitária, por ser essa a altura do mês em que havia maior disponibilidade financeira para lhe comprarem os presentes.

Dada a incerteza quanto à exactidão do dia de nascimento de Amália, acho que nos devemos cingir à fonte mais fiável que é o seu assento de nascimento. O registo de nascimento nº 54/1920 de 22-08-1920 da 3ª Conservatória do Registo Civil de Lisboa, refere que Amália da Piedade Rodrigues nasceu às cinco horas e zero minutos do dia 23 de Julho de 1920, numa casa da Rua Martim Vaz, 86-4º, da freguesia da Pena, Lisboa. A referência quanto à data de 1 de Julho deve figurar como nota de rodapé.—Ana Bruta (discussão) 17h46min de 10 de outubro de 2009 (UTC)[responder]

Amália monárquica[editar código-fonte]

Adicionei ao artigo a categoria Monárquicos de Portugal. Amália declarou-se monárquica num programa de TV de Herman José, e o excerto em que o faz pode ser encontrado no YouTube, fazendo uma busca por "Amália Monárquica". --Tiago Penedo (discussão) 23h04min de 25 de abril de 2011 (UTC)[responder]

Multiplos erros e coisas a adicionar[editar código-fonte]

Infelizmente após quase 4 horas de pesquisa e edição a wikipedia automaticamente bloqueou a minha edição mas existem várias afirmações erradas e falsas.

Aqui " A canção "Coimbra", atingiu a segunda posição da Music Chart Popularity — a tabela de êxitos musicais predecessora da Billboard Hot 100 — da revista estadunidense Billboard, em 1952." existem vários erros e coisas que nao sao totalmente verdadeiras

No livro que esta referenciado Whitburn, Joel (1973). Top Pop Records 1940–1955. não é mencionado nenhuma vez nem Amália Rodrigues nem a canção "Coimbra" mas sim a musica "April in Portugal" de Les Braxter que é de facto uma cover de "Coimbra" e não foi em 1952 mas sim 1953, tambem a Music Chart Popularity nunca existiu por isso sugeria mudar para:

" Em 1953 a canção "Coimbra" escrita por Raul Ferrão com letra de José Galhardo, uma das músicas mais emblemáticas de Amália Rodrigues, chegou ao segundo lugar da Billboard com a versão de Les Baxter, intitulada "April in Portugal"[1]."

Logo a seguir está "Em maio de 1954, Amália foi capa da mesma revista, pois o álbum Amália in Fado & Flamenco atingiu a primeira posição entre os mais vendidos nos Estados Unidos. Neste mesmo ano, atuou no Radio City Music Hall em Nova Iorque por 4 meses."

Primeiro ela nao foi a capa da revista mas sim uma secçao lateral na pagina 58 da revista referenciada[2] e outra secçao lateral na página 48 da revista da semana seguinte[3]. Eu olhei para todas as revistas da billboard de maio 1954 até janeiro 1955 e infelizmente em nenhuma das secções de "best selling albums" está algum álbum de Amália Rodrigues apenas aparece no "Reviews and ratings of new popular albums" da revista da Bilboard de 5 de junho de 1954.[4], por isso essa parte é simplesmente falsa. Outra coisa pesquisei muito e até vi todas as setlists do radio city music hall de 1954 que consegui encontrar e em nenhum deles encontro alguma menção de Amália Rodrigues, por isso apesar de atuar lá uma vez para a NBC com eddie fisher, pode ter lá atuado mais durante 4 meses mas não encontrei nada que confirmasse isso, tambem a referencia dada diz que atuou no mocambo em california entao adicionaria isso logo mudava aquela frase para algo assim:

"Em maio de 1954, Amália Rodrigues foi mencionada na mesma revista após cantar "Coimbra" no canal de televisao americano NBC ao longo de Eddie Fisher em Nova Iorque e por tambem atuar no Mocambo em West Hollywood, California[5]."

na parte da cultura popullar tambem estava para adicionar o facto que o april in portugal de les braxter faz parte da banda sonora do próximo filme de wes anderson:

"Em 2023 a versão de Les Baxter da música 'Coimbra', intitulada 'April in Portugal', foi usada na banda sonora do filme "Asteroid City" de Wes Anderson.[6]"

Era só isso :) Pedrotefig (discussão) 01h51min de 1 de novembro de 2023 (UTC)[responder]

  1. Whitburn, Joel (1973). Top Pop Records 1940–1955. [S.l.]: Record Research 
  2. Billboard, 29 maio 1954.
  3. Billboard, 5 jun. 1954.
  4. Billboard, 5 jun. 1954.
  5. Billboard, 29 maio 1954.
  6. «Wes Anderson's Asteroid City Soundtrack Out from ABKCO Digitally Today». Focus Features (em inglês). Consultado em 31 de outubro de 2023