Discussão:América espanhola

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Renomeação[editar código-fonte]

Sugiro modificar o nome dessa página para "América Hispânica" ou "Hispano-América", dado que no conteúdo do artigo evidencia-se que existe uma preferência no português brasileiro por essas denominações — como sugere a segunda linha "(...)ou ainda América espanhola" – e seus derivados (hispano-americano, hispano-americana).

No uso corriqueiro do idioma, usa-se no Brasil por costume "América Hispânica" para se falar dos países vizinhos, até por um intuito de reconhecer implicitamente a inexistente de laços coloniais nesses países com a Espanha.

Como último argumento, o equivalente em espanhol é "hispanoamérica" (muito usado, de fato), claramente refletindo o que já disse no segundo ponto (que a identidade é com a história da España histórica - o Império que derivou seu nome da Hispania romana - e não com o país atual).


Abro o debate.comentário não assinado de Coyinyo (discussão • contrib) (data/hora não informada)


Você fez renomeação indevida. Com a movimentação manual, o histórico de edições fica perdido. Outra coisa, "América espanhola" é o título de artigo mais antigo. Por isso foi revertido. Łυαη fala! 19h11min de 15 de agosto de 2012 (UTC)[responder]

A antiguidade do artigo no determinado sua validade, os conceitos são para revisão e atualização. Ainda espero um argumento que dê preferência ao artigo nomeado existente, preterindo minha proposta.

A respeito da movimentação manual, reconheço não conhecer o procedimento para fazê-lo automático. Se vc conhecê-lo, exorto à sua boa vontade para fazer essa transição. Não tenho mais nada a incluir, e não tenho nenhuma animosidade nessa matéria; só o interesse próprio de quem estuda e quer esclarecer conceitos.

--Coyinyo (discussão) 21h46min de 19 de agosto de 2012 (UTC)[responder]

O usuário Coyinyo está correto. América espanhola refere-se às antigas possessões coloniais da Coroa espanhola no continente americano. Por sua vez, o termo América Hispânica é o mais utilizado e o mais adequado para se referir aos atuais países do continente que compartilham essa herança cultural, linguística e identitária. --Georgez (discussão) 17h44min de 20 de agosto de 2012 (UTC)[responder]