Discussão:Anabatista

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

O Arauto 09:16, 11 Julho 2006 (UTC) A respeito dos Anabatistas, qual é a certeza que os autores deste artigo têm da "asperção" e também que os batistas e outos não são descendentes dos anabatistas?

Simples, pela historia e pesquisa com as igrejas anabatistas que ainda existem.--Leonardo Alves 16:44, 11 Julho 2006 (UTC)


O Arauto 10:56, 12 Julho 2006 (UTC) As igrejas anabatistas que hoje ainda existem não são as descendentes daquelas fundadas por volta do ano de 1525, aproximadamente? E os demais anabatistas que foram perseguidos antes de "fundarem" suas igrejas? Exemplo: "grupos" que batizavam apenas adultos, como os montanistas, novacianos, donatistas, paulícianos, bogomilos, albigenses e cátaros, valdenses e depois os anabatistas. Todos os grupos que não se curvavam ao "romanismo" não são anabatistas?

Os Paulicios ainda existem na Bulgaria e Hungria, mas ao contrario do que se pensa, sempre batizaram criancas. Os Valdenses comecaram a batizar adultos no seculo XIII mas por volta de 1600 passaram a batizar suas criancas por causa de uma lei papal que dizia que qualquer ciranca nao-batizada poderia ser adotada por uma familia catolica simplismente batizando-a como filho legitimos. A Igreja Catolica Romana classificava de "anabatista" qualquer grupo que nao reconhecia seu batismo e "re-batizasse", nao necessariamente grupos que faziam batismos adultos, ate' mesmo a Igreja Ortodoxa foi chamada de anabatista, pois durante breves reconquistas da Italia pelos bizantinos, os greco-ortodoxo rebatizaram criancas e adultos das populacoes reconquistadas. Quanto aos montanisttas, bogomilos, albigenses, cataros, sao disputados se batizavam pessoas segundo a sua propria vontade. A identidade "Anabatista" propriamente dita so' se aplica ao grupo que historicamente autodenominou-se como tal: refere-se aos movimentos nascidos no seculo XVI, dentro do ramo da Reforma Radical.
Os anabatistas que sobrevivem ate' hoje sao os Mennonitas, Amish e Hutteritas. Todos batizam adultos somente. Alguns dos Mennonitas, como por exemplo a Igreja dos Irmaos Mennonitas, um movimento de renovacao ocorrido na Russia no seculo XIX, praticam o batismo por imersao.
Embora alguns dos fundadores da Igreja Batista teve contato com os mennonitas na Holanda, nos meados do seculo XVII, as Igrejas Batistas da Inglaterra publicaram um anatema aos Anabatistas, pois discordavam de suas teologias, desde entao as igrejas batistas nao colaboram com organizacoes anabatistasmundiais e vice-versa. --Leonardo Alves 16:39, 12 Julho 2006 (UTC)

O Arauto 14:15, 19 Julho 2006 (UTC) Caro Leonardo Alves, a posição que você agora colaco acima é a versãoi correcta dos factos. Muito bem, quem sabe você possa fazer com que esta parte passe a ser integrada no seu artigo ANABATISTA.

Dava-se o nome de anabatista aos que, não admitiam como verdadeiro os batismos feitos entre os hereges e, por isso, ao ingressarem, ou reingressarem na Igreja Católica, precisavam receber novo batismo. Algumas seitas também foram consideradas anabatistas pelos mesmos motivos.