Discussão:Antibiótico

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Louis Pasteur?[editar código-fonte]

Nao foi o Alexander Flemming? - (Anónimo)

Sim, foi Alexander Fleming (só com um m). Sinta-se à vontade para corrigir os erros que encontrar na wikipédia. Só assim é que ela poderá crescer e ganhar alguma credibilidade. Foi, com certeza, um lapso de um dos autores do artigo. Manuel Anastácio 02:37, 26 Out 2004 (UTC)

outra pequena correção[editar código-fonte]

O primeiro antibiótico fabricado industrialmente pelo homem foi a penicilina, em seguida vieram os demais.

Sim, porque quem produziu a penicilina foi o fungo, tanto que os antibióticos são classificados em naturais, semi-sintéticos e sintéticos.

Mas alguém pode achar que fabricado seja um termo que já exclua a participação da Natureza e implique em ação humana. Portanto, não corrigi de imediato, mas abri esse tópico em Discussão.Retornaire 10h48min de 13 de Agosto de 2007 (UTC)


"Seu uso indiscriminado e sem controle médico faz com que surjam cepas de bactérias resistentes a estas drogas "

Isso não seria Lamarckismo? Pelo simples fato de ingerir penicilina em excesso provocaria a resistências das bactérias a mesma?--David 04h55min de 26 de Setembro de 2007 (UTC)

É, existe uma diferença entre "ganhar resistência" e combater microbiotas menos resistentes, o que acontece, de fato , com a penicilina. Na infecção bacteriana contém cepas mais resistentes e menos resistentes. Quando se combate as menos resistentes, as resistentes não ficam mais resistentes, apenas continuam sua reprodução e, posteriormente, se tem uma infecção promovida somente por bactérias resistentes.

\Mais uma correção... os antibióticos não são utilizado em casos de vírus.

O gênero Penicillium faz parte dos fungos ascomicetos, logo não formam corpos de frutificação (cogumelos). Apenas fungos basideomicetos formam cogumelos.

Possível contradição no texto: "se fez rapidamente" versus "crescimento lento da cultura"[editar código-fonte]

No texto sobre antibióticos esta assim:

  • O crescimento do cogumelo e dos estratococos se fez rapidamente, condição para se evidenciar a lise bacteriana;
  • No mês de agosto daquele ano, em pleno verão, sobreveio uma inesperada onda de frio em Londres, que proporcionou a temperatura ideal ao crescimento lento da cultura;

Me parece contraditório se afirmar que o crescimento do cogumelo e dos estratococos tenha acontecido rapidamente e na frase seguinte a onda de frio proporcionar o cresmento lento da cultura.

Uma observação, no artigo específico sobre penicilina esta assim:

O crescimento do fungo e dos estafilococos se fez lentamente, condição necessária para se evidenciar a lise bacteriana;

--Vicentepaf (discussão) 02h05min de 22 de dezembro de 2011 (UTC)[responder]

Essa tabela "Classes de antibióticos agrupados por estrutura" esta deixando o artigo muito carregado, sem contar que a rolagem para os últimos subtitulos se torna meio entendiante. Eu acho que seria interessante a criação de um anexo com a tabela e o Aviso-médico.

--Matheus Giusti (discussão) 15h15min de 8 de junho de 2012 (UTC)[responder]