Discussão:Antiga e Mística Ordem Rosae Crucis

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Extirpei as seções História, Tradição, História Moderna e Hoje porque foram copiadas verbatim de: http://www.amorc.org.br/dominio/historia.htm

Retirei a seção "A verdadeira:" porque copiava http://www.planetanews.com/author/114

Não é caso de se fazer fusão com Ordem Rosacruz? Essa vírgula no meio do título não está muito de acordo com o livro de estilo... --Cachorrinho está latindo lá no fundo do quintal 19:31, 18 Dezembro 2005 (UTC)

Não concordo, e uma boa lida no artigo Rosa-cruz mostra porque não concordo com a fusão. A Ordem Rosacruz é a Ordem fundada historicamente pelo personagem (mítico?) Christian Rosenkreuz, e a AMORC é apenas uma de suas muitas fraternidades (como se fosse a Igreja e as ordens religiosas, beneditinos, franciscanos, etc.). São coisas diferentes. Agora que o título deveria ser AMORC ou Antiga e Mística Ordem Rosa-Cruz, ai eu concordo. Seria uma questão de inverter os redirects. Campani discusssão 19:38, 18 Dezembro 2005 (UTC)
Discordo da sugestão para mudança de título. Como o próprio sítio da Grande Loja da Jurisdição de Língua Portuguesa diz, em seu "O Domínio da Vida": "A sigla AMORC é a abreviatura da denominação completa da Ordem: Antiga e Mística Ordem Rosae Crucis."[1]. Portanto, não vejo como precisa a mudança, assim como discordo da fusão do artigo com Ordem Rosacruz. --Alosamp 23h53min de 28 de Agosto de 2007 (UTC)

Emille Dantinne[editar código-fonte]

Emille Dantinne (sic), se não me engano escreve-se "Emile Dantinne", nunca foi Imperator da AMORC, apesar de ter sido fundador da FUDOSI, e ilustre frater da Ordem Rosa Cruz - AMORC. O ciclo atual começou com Harvey S. Lewis, sendo ELE o PRIMEIRO imperator deste ciclo.


Mas no texto não está dito que Emille Dantinne (Sâr Hiéronymus) foi Imperator da AMORC. Ele foi o mais alto dignatário de uma antiga Ordem Rosacruz na França, Conhecida como Ordre de la Rose+Croix. Releia o texto com maior atenção ... Sérgio Pegado Ficheiro:Pegado icone.jpegrecado 23:00 04 outubro 2006 (UTC)

Usuário:OS2Warp[editar código-fonte]

Gostaria de saber porque o OS2Warp está nesse impasse entre nossos artigos sobre a AMORC. Será que ele conhece ou apoia um usuário que se autodenomina JLCA ? Se tem uma opinião, deixe-a resgistrada. Caso contrário, deixe os textos como estão.

Sérgio Pegado Ficheiro:Pegado icone.jpegrecado 22:12 06 novembro 2006 (UTC)

Passagens parciais e repetitivas[editar código-fonte]

Este artigo está cheio de passagens completamente parciais, escritas do ponto de vista da AMORC, nomeadamente quando se diz Tutmés III teria sido o fundador da ordem. Segundo o definido pela Wikipedia:Princípio da imparcialidade, as crenças devem ser apresentadas como tal, não como factos; assim deveria escrever "segundo a AMORC" ou "de acordo com a AMORC"...

Para além disso, o texto repete ideias:

Tradicionalmente, a Ordem Rosacruz AMORC remonta suas origens às antigas escolas de mistérios egípcias, há cerca de 3.500 anos. É tido como fundador da Ordem o Faraó Tutmés III, da XVIII dinastia, por volta de 1350 A.C

Dentre os inúmeros personagens históricos da AMORC, os mais conhecidos são: os Faraós Tutmés III e Akhenaton. Tutmés III teria fundado uma Fraternidade no Templo de Karnak, conhecida como Grande Fraternidade Branca.

Cometem-se pequenos erros como escrever faraó com letra maiúscula ou a sigla antes de Cristo como A.C quando é a.C.

Infelizmente quando se tenta melhorar estas passagens o usuário Pegado reverte o texto, pensando talvez que esta página lhe pertence. --JLCA 22:42, 7 Novembro 2006 (UTC)

As fontes inseridas são parciais, na medida em que são oriundas de páginas ligadas à AMORC.--JLCA 11:22, 8 Novembro 2006 (UTC)

JLCA,
As fontes não são (necessariamente) parciais, apenas não não fiáveis. Seria bem vindo a adição de fontes NPOV. --Oritemis 00:56, 25 Dezembro 2006 (UTC)

Referências[editar código-fonte]

Bom, tudo o que foi dito é sustentado por inúmeros sites e livros. Como bem podemos verificar agora, tudo o que é dito está devidamente referenciado. Caso o usuário JLCA resolva novamente questionar as informações dadas nessa página, caberá à ele mesmo dirigir seus comentários aos inúmeros autores que escreveram sobre o assunto.

Aproveito o espaço e peço ao usuário JLCA, que tem tanta meticulosidade quanto à correta regra gramatical, que ajude o Wikipedia e essa página, de forma ativa e contrutiva, alterando a gramática que ele tanto preza para ser utilizada nesse texto. Isso sim seria de grande valia para a comunidade.

Sérgio Pegado Ficheiro:Pegado icone.jpegrecado 00:41 08 novembro 2006 (UTC)

Sérgio Pegado,
Tradicionalmente, a Ordem Rosacruz AMORC remonta suas origens às antigas escolas de mistérios egípcias, há cerca de 3.500 anos. É tido como fundador da Ordem o Faraó Tutmés III, da XVIII dinastia, por volta de 1350 A.C
Dentre os inúmeros personagens históricos da AMORC, os mais conhecidos são: os Faraós Tutmés III e Akhenaton. Tutmés III teria fundado uma Fraternidade no Templo de Karnak, conhecida como Grande Fraternidade Branca.
Os personagens citados nada tem a ver com a Ordem Rosa-Cruz AMORC, mas sim com a tradição Rosa-Cruz. Uma vez que a AMORC surgiu apenas no século XX e a Rosa-Cruz no século XVI. Se concordar farei a alteração.
Abraços,
--Oritemis 01:01, 25 Dezembro 2006 (UTC)
Como não houve discordância estou procedendo com a alteração.
Abraços, --Oritemis 11:34, 27 Dezembro 2006 (UTC)

Sugiro a todos aqueles que se interessam por este artigo que seu texto seja submetido por um amplo processo de reforma. Embora seja eu mesmo membro da AMORC, concordo com a posição já defendida aqui que o texto carece de imparcialidade e que está um tanto longe da qualidade informacional prevista pelas convenções Wikipedianas. Isto posto, deixo espaço aberto para críticas, sugestões e oposição a qualquer afirmação aqui feita. --Alosamp 23h59min de 28 de Agosto de 2007 (UTC)

Links externos[editar código-fonte]

Na Relação Mundial das Grandes Lojas, o site de cada uma delas poderia ser colocado em nota de rodapé, OU em "links externos". Retornaire (discussão) 11h20min de 16 de fevereiro de 2024 (UTC)[responder]

Uso da Ayuasca em rituais da AMORC[editar código-fonte]

É utilizado uma bebida alucinógena nos rituais da AMORC, não se é falado abertamente, mas nos altos graus da Ordem, inclusive em cargos maiores, se é utilizado a ayuasca ou um semelhante para se induzir a alucinações coletivas. Muito utilizado em rituais abertos e próximos a natureza.

Mesmo sendo atividade templária, essas exceções são pontuais, mas são difundidas entre os novos membros. MariM888 (discussão) 03h31min de 8 de abril de 2024 (UTC)[responder]