Discussão:Augusto Ruschi

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Augusto Ruchi

Augusto Ruschi foi um ecologista e naturalista brasileiro. É considerado o "Patrono da Ecologia no Brasil". Dois anos antes de morrer, moveu uma nova campanha contra o desmatamento de uma região do norte do Espírito Santo, último refúgio de três espécies de colibris sob ameaça de extinção. Em janeiro de 1986, encontrando-se enfermo pelo veneno de sapos dendrobatas, Ruschi submeteu-se a um ritual indígena de cura, a pajelança. O episódio teve grande repercussão. Deixou uma vasta obra escrita com 450 trabalhos e 22 livros; duas instituições científicas: o Museu de Biologia Professor Mello Leitão em Santa Teresa e a Estação Biologia Marinha Ruschi, em Santa Cruz, no município de Aracruz, ambas no Espírito Santo; uma fundação, a Fundação Brasileira para a Conservação da Natureza; várias reservas, entre as quais o Parque Nacional do Caparaó, e um dos maiores acervos de informações existentes sobre a floresta Atlântica. Cientista, agrônomo, advogado, naturalista, ecologista, conquistou reconhecimento internacional. Seu nome foi dado ao mais importante prêmio da Ecologia Nacional - “Medalha Augusto Ruschi” da Academia Brasileira de Ciências (entregue a cada quatro anos). A cédula de 500 cruzados novos que circulou em 1990 homenageou Augusto Ruschi.

201.41.78.151 19h01min de 15 de Agosto de 2007 (UTC)Biel 16:30

"Em janeiro de 1874"? Alguém aí corrija essa data! Imagin que tenha sido em 1984, mas não tenho certeza...

Há relatos de que o pesquisador "forjaria" espécimes, costurando cabeças de alguns indivíduos de beija-flores em corpos de outros, de outra espécie. Descobrindo assim, alguns exemplares bem 'distintos'. Não incluirei isto no artigo propriamente dito, obviamente, mas, alguem pode verificar este rumor? Talvez tenha sido intriga da oposição ou algo do gênero.

Augusto Ruschi foi tema de uma bela canção do grupo paulistano RUMO (pertencente ao movimento denominado Vanguarda Paulista, da década de 1980) chamada "A incrível historia do Dr. Augusto Ruschi, o Naturalista, e os sapos venenosos", de autoria de Paulo Tatit, gravada no álbum "Quero Passear" (LP/1988 - Gravadora Eldorado, CD/1993 - Gravadora Camerati).

A vida de Augusto Ruschi também foi tema de uma peça de teatro produzida pelo grupo "Cia.Teatro de Papel", (formado por Anie Welter, Sidnei Caria e Sergio Serrado). Baseado na música homônima de Paulo Tatit, a peça "A incrível historia do Dr. Augusto Ruschi, o Naturalista, e os sapos venenosos" esteve em cartaz durante vários anos em inúmeras capitais e cidades do interior do brasil durante a década de 1980.

obrigado pelas informações, já foram acrescentadas ao artigo. abz! Tetraktys (discussão) 02h15min de 16 de junho de 2013 (UTC)[responder]