Discussão:Bálcãs

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Na gramática portuguesa (tanto no Brasil quanto em Portugal) não se utiliza dois acentos em uma mesma palavra. Por favor, revejam isso. Samuel Costa 15:58, 24 Out 2004 (UTC)


Caro Samuel,
Fiquei órfão com essa. Meu segundo órgão predileto não sabe o que pensar... Olhaste em algum dicionário de língua portuguesa antes de escrever teu comentário?
Abraço e bênção, --mschlindwein 16:28, 24 Out 2004 (UTC)


Samuel, pode-se usar dois "acentos", pela simples razão de que, na teoria, o til não conta como acento, mas apenas como sinal de nasalazação da vogal sobre a qual ele recai (ainda que na prática aprendamos que se trata de um acento como outro qualquer...). Daí palavras como órfão, órgão, Cristóvão, Estêvão, e outras afins, em que o único acento é o agudo, e o til apenas um sinal que indica a nasalação do "a". Quanto ao facto de o artigo estar em Bálcãs, pode ver-se a discussão travada na esplanada a esse propósito... Brian 16:04, 24 Out 2004 (UTC)

Bem, posso ter errado sobre os dois acentos, mas realmente eu verifiquei o dicionário e não encontrei Bálcãs. Samuel Costa 16:34, 24 Out 2004 (UTC)
Marcelo, não precisas de te sentir órfão... para ser franco não sei ao certo onde li essa informação, a única coisa de concreto que te posso dizer é que a processei, assimilei e pelos vistos já a empreguei numa explicação lol... Quanto ao Samuel, aqui em Portugal escrevemos Balcãs sem acento, não vem com acento no dicionário. É certo que também me causou alguma estranheza ver o artigo escrito assim; no entanto, como sabes, é política da wikipédia não substituir uma das normas do português pela outra. Por isso mesmo até criei o redirect de Balcãs para Bálcãs, e não redireccionei Bálcãs para Balcãs. Mas estou infelizmente a verificar que este assunto está a tornar-se um foco de balcanização da wikipédia, se me permitem a expressão, sem pretender ser ofensivo... Acho que não é caso para tal... as duas normas podem conviver lado a lado sem estas discussões. abraços para ambos, Brian 17:03, 24 Out 2004 (UTC)
Sugestão de última hora... alguém que verifique se de ambos os lados do atlântico a palavra é oxítona ou paroxítona... talvez sirva como tira-teimas para resolver esta questão de uma vez por todas... Brian 17:07, 24 Out 2004 (UTC)
Breve pesquisa na web:
-- Rui Malheiro 17:19, 24 Out 2004 (UTC)

No ciberdúvidas http://ciberduvidas.sapo.pt/php/resposta.php?id=3810&palavras=B%E1lc%E3s, que não costuma ser anti-brasileiro, diz-se claramente que o uso da palavra como grave é incorrecto - portanto Bálcãs está incorrecto. No entanto, como já andam a achar que eu sou o agressivo do sítio, vou calar-me bem caladinho e deixar a caravana andar lentamente - o tempo traz consigo todas as correcções... Manuel Anastácio 18:31, 24 Out 2004 (UTC)

Manuel, sinto-me um pouco responsável pelo desencadear desta situação, já que fui eu quem criou o redirect de Balcãs para Bálcãs; no entanto, não pretendi nunca ofender ninguém nesta discussão, e espero que não tenhas interpretado das minhas palavras lá de cima - a propósito da balcanização - e passo a citar:
Mas estou infelizmente a verificar que este assunto está a tornar-se um foco de balcanização da wikipédia, se me permitem a expressão, sem pretender ser ofensivo... Acho que não é caso para tal... as duas normas podem conviver lado a lado sem estas discussões.
que me estava a referir a ti como o agressivo do sítio - nunca foi tal a minha intenção. Brian 19:37, 24 Out 2004 (UTC)

Brian, eu não estou ofendido com ninguém (ninguém mesmo - o que acontece é que há gente ofendida comigo porque às vezes eu também fico alterado com atitudes que não me agradam nada - umas vezes com mais outras vezes com menos razão, reconheço-o). Mas quanto a Bálcãs, já dei a minha opinião. Parece-me errado, apesar de ser muitíssimo utilizado no Brasil. Mas se os nossos colegas brasileiros querem legitimar pelo uso aquilo que é um erro de origem, estão à vontade (desde que esteja claro que a forma acentuada, nunca na vida, é utilizada em Portugal - graças a Deus). Manuel Anastácio 19:55, 24 Out 2004 (UTC)

Assim como vocês gostam de legitimar o erro de emiratos. Eu prefiro bálcãs, mesmo quando está escrito balcãs eu leio bálcãs. Entretanto, gostaria de propor que esta página fosse movida para Balcãs. Motivo: no Brasil as duas formas são aceitas igualmente e acho que temos de ser mais enfáticos na nossa política de usar palavar neutras. Espero a posição do Marcelo Schlindwein e dos outros colegas. --E2m 16:44, 28 Nov 2004 (UTC)
Meus caros, a breve pesquisa na Web do Rui Malheiro ai em cima indica que ambas as formas são admitidas. Eu sempre li e escrevi Bálcãs, e vou continuar escrevendo assim. Como as duas formas são consideradas corretas no Brasil, e como a grafia portuguesa está indicada na primeira frase do artigo, não vejo por que mudar. Se quiserem mudar, mudem... Mas acho que deveríamos nos preocupar com coisas mais importantes, como as inúmeras imagens carregadas sem indicação de copyright, por exemplo. Vou revisar as que carreguei no início da minha colaboração na Wikipédia, quando eu não era tão rigoroso como agora. As últimas que carreguei estão no Commons, e lá imagem sem copyright não dura muito tempo. Abraços wikipedistas, tenho que trabalhar. Marcelo Schlindwein 08:58, 29 Nov 2004 (UTC)