Discussão:Baião de dois

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Quero chamar atenção para o cuidado que devemos ter ao tratar da "origem" de um prato. Os estudiosos da alimentação sabem como é delicado esse assunto. Onde está fundamentado que esse prato é tem sua origem na Paraíba? O Aurélio utilizou que fontes para afirmar isso? O folclorista Luiz da Câmara Cascudo cita em seu Dicionário do Folclore Brasileiro a obra Liceu do Ceará (1940), de Gustavo Barroso: "Aos domingos, fazíamos ali um almoço, ajantarado, de lamber o beiço; delicioso baião-de-dois com toucinho, isto é, arroz e feijão cozinhados juntos."

Ainda assim eu não ousaria afirmar que o prato é exclusivamente cearense. Eu o vejo como parte integrante dos sistemas alimentares do nordeste, em especial PE,CE,PB, RN, PI. E é preciso perceber que esses Estados tem histórias conectadas, em seus processos de colonização, marcado por inúmeras trocas culturais...

Além disso o baião se vê presente no Norte do país e em todos os lugares de presença nordestina. Claro que em cada Estado ele tem peculiaridades próprias, embora a base - o arroz e o feijão, permaneça.

Até onde eu sei o termo Rubacão é mais comum exatamente na Paraíba e não no Ceará. Quando se utiliza no Ceará se refere mais ao Baião com acréscimo de carne. Participo de uma pesquisa sobre alimentação no Ceará e posso dizer que a pesquisa de campo vem nos mostrado como complexo é esse prato, em suas diversas variantes. Quando estivermos com permissão para publicizar os dados da pesquisa venho contribuir mais com esse artigo, ok?

De toda forma, parabéns pela iniciativa de elaborar um texto para esse prato tão característico de parte do Brasil.