Discussão:Bandeira do Brasil/Arquivo/1

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Coments antigos

Alterei o link para a imagem da bandeira por dois motivos:

  • o arquivo da imagem antiga (Brazil flag large.png) não obedecia a convenções de nomenclatura (espaços dentro do nome do arquivo)
  • conforme [1], a imagem antiga (e atual na Wikipedia em inglês) estava bastante errada quanto a posição das estrelas e do lema (além da cor errada no lema).

Sugiro que a imagem antiga seja apagada, após verificação desses erros por algum admin. --Marcelo Reis 22:37, 15 Jul 2004 (UTC)

Eu confirmo os erros e que as imagens postas para download no site da Presidência da República do Brasil podem ser utilizadas por nós sem quaisquer restrições. São imagens em domínio público. Só acho que a imagem da bandeira talvez seja um pouco grande demais e que deve ser convertida para PNG. --Jorge 22:50, 15 Jul 2004 (UTC)
Como eu postei em Usuário Discussão:Marcelo_Reis, infelizmente eu acho que as imagens de planalto.gov.br não podem ser usadas. --Patrick 22:54, 15 Jul 2004 (UTC)
Hum... agora também já tenho algumas dúvidas. Continuo a achar que as imagens podem ser usadas (as bases de dados são sempre mais protegidas do que as imagens dos símbolos porque os governos pretendem incentivar a utilização dos símbolos correctos), mas tenho dúvidas. Vamos ter de perguntar-lhes, parece. Quem o fizer, por favor, não se esqueça de deixar bem claros os termos da nossa licença. --Jorge 23:10, 15 Jul 2004 (UTC)
Enviei uma mensagem. Publico a resposta quando chegar. --Patrick 23:20, 15 Jul 2004 (UTC)

A imagem da wikipédia em inglês en:Image:Brazil flag large.png parece ser mais correta do que a atual. Proponho fazer a substituição. Lembro que, nos EUA há atos legais que tornam todo o material produzido pelo governo americano de domínio público. Por isso é que podemos copiar imagens do CIA World Factbook sem constrangimento (indicando a fonte, é claro). --Patrick 23:04, 15 Jul 2004 (UTC)

Patrick, em primeiro lugar agradeço suas observações quanto às normas para substituição de imagens. Quanto a imagem da Wikipedia en, tem um grande problema, o "E" está em versalette (menor) comparado ao "ORDEM"/"PROGRESSO". Além disso, o esquema de cores difere da imagem do Planalto. Quanto ao Planalto: creio que as imagens protegidas deles são aquelas que exigiram um trabalho criativo por parte do planalto, exemplo: mapas, gráficos, etc. A bandeira é um símbolo nacional, de propriedade do povo! A legislação prevê exatamente o contrário: o uso de uma imagem errada ou o desrespeito com a bandeira (exemplo, usar a bandeira em camisetas, deixar hasteada de noite, etc) é que constitui crime. Assim, por mais que a fonte seja o planalto (o que dá garantias de que a bandeira está correta), temos ali uma figura de domínio público... Ou achas que estou enganado? Abraços, --Marcelo Reis 23:29, 15 Jul 2004 (UTC)
Sua opinião é sensata. Eu também posso estar errado :-). Na dúvida, vamos aguardar um pouco por uma resposta do planalto.gov.br. Entre lá e registre você também uma consulta, quem sabe sua resposta chega antes. --Patrick 23:38, 15 Jul 2004 (UTC)

Patrick, mandei a pergunta para o planalto, mas considerando que amanhã é sexta-feira... Desculpa-me por ser tão incisivo na mensagem anterior! Bom, enquanto espero a resposta, achei a lei que fala sobre os símbolos nacionais: [2], atualizada por [3] (somente para adicionar uma estrela para Tocantins, o estado novo). Realmente, parece haver algo a se preocupar: no artigo 10, diz-se que "A Bandeira Nacional pode ser usada em tôdas as manifestações do sentimento patriótico dos brasileiros, de caráter oficial ou particular." Ou seja, pode ser proibido utilizar a bandeira brasileira para quaisquer fins coletivos não-oficiais. É um tanto triste que isso esteja acontecendo com nossa querida bandeira, mas ao mesmo tempo é bom ver que (ainda) existem pessoas na Wikipedia preocupadas com os direitos autorais (ou seja lá quais forem os direitos nesse caso). --Marcelo Reis 03:27, 16 Jul 2004 (UTC)

Gostava que alguém do outro lado do Atlântico me respondesse a uma coisa que muito me intriga... A bandeira que está identificada na galeria como Bandeira do regime constitucional (1821-1822) foi mesmo assim? Essa mesma bandeira é idêntica à última bandeira portuguesa (vejam em imagem:PortugueseFlag1830land.png), a qual, em Portugal foi apenas tornada oficial em 18 de Outubro de 1830. Dá para checar isso? --André 21:47, 1 Outubro 2005 (UTC)
Muitas fontes apontam essa bandeira como a última a bandeira lusa no Brasil, indicando que ela foi criado em 21 de agosto de 1821, com a Revolução do Porto. Isso pode ser encontrado, dentre outras fontes, no sítio do exército brasileiro [4]. Entretanto, o próprio sítio do governo portugês [5] reafirma que tal bandeira só entrou em vigência em 1930. Por isso, vou retirar a bandeira desse artigo e gostaria que alguém confirmasse em algum livro de história de Portugal que o retorno do governo portugês em 1821, juntamente com a Revolução citada, não implicou em uma nova bandeira.--Giro720 01:19, 2 Outubro 2005 (UTC)
A revolução só por si não alterou a bandeira. Os grandes problemas com que Portugal se debatia na altura eram os económicos, sociais e políticos, não os da imagética nacional... Portugal continuou a usar a bandeira do Reino Unido mesmo após a independência do Brasil (que Portugal só reconheceu em 1825), até 1826, ano da morte de D. João VI e ascensão ao trono português do imperador D. Pedro I como D. Pedro IV de Portugal. Só nessa altura (e não antes), quando o chefe do Estado Brasileiro se tornou também rei de Portugal, é que se voltou à antiga expressão da bandeira, ou seja, foi retirada a esfera armilar que representava o reino do Brasil, e se adoptou de novo a bandeira que já vinha do tempo de D. João V. --André 17:10, 31 Dezembro 2005 (UTC)

A imagem apresentada como "Bandeira dos Estados Unidos do Brasil entre 15 de novembro e 19 de novembro de 1889" está grosseiramente ERRADA. A Bandeira provisoria da Republica tinha 21 estrelas, e não 17! Por favor, corrijam isso!


É impressão minha ou o verde da bandeira está mais claro que o normal? Para mim o verde da bandeira padrão é mais escuro.

ORDEM E PROGRESSO

No azimute de zero grau “estelar” da bandeira brasileira, vista da cidade do Rio de Janeiro, temos uma faixa branca na qual estão escritas as palavras ORDEM E PROGRESSO. Curiosamente e coincidentemente a primeira bandeira portuguesa a tremular no atual Brasil foi a bandeira da ORDEM DE CRISTO.

Por favor, acrescentem no texto informações históricas e características sobre a faixa branca da bandeira brasileira.RobertoLyra 21:47, 17 Dezembro 2006 (UTC)

Notadamente, a simbologia republicana herdou muito da imperial, que por sua vez era essencialmente de teor lusitano. Do centro do pavilhão, fora retirado o brasão <<brasileiro>> dos Bragança e inserida a esfera celeste. Pois, a esfera armilar contida anteriormente é perfeitamente substituida pela esfera celeste, e em ambas há uma faixa transversal (de características distintas, mas no geral o mesmo elemento). E as vinte estrelas que circundavam o antigo brasão (representando as províncias de então) transformaram-se nas vinte estrelas dispostas astrologicamente (representando os Estados de então). A cruz da Ordem de Cristo que havia fora substituída pelo Cruzeiro do Sul. Já quanto ao lema, tem pouco a ver com a antiga, portuguesa e aristrocrática Ordem de Cristo, mas sim com os ideais positivistas, que imperavam no Exército brasileiro à época. --Tonyjeff ¿Uíqui-o-quê? 20:40, 23 Dezembro 2006 (UTC)
Gostaria de gerar uma polêmica. Os traçados da Esfera armilar de correspondem ao trajeto do “sol a pino” durante a translação do planeta terra que devido a sua inclinação axial de 23,45 graus gera o traçado circular superior ou trópico de câncer, e o traçado circular inferior o trópico de capricórnio. Paralelamente e eqüidistante temos, centralmente, o equador. O traçado em diagonal (não sei se tem um nome específico?) une as duas linhas dos dois trópicos e tem a mesma inclinação do planeta terra. Já o trajeto da faixa branca da bandeira do Brasil corresponde ao trajeto que uma estrela faz no firmamento, no azimute de zero grau, no dia 15 de novembro, estando o observador na cidade do Rio de Janeiro, no hemisfério sul. Portanto, a o trajeto da faixa branca da bandeira do Brasil não teria, ou seria, uma correspondência da Esfera armilar. Cordialmente.RobertoLyra 13:56, 24 Dezembro 2006 (UTC)
Lyra, não duvido de que os fundamentos para o desenho da faixa branca da atual bandeira brasileira, bem como a disposição das estrelas, difiram daquelas utilizadas no antigo pavilhão imperial, integradas ao brasão dos Bragança. Contudo, a correspondência é direta; mesmo a "explicação" para a utilização das cores de fundo -- verde e amarelo -- são outras apesar de excencialmente as mesmas. Muda-se a matéria, mas não sua substância. Tudo é uma qüestão de encontrar novos significados para os respectivos significantes. Abraços. --Tonyjeff ¿Uíqui-o-quê? 18:40, 13 Janeiro 2007 (UTC)

Lyra e Tonyjeff, além do mais as palavras do dístico branco, embora não invertidas como o próprio firmamento na bandeira, remetem para além desse lado e não outro, o fascínio e a admiração do ser humano pela precisão da mecânica celeste, portanto a expressão ordem e progresso não é uma observação com respeito ao comportamento do individuo e sim uma conscientização dos brasileiros, que embora vivam num país laico (leigo as religiões) devem sempre levar em conta a existencia de um criador. A triangulação na bandeira do Nepal é mais ou menos a mesma situação da Bandeira do Brasil uma imagem da terra visto por Deus.Wilson Simão (discussão) 12h23min de 1 de Março de 2008 (UTC)

Polêmica: bandeira Image:Flag Portugal sea (1500).svg

Gostaría d'ajuda dos usuários para respaldar a bandeira supracitada, e sua eventual conexão com o Brasil. Tudo o que encontrei sobre o tema é uma duvidosa e breve página do Universo Online (apenas para assinantes). Conversei com alguns usuários portugueses, e para eles é um absurdo afirmar que essa era a bandeira nacional portuguesa à época, ou mesmo o pavilhão pessoal do rei de então, D. Manuel I (em vez desta). Sobretudo, o formato do escudo português torna-se arredondado não antes do que 1521, sob os auspícios de D. João III. O mais certo é que, devido ao formato da cruz, seja uma bandeira naval, mas ainda assim há que se referenciar. Uns dizem que está mais para o brasão da seleção portuguesa de futebol. Fico no aguardo de contribuições. Abraços. --Tonyjeff ¿Uíqui-o-quê? 18:40, 13 Janeiro 2007 (UTC)

Talvez a página [6], ou uma consulta com o Dr Luciano possa ajudar na resposta RobertoLyra 19:57, 14 Janeiro 2007 (UTC)

¿¿¿

Para alguns estudiosos, essas formas geométricas foram subtraídas de uma mandala, ou seja, a bandeira é uma arqueo-concepção artística da imagem do mundo visto de fora para dentro. Gostaria que fosse citada alguma fonte a respeito, e também sugiro que o local dessa observação seja na seção Significados, haja vista que se trata apenas duma leitura sui generis da bandeira. --Tonyjeff ¿Uíqui-o-quê? 14:13, 22 Fevereiro 2007 (UTC)

Sobre o aspecto astronômico da bandeira do Brasil, embora não tenham estabelecido um consenso exato sobre as horas, ao menos ficou estabelecido em diversas leis, que as estrelas, 'por apresentarem-se invertidas', seriam uma imagem privilegiada do firmamento como se fossem vistas por um hipotético observador (todos os brasileiros sabem disso é lógico). Restou somente acrescentar em legislação o complemento dessa cosmo-visão. Nesse caso, o circulo azul, o losango e a próprio quadrilátero verde da bandeira, podem responder por sólidos em três dimensões vistos em duas por uma pessoa estacionada no infinito (além das estrelas fixas). O losango como é visto, seria “o hemisfério” de um poliedro dual “visto a cavaleiro” e ao ângulo de 33 graus, a esfera azul seria então “um sol pintado de azul” também visto nesse mesmo ângulo e observador idem o Cruzeiro do sul também.

Wilson Simão 00h39min de 24 de Setembro de 2007 (UTC)

Proteção do verbete

Protegi o verbete em uma semana, antes que a disputa pelo conteúdo ficasse maior. Peço aos interessados que argumentem aqui as alterações pretendidas. Boa sorte, Conhecer ¿Digaê 05h48min de 23 de Abril de 2008 (UTC)

Eu penso que não há necessidade de proteção; houve apenas uma falta de diálogo que já havia sido resolvida aqui, duas horas antes da proteção – pelo que não haveria mais essa disputa. --Tonyjeff ¿Uíqui-o-quê? 11h05min de 23 de Abril de 2008 (UTC)

Nossos?

Na seção do significado aparece: o verde representa nossas matas, o amarelo, nossos minérios, e o azul, nosso céu, essa Wikipédia é em português, mas não foi feita somente para os brasileiros lêrem.--Williamcln (discussão) 00h16min de 28 de Abril de 2008 (UTC)

Concordo. --Tonyjeff ¿Uíqui-o-quê? 02h25min de 28 de Abril de 2008 (UTC)