Discussão:Bazuca

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Termo "chulo"[editar código-fonte]

Rodrigo.argenton (DctribAElogsBMF) reverteu minha edição alegando que lança-rojão é o termo "chulo" para bazuca e removendo a referência onde se pode conhecer o instrumento musical que deu nome à bazuca alegando que "geosite" (sic) é um site pessoal.

Discordo da postura e da opinião do referido editor:

  1. Lança-rojão ao contrário do que ele alega, é o termo correto tanto é que utilizado na mídia comum como na especializada (as referências são inúmeras).
  2. Se Geocities é um site pessoal, ninguém discute. O fato é que a referência apontava para um link válido onde se se poderia conferir a rara imagem do instrumento musical mencionado. O editor preferiu avaliar a hospedagem do site em lugar de avaliar a informação.

No entanto, não entrarei em disputas por esse caso. Coloco os dados aqui e deixo para avaliação dos demais editores interessados. Gerbilo M 13h33min de 4 de Junho de 2008 (UTC)

Bom, eu dou o exemplo de CFC, sabem gás que prejudica a camada de ozônio, isso é o que a impressa diz, mas o correto seria CFCs, são gases prejudiciais. Mudanças climáticas, para se constatar o que é clima cole-se dados por 30 anos, o que torna o aquecimento global uma teoria, mas nunca é tratado pela mídia dessa forma. E esse que mostra até em "especializados", o termo índio, um termo puramente coloquial, já que o termo correto seria silvícola e no entanto é amplamente utilizado. Assim como lança-rojão. Rodrigo Tetsuo Argenton Deixe uma massagem 21h53min de 4 de Junho de 2008 (UTC)

  • Os exemplos citados não dizem nada em relação à questão do termo lança-rojão. O fato é que, deixando a mídia leiga de lado, o termo usado na mídia mais especializada é sempre lança-rojão, como podemos ver nos links abaixo:
  1. Grandes Guerras
  2. Descrição - Lança-rojão
  3. Defesanet Arma Leve Anticarro (ALAC)
  4. EB

O que deve ser notado, portanto, é que nenhuma dessas referências rotula o termo lança-rojão de "chulo", como foi colocado pelo editor. Ao contrário, usa-o em preferência ao "bazuca", que no meio militar de modo geral refere-se especificamente ao equipamento da II Guerra. Em outras palavras, toda bazuca é um lança-rojão (rocket_launcher, em inglês), mas nem todo lança-rojão é bazuca.

Gerbilo M 14h27min de 5 de Junho de 2008 (UTC)

Isso que dá não ler, falta de interpretação de texto, os exemplos, são para ilustrar que tanto especializada ou leiga, usam termos errados, eu estou com preguiça de criança, então se quiser colocar o termo errado ponha, só lembre que é lusófona e até agora você só ilustrou com termos brasileiros, será que todos tem a mesma visão? Eu não vou exemplificar que parece que não entende. E não fui eu que rotulei eu o transferi, já que a criação foi toda sua, popularizado, rojão é bem técnico, Gerbilo. Eu até iria explicar que rojão é um termo coloquial que é apenas utilizado no [Brasil]], mas pode continuar com a sua tese furado, só não esqueça de colocar uma tarja bem grande dizendo que não se deve confiar nas informações daquele artigo, e que está utilizando termos errados e coloquias porque não consegue distinguir um texto técnico para um texto de internet voltado para o público leigo, e quer passar o coloquial puramente brasileiro para todo o mundo, a NASA deve lançar rojão ao invés de foguetes, que é o significado para rojão, vide dicionário, e bazuca ao invés de lançar projéteis, ser extinta e começar a lançar foguetes, aparenta uma transformação de uma arma no Cabo Canaveral. Sucesso Rodrigo Tetsuo Argenton Deixe uma massagem 18h43min de 5 de Junho de 2008 (UTC)

  • Haja teimosia, né meu filho. Não há necessidade de tarja nenhuma, já que a informação está correta e é perfeitamente verificável pelas referências que eu passei, mais confiáveis do que as suas (aliás, quais referências vc passou mesmo?). E se alguém quiser posteriormente adicionar o termo luso-europeu, ou luso-africano, será mais do que bem-vindo. Gerbilo M 21h10min de 5 de Junho de 2008 (UTC)
  • Então, Pai, já disse para fazer o que bem entender, já que onisciente, e não pode aceitar opiniões de outros. Quer fonte? Pra que não sabe de tudo? Quer que eu ponha o termo europeu? Mas se você sabe tudo deveria saber que o nome do artigo não é a toa que é Bazuca, se o termo correto fosse lança-rojão, o artigo poderia chamar-se lança-foguete, lança-fogos de artificio, lança qualquer...

Quer medir o quanto eu posso ser chato e você cabeça dura, ótimo, mas eu não gosto de gente desse jeito. Já disse para procurar no dicionário o que significa rojão, você foi? Ah! É o Pai, onisciente, onipotente, onipresente... Mas esqueceu da sua criação [1], quer que eu prove que o termo índio está errado também, ou você ainda não entendeu que o exemplo era para você se espelhar nos erros. Nossa eu vou para o inferno assim. E se colocar de novo o geosite terei que ser mais chato e colocar um aviso formal de vandalismo, já que já entenderá que é um site pessoal e persiste no erro. O que você parece não entender é que a regras sociais e regras internas, um dos motivos para não se colocar sites pessoais, é a incrível quantidade de erros, como aquela imagem, que é de uma corneta, [2] esse é o Bob Burs, com a boca em uma bazooka. Continue assim, sucesso. Rodrigo Tetsuo Argenton Deixe uma massagem 01h23min de 6 de Junho de 2008 (UTC)

  • Caro usuário, não podendo discutir no plano das idéias, nem apresentar dados para confirmar seus palpites, resolveu partir para as ameaças e agressões verbais. Pois saiba que não há nenhuma regra que sumariamente proíba o uso de referências do Geocities (e não "geosite"), desde que elas sejam relevantes. E vc é tão teimoso que nem percebeu que a imagem apresentada por vc simplesmente confirma o link que eu coloquei. Olhe, bem, atenciosamente, que perceberá que trata-se do mesmo instrumento! Pelo menos meu trabalho serviu para alguma coisa. Agora vc já sabe pelo menos quem é Bob Burns.
A essa altura eu poderia muito bem entrar com um pedido de mediação contra vc e, diante dos fatos, eu ganharia tranqüilamente.
Mas como eu não faço caso nenhum desse verbete, e tenho interesses maiores para dedicar meu tempo aqui, eu deixarei apenas o registro dessa discussão, para que outros editores tirem suas próprias conclusões. Felicidades. Gerbilo M 13h23min de 6 de Junho de 2008 (UTC)

Isso é uma ameaça? Porque está parecendo e uma pesada. Não consegue ver meu ponto de vista e quer impor o seu, já disse que pode fazer o que quiser, só informei que se retorna-se a cometer o mesmo erro terei que fazer como se faz com novatos, colocar um belo aviso, poxa, você está aqui desde 2006, não precisa disso, já tem mais de 1000 edições...

E a imagem não é a mesma a primeira em branco no topo da página são duas cornetas, se você parar para ver ao invés de bater de frente comigo, vai ver que não são as mesmas coisas, não tem aquela haste de metal, por exemplo. A segunda imagem sim, aparenta ser, mas geocites geo... qualquer coisa, não uso, é site pessoal, cheio de banners com propaganda. Poderia passar mais 5 minutos no google imagens e achar de um site que pelo menos não tenha banner, por exemplo a imagem que eu mandei reside em um site, entendeu?

Se quiser entre com mediação, faça um pedido de bloqueio, não me importo, só acho que os insultos foram mútuos, e se tivesse ido conversar comigo na minha página de discussão, era bem capaz de eu ter sido beeeemm menos áspero, só que pelos números de edições, parece que você está meio fora do mundo wiki, já que você faz só o seu trabalho e não convive com os outros usuários, por essa discussão sei até o motivo, isso não é bom nem para que convive nem para você mesmo, trabalho de equipe eu perdi não sei quantas horas discutindo, sendo que você poderia ter visto que eu não retirei o seu termo, mantive no corpo do texto, só tirei uma afirmação que não vale para todos os países lusófonos, e até mesmo para o Brasil, já que do mesmo modo usamos 12, 38, pistola = revolver... O tempo que eu perdi aqui eu poderia ter arrumado uns 20 artigos. Enfim, lendo a sua página discussão entendi como você é.

Não vou mais perder tempo tentando lhe mostrar que a opinião de outras pessoas são válidas, parece que é hobby não ouvir os outros e não ir pessoalmente conversar e tentar encontrar uma solução plausível, rápida e discreta. Rodrigo Tetsuo Argenton Deixe uma massagem 19h11min de 6 de Junho de 2008 (UTC)