Discussão:Brigada Mecanizada (Exército Português)

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Relativamente à localização das unidades da Brigada Mecanizada (BrigMec), diz o texto que é o "local onde também está aquartelada a maioria das suas unidades operacionais". Gostaria de esclarecer que a BrigMec é a única Brigada Portuguesa que tem nas suas instalações TODAS as Unidades operacionais que a constituem.

Por outro lado na relação de Unidades que constituem organicamente a BrigMec, está referida a Unidade de Apoio (UnAp). Essa Unidade não faz parte organicamente da BrigMec. É apenas um órgão de apoio às infra-estruturas do Campo Militar de Santa Margarida.

Relativamente ao Esquadrão de Reconhecimento (ERec), ele também faz parte do Quartel da Cavalaria, juntamente com o GCC, tal como fazia parte, a nível de utilização das suas infra-estruturas, do ex-Regimento de Cavalaria Nº4 (RC4).

Quanto ao equipamento pesado, convém especificar o modelo do Carro de Combate (CC) M60 uma vez que há vários modelos. No nosso caso trata-se do modelo M60A3 TTS que nada tem a ver com o CC M47 Patton. Recordo que depois do CC M47 surgiu o M48A3 e M48A5 que também estiveram ao serviço na nossa Cavalaria até 1993. Os CC M60A3 TTS foram em parte substituídas pelos novos CC Leopard 2A6. No entanto neste momento, e em ordem de Batalha aprovada pelo Exmº Chefe de Estado Maior do Exercito, o GCC entre outras subunidades é composto por dois esquadrões de CC Leopard 2A3 (os 1º Esquadrão de Carros de Combate e o 2º Esquadrão de Carros de Combate) e um esquadrão de CC M60A3 TTS (o 3º Esquadrão de Carros de Combate).

Espero ter contribuído para a melhoria da sua página. Se pretender qualquer outra informação não hesite em contactar-me. ramos.fjc@gmail.com

--Fernando Ramos 23h02min de 7 de outubro de 2011 (UTC)