Discussão:Cadeia de caracteres

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Eu tenho explicitado brevemente algumas relações deste assunto com Lógica, as quais tem sido apagadas por outro contribuinte. Em Lógica, a palavra "samblagem" é mais utilizada que "cadeia de caracteres", e daí esta deveria ser mantida, pelo menos em alguns lugares deste artigo. Eu estava buscando fundir este verbete com um outro verbete, denominado "Samblabem", mas alguém tem apagado as minhas contribuições. Se isto continuar assim, terei que desistir da fusão, e aí optar por criar outro verbete. o comentário precedente não foi assinado por Arthur Buchsbaum (discussão • contrib.)

As reversões se devem à insistência em fazer mudanças grandes sem antes discutir o assunto com a comunidade. Esta enciclopédia é escrita de forma colaborativa e mudanças significativas sem o aval dos outros editores serão fatalmente revertidas. Vou retornar o artigo a versão anterior, faça a proposta do que pretende mudar e discutiremos isto aqui. A forma tomada pelo artigo será a gerada através de consenso nesta página de discussão, como é a praxe a regra da wikipedia. --girino 23h59min de 25 de Setembro de 2007 (UTC)

Continuo considerando "samblagem" bem mais adequado para designar uma cadeia de caracteres, pelas seguintes razões:

1) É uma palavra só, enquanto que "cadeia de caracteres" é uma expressão composta de três palavras.

2) É uma palavra nativa da língua portuguesa, enquanto que "string" é um anglicismo. Uma enciclopédia como a Wikipédia, cuja proposta é ser escrita na língua portuguesa, deveria também contribuir para a criação de bons hábitos entre os falantes da língua portuguesa. Um uso desnecessário de estrangeirismos nada mais faz que poluir o nosso idioma. Continuo também não concordando com a atitude autoritária de alguns editores de não aceitarem outras palavras que não os seus estrangeirismos, ou termos inapropriados por serem muito longos, ao invés de aceitarem a convivência com outros termos mais adequados. Falam em "consenso da maioria", mas o que é bom não é questão de número ou maioria. Deveriam no mínimo tolerar outros termos tais como "samblagem", "sítio", "liame", etc., os quais são nativos do português, além de serem concisos. Se isto continuar assim, não irei mais perder o meu tempo neste sítio, pois tenho então coisas melhores a fazer.--Arthur Buchsbaum 09h56min de 29 de Setembro de 2007 (UTC)

A atitude autoritária dos editores somente reflete a sua própria atitude intransigente e insistente: tivesse aceitado as propostas de discussão desde o início e o assunto já estaria resolvido. Infelizmente, você preferiu agir de forma unilateral ignorando as opiniões dos outros. A reação foi igualmente intransigente. Isso é natural. O que causou todo o problema não é a convivência com outros termos mais adequados e sim a forma como você agiu. Você agiu de forma unilateral e recusou as tentativas de discussão. As regras estão do lado da versão mais antiga dos artigos, que foi insistentemente mantida enquanto você insistia em não negociar.
Sobre os outros termos, eles serão não só tolerados, mas também bem vindos, contanto que sigam a política da wikipédia. As principais políticas que são feridas pelos novos termos são:
Nas suas edições, você insiste em apresentar novos termos sem as devidas fontes e isso é contra as regras. Configura pesquisa inédita e fere a política de verificabilidade. Além disso, você não insere apenas os termos mas também a opinião sobre qual termo é correto e qual não é. Isto fere a imparcialidade, e deve ser removido do artigo.
Sugiro para você o seguinte exercício: Faça uma proposta de inclusão dos termos que você propõe nos artigos existentes, citando as fontes para tais termos e sem emitir opiniões sobre qual é correto ou qual incorreto (caso algum autor tenha omitido este tipo de opinião, cite a opinião como pertencente ao autor e não como fato). Caso consiga fazer este tipo de proposta, a comunidade estará de braços abertos para a mudança. Por outro lado, se insistir em mudanças que ferem as regra da wikipedia, elas não serão aceitas.
Caso acredite que a discussão esteja sendo mal conduzida, sugiro que leia wikipedia:como resolver disputas e solicite uma intervenção ou uma forma de moderação para a disputa.
Espero que de agora pra frente possamos agir de forma razoável e negociar uma solução para o problema.
--girino 14h13min de 29 de Setembro de 2007 (UTC)
Esse tipo de discussão não leva a nada. Quanto ao título do artigo, acho que deveria continuar "cadeia de caracteres" (pois é uma acepção usada no Brasil e em Portugal, e não é um anglicismo). Mas, fora isso, basta deixar o primeiro parágrafo como:
"Em programação e em linguagens formais, uma cadeia de caracteres ou samblagem (também conhecida pela palavra equivalente em inglês, string) é uma sequência ordenada de caracteres (símbolos) escolhidos a partir de um conjunto pré-determinado."
--Lipemsg 16h55min de 4 de Outubro de 2007 (UTC)

O termo "samblagem" não existe em Portugal. É melhor usar o termo "cadeia de caracteres", visto que é um termo comum no Brasil e em Portugal, e é muito mais explícito que "samblagem". Além disso, muitas pessoas em Portugal que trabalham em programação nunca ouviram falar do termo "samblagem". Tomei a liberdade de investigar sobre o assunto. O termo "cadeia de caracteres" é bastante explícito, e até quem não é informático percebe o que é. No entanto, acho correcto que se refira o termo "samblagem" em segundo plano. P.S.:Samblagem parece-me um estrangeirismo.