Discussão:Caipirinha

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

A história da caipirinha teve início no interior do estado de São Paulo, mais especificamente nas cidades de Araraquara e Piracicaba, onde era costume entre os homens tomarem cachaça pura, então a bebida mais abundante na região. Quando ficavam gripados, misturavam à cachaça o limão e o alho. Com o tempo, o alho foi descartado, tomando o seu lugar o açúcar de cana.

O aperitivo até então não tinha um nome de batismo. Quando a empresa italiana de bebidas Cinzano se estabeleceu em 1954 na região de São Bernardo do Campo, estado de São Paulo, realizou uma pesquisa para saber o que se bebia por aqui, e constatou que a cachaça com limão era o aperitivo preferido. Era a bebida do caipira, daí o aperitivo foi batizado de "caipirinha"

Modo de fazer.[editar código-fonte]

Por que não deixar no artigo "como se fazer caipirinha"? Achava bom ter a receita, que não é longa e é um dado interessante. Que achais? Danielcz (discussão) 16h02min de 1 de novembro de 2009 (UTC)[responder]

Caipirinha e o morro de Santos![editar código-fonte]

Caipirinha Santista[editar código-fonte]

A história da origem da caipirinha se deu em Santos. Dessa forma, segundo o publicitário já falecido Marco Antônio Batan, explicou em seu livro “Terra da Caipirinha” que o primeiro engenho da cana de açúcar do Brasil teve sua construção no ano de 1530 no Engenho dos Erasmos. Para ser mais preciso, no sopé do Morro da Nova Cintra, inclusive, um local que moram descendentes de açorianos e portugueses da Ilha da Madeira até hoje. Portanto, na metade do século XX, nesse local, havia diversos alambiques e plantação de cana de açúcar.

“O “Morrão produzido no Morro da Nova Cintra, famoso na década de 50, era uma pinga artesanal comparável às melhores de Parati. Entretanto, a cachaça industrializada também vendida em garrafas na região – Três Fazendas, Tatuzinho, Pirassununga, Velho Barreiro, Pitu – era originária da região de Piracicaba e adjacências e, portanto, vinha do interior e era chamada pelos caiçaras da região de cachaça caipira, para diferenciar da pinga artesanal ou morrão que era nobre demais para ser misturada com gelo e limão. Caipirinha foi o nome dado à mistura feita com cachaça do interior, diferenciando-se desde o nome do “Morrão”, que era para ser degustado puro” conta no livro.


Fonte: site bqnews.com

https://www.boqnews.com/cidades/curiosidades-sobre-a-cidade-de-santos/?fbclid=IwAR2h4O77zpZFZbCYjQBBbkCJU4Kdc7JLVPAgXUo-Nn7bPQdFQb8TMasYPN4 2804:14D:7E91:49C9:0:0:0:914C (discussão) 12h17min de 26 de janeiro de 2023 (UTC)[responder]