Discussão:Campeonato Mundial Oficioso de Futebol

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Atenção: Votação informal sobre título de artigo a ser decidido até 16 de julho.

Este artigo surgiu baseado no artigo da wikipédia inglesa Unofficial Football World Championships e a minha primeira dúvida foi como designar a versão portuguesa. Depois de uma troca de ideias com Indech criei esta página de discussão para enriquecermos a discussão e consequentemente o artigo e a própria Wikipédia.


Portanto, escolha a sua designação favorita assinando a frente!


Propostas: A primeira foi a ideia original e a segunda foi ideia do Indech

  • Campeonato do Mundo (Oficioso) de Futebol
  • Campeonato do Mundo de Futebol Não-Oficial

Estas apareceram na troca de ideias

  • Campeonato do Mundo de Futebol - Oficioso - Lfmiguel 11h32min de 6 de Julho de 2007 (UTC);
  • Campeonato do Mundo de Futebol Oficioso -Lucas discussão 15h00min de 11 de Julho de 2007 (UTC)
  • Campeonato do Mundo de Futebol - Não-Oficial
  • Campeonato (Oficioso) do Mundo de Futebol
  • Campeonato Oficioso do Mundo de Futebol
  • Campeonato (Não-oficial) do Mundo de Futebol
  • Campeonato Não-oficial do Mundo de Futebol
  • Campeonato do Mundo Não-oficial de Futebol
  • Campeonato do Mundo (Não-oficial) de Futebol
  • Oficioso Campeonato do Mundo de Futebol
  • Campeonato Oficioso Mundial de Futebol -  Ð. Indech  図   03h20min de 8 de Julho de 2007 (UTC) mudei de idéia
  • Campeonato Mundial Oficioso de Futebol - Jonas kam diga? 20h45min de 9 de Julho de 2007 (UTC);  Ð. Indech  図   22h20min de 9 de Julho de 2007 (UTC)
  • Campeonato Mundial (Não-Oficial) de Futebol - Machocarioca
  • Campeonato Mundial Não-Oficial de Futebol - Hugo Lima 13h29min de 10 de Julho de 2007 (UTC)
  • Campeonato Mundial de Futebol (não-oficial) - JSSX uai 11h06min de 11 de Julho de 2007 (UTC)




Lfmiguel 11h32min de 6 de Julho de 2007 (UTC)

  • Campeonato Mundial Oficioso de Futebol - Jonas kam diga? 20h45min de 9 de Julho de 2007 (UTC), sugiro mais uma entre as várias opções. --  Ð. Indech  図   22h20min de 9 de Julho de 2007 (UTC)

Comentários[editar código-fonte]

Esta votação não tem um caráter oficial uma vez que permite a flexibilidade para a discussão entre os participantes de novas alternativas, possíveis soluções não encontradas entre as opções acima e quem sabe até uma recomendação de tradução para questões parecidas.  Ð. Indech  図   14h44min de 9 de Julho de 2007 (UTC)

  • Será que a votação tem uma natureza não-oficial ou será que é uma natureza oficiosa?--Lampiao 19h19min de 9 de Julho de 2007 (UTC)

Apesar de "oficioso" me parecer estranho, creio que seja o termo ideal para designar esse campeonato. Jonas kam diga? 20h45min de 9 de Julho de 2007 (UTC)

Boa, Lampiao... eu também pensei nisso... rs  Ð. Indech  図   22h19min de 9 de Julho de 2007 (UTC)

Pessoalmente prefiro a expressão Campeonato Mundial à Campeonato do Mundo, que não costuma ser usada para isso. Como acho Oficioso também bizarro, ainda mais em um título, minha preferência seria por:

  • Campeonato Mundial Não-Oficial de Futebol

ou, talvez a melhor para mim

  • Campeonato Mundial (Não-Oficial) de Futebol

Machocarioca

Pensei parecido. Campeonato Mundial Não-Oficial de Futebol me soa melhor do que Campeonato do Mundo Oficioso de Futebol. Hugo Lima 13h29min de 10 de Julho de 2007 (UTC)
É assim, eu compreendo que no Brasil o termo oficioso possa soar estranho ou bizarro e não-oficial seja (muito) mais usado mas em Portugal o termo não-oficial não existe, algo que não seja oficial diz-se que é oficioso. Portanto a opção é entre um termo, oficioso, que é estranho (para uns) mas que existe e outro, não-oficial, que é mais "falado" mas que não existe (para outros).
Peço que tenham isto em consideração para os utilizadores da Wikipédia (que usam o Português de Portugal) não terem um título de artigo gramaticalmente errado. Lfmiguel 01h46min de 11 de Julho de 2007 (UTC)
Concordo Lfmiguel. Além de correto, por mais estranho que possa soar para nós brasileiros, o artigo foi escrito em pt-pt o que deveria ser considerado. Daí minha opção por Campeonato Mundial Oficioso de Futebol. Jonas kam diga? 04h42min de 11 de Julho de 2007 (UTC)

Sugestão[editar código-fonte]

Prezados, Campeonato Mundial de Futebol é atualmente um redirect para Copa do Mundo. Seria mais enciclopédico, em minha opinião, que o título fosse Campeonato Mundial de Futebol (não-oficial). Detalhes: o parêntese seria usado para especificar o tema e não existe razão para capitalizar o "não-oficial". Cordialmente. JSSX uai 14h08min de 10 de Julho de 2007 (UTC)

Por nada não, mas vou esperar ver o que diz o Dantadd, mestre neste tipo de celeuma... Alex Pereirafalaê 16h33min de 10 de Julho de 2007 (UTC)

Gostaria de ver também, se possível, soluções para a questão da categorização, uma vez que a raiz "Futebol" não me parece ser o mais adequado para tal...  Ð. Indech  図   16h59min de 10 de Julho de 2007 (UTC)

Indech, sobre a categorização que tal a categoria Competições internacionais de futebol? Abraços! JSSX uai 17h26min de 10 de Julho de 2007 (UTC)

O problema é que assim ele ganha um caráter oficial... não é bem o caso...  Ð. Indech  図   17h28min de 10 de Julho de 2007 (UTC)

Não tem a categoria Campeonatos Mundiais? Se não tiver cria-se, aqui tem campeonato mundial de tudo, oficial e não. Machocarioca

Indech, acho ruim a idéia de se criar uma categoria para um único artigo. Existem outros artigos com assuntos similares que já foram ou ainda serão feitos? JSSX uai 18h21min de 10 de Julho de 2007 (UTC)

Único artigo? Vou repetir, vc não leu, nunca lê: Aqui existem trocentos campeonatos mundiais. Esse é apenas mais um. Coloque-se todos eles nesta categoria. Machocarioca

Até quando vai se comportar como um troll? Não percebe que, quanto mais hostil é sua postura, menos os outros editores te escutam? Estava falando com Indech. Bom, creio que um usuário que mal sabe o que é categorização (obrigando outros editores a corrigir seu trabalho), que ainda não aprendeu a inserir interwikis... sinceramente, você não tem condições mínimas para falar de categorias comigo.
Citei uma situação hipotética. Se existirem outros artigos de natureza similar cria-se uma categoria específica. Se não, pode ser categorizado na categoria sobre campeonatos mundiais. Entendeu, Machocarioca? Se tivesse lido com um pouquinho mais de atenção, teria percebido que nossas opiniões são bem parecidas. JSSX uai 22h24min de 10 de Julho de 2007 (UTC)
    • Uma discussão interessante esta. Muito instrutivo. --JP 21h42min de 10 de Julho de 2007 (UTC)
Fred, verifiquei na en.wiki e me dei conta que não havia a categoria que eu imaginava (algo como "Campeonatos imaginários", "Competições não-oficiais" ou algo do gênero), o que significa que vou aceitar a sua primeira opção.  Ð. Indech  図   22h37min de 10 de Julho de 2007 (UTC)
  • Fred, vc estava falando comigo, porque fez uma colocação sobre o que eu tinha dito, só usou o nome do Indech. Eu mal sei o que é categorização? Então tá. O Indech pode aceitar o que ele quiser, o que eu digo é de uma simplicidade atroz, mas me parecem querer ignorar, o que está tudo certo pra mim. Este aqui pode ser um campeonato mundial imaginário, oficial ou não oficial, mas continua sendo um campeonato mundial de alguma coisa, não?

Se aqui tem campeonato mundial de atletismo, futebol, volei, surf, judo, e cuspe a distância e esse artigo é tambem um campeonato mundial de alguma coisa, qual seria o grande problema em criar uma categoria Campeonatos mundiais, e colocar todos estes ai que citei, mais este aqui, nele?? (já que o Indech pediu uma categoria?)

Vc 'corrige' meu trabalho? :-))) Machocarioca

Pois é, Indech. Eu também pesquisei mas nada encontrei. Creio que a primeira opção é que a opção mais adequada (pelo menos, por enquanto). Abraços!
Quanto a você, Machocarioca, ainda continua com síndrome de perseguido? Alegre Releia (pois acabo de perceber que você não leu nada direito) a minha primeira sugestão. Não temos que criar categoria nenhuma pois já existe uma categoria para campeonatos mundiais de futebol. Quanto a sua sugestão de categorização só digo: Gosta de árvores? Que tal viajar pela nossa árvore e aprender um pouco sobre hierarquia nas categorias e, quem sabe, aprenda que surf e futebol são coisas diferentes e não se misturam. Alegre JSSX uai 22h59min de 10 de Julho de 2007 (UTC)
Citação: Machocarioca escreveu: «Vc 'corrige' meu trabalho?»
Errar na Wikipédia é algo que pode acontecer com todos. Persistir no erro é vandalismo. Vandalimo é cabível de bloqueio. JSSX uai

Como acredito que eu me encaixe na crítica "Citação: Machocarioca escreveu: «me parecem querer ignorar (...)»", eu faço questão de responder: Não estou ignorando ninguém, só me pareceu muito mais óbvio escolher "Competições internacionais de futebol" do que "Campeonatos mundiais", a meu ver, muito mais genérica. Não lhe parece?  Ð. Indech  図   23h11min de 10 de Julho de 2007 (UTC)

Fred, se já existe uma categoria para campeonatos mundiais de futebol, (e isso é um campeonato mundial de futebol) então para que essa conversa toda? Para que o Indech queria criar uma categoria? coloca-se esse artigo nela.

Também na minha modesta opinião, Surf e futebol também me parecem coisas bem diferentes, foi uma bela sacação sua dizer isso Alegre Mas, se existe um campeonato mundial de surf e um campeonato mundial de futebol, o que é tão estranho assim na sua opinião,ou na do Indech, que os dois entrem numa categoria de campeonatos mundiais?? (que englobam todos os campeonatos de todos os esportes, e da qual, campeonato mundial de futebol e campeonat mundial de surfe seriam, obviamente, subcategorias)

Indech, é mais genérica é mesmo, o que não quer dizer que essa não possa ser a categoria raíz disso. Não lhe parece que colocar isso aqui numa categoria "campeonatos mundiais de futebol" então, subcategoria de campeonatos mundiais, seja mais palatável (já que existem dezenas de campeonatos mundiais de futebol - feminino, sub-20, sub-23 etc) do que "Competições internacionais de futebol" , que fica mais genérica que a citada? (é um campeonato mundial na categoria campeonato mundial)

Quanto ao ultimo comentário do Fred, a questão é muito simples: resta saber em qual persistencia de erro me enquadro. Me parece que pra você errar não é humano, não? :-)Machocarioca

Bom, com relação a suas sugestões de categorização, creio que o local apropriado para elas é o Wikipedia:Café dos categorizadores, visto que é uma sugestão contrária a toda a lógica seguida na categorização até agora. Quanto ao meu último comentário, te digo: sai dessa síndrome de perseguido e insisto que releia novamente o comentário para perceber que falei de forma genérica. Podemos encerrar por aqui? JSSX uai 23h36min de 10 de Julho de 2007 (UTC)
Ah, Macho, outro link sobre nossa árvore é esse. Pode ser útil. JSSX uai 23h38min de 10 de Julho de 2007 (UTC)

Isso não tem nada a ver com Café de Categorizadores, é apenas lógica. e extemamente simples, sem precisar complicar nem inventar.

Artigo: Campeonato Mundial Não oficial de futebol, colocado na categoria Campeonatos Mundiais de Futebol, que é uma subcategoria de Campeonatos Mundiais. Precisa de café de categorizadores pra isso??

Fred, vc complica demais as coisas, francamente. Ah, é só nao me perseguirem que não me sinto nem um pouco perseguido hehe:-)Machocarioca

Bom, está registrada sua sugestão. Já comentei ela. Que outros comentem (se acharem necessário). Que bom que não se sente perseguido. Alegre Podemos encerrar por aqui? JSSX uai 23h56min de 10 de Julho de 2007 (UTC)

A discussão está agradável mas, o assunto inicial era (é!) a designação deste artigo. Não tenho nada contra a categorização deste artigo (e de outros) mas creio que primeiro devíamos resolver o problema nome e só depois o problema categorização - mas esta é a minha opinião!
Dúvidas:

  • Há um número mínimo de votos para a votação (se bem que informal ) ser validada?
  • Ganha a designação que tiver mais votos (mesmo que seja por um voto) ou é tipo eleições (se um tiver mais de 50% ganha ou passam os dois mais votados a uma segunda volta)?

P.S.: Vou acrescentar as designações propostas e vou adicionar os votos à frente das propostas (numa edição à parte)
Lfmiguel 01h16min de 11 de Julho de 2007 (UTC)

Como é informal creio que uma votação simples resolva o problema. Por isso é importante todos deixarem bem claro a opção na lista no topo da página. Jonas kam diga? 04h36min de 11 de Julho de 2007 (UTC)

Sinceramente, não acredito que essa votação seja eficaz. Tenho a nítida impressão que a opção vencedora, seja ela qual for, não será a vontade da maioria. Percebo que cada um (incluindo eu) tende a seguir uma opção própria, o que não é ruim. No entanto, teria sido talvez mais produtivo, um maior período de debate prévio, o que reduziria, ao meu ver, as opções de voto, tornando mais democrático o processo. JSSX uai 11h06min de 11 de Julho de 2007 (UTC)

Eu me inclino por "Campeonato Mundial de Futebol (não-oficial)" ou "Campeonato Mundial de Futebol (oficioso)", já que me parece mais adequado não incorporar o qualificativo ao título. "Oficioso" e "não-oficial" não são bem sinônimos, mas ainda não consegui decidir que forma seria mais indicada. Dantadd 12h24min de 11 de Julho de 2007 (UTC)

O que há com vocês? Ainda não me entra na cachola traduzir Unnoficial whatever para Qualquer coisa (não oficial/oficioso). O uso dos parênteses nessa situação altera totalmente o sentido original, que inclui o adjetivo ao resto do nome. Aliás, o adjetivo em questão é a essência do título, uma vez que determina o caráter do objeto a que se refere. Não é um simples detalhe!  Ð. Indech  図   23h05min de 12 de Julho de 2007 (UTC)

Indech, trata-se de um campeonato mundial de futebol. Porém, não é oficial. Os parênteses são pertinentes, visto que Campeonato Mundial de Futebol nos leva a outra evento, desta vez, oficial. JSSX uai 13h07min de 13 de Julho de 2007 (UTC)

Fred: ele NÃO é um campeonato mundial. É uma conta! Como que um "campeonato mundial (não oficial)" esclarece isso mais que um "campeonato mundial não oficial"? O meu ponto de vista é exatamente o oposto ao seu em relação a isso...  Ð. Indech  図   17h23min de 13 de Julho de 2007 (UTC)
Não, literalmente não é um campeonato, mas foi assim que foi designado originalmente. Um exemplo é o Ranking de Pontos do Campeonato Brasileiro também não é um campeonato, nem sequer é chamado assim, mas resulta de "contas" feitas posteriormente e que também poderia ter sido chamado Campeonato dos Campeonatos, por acaso não foi, mas poderia ter sido. Vamos mudar, vamos deixar de chamá-lo campeonato, ..., ..., não sei, ..., verdadeiramente não o é, as equipas não andam a lutar por esta competição (se bem que na Geórgia, antepenúltimo campeão, houve uma publicidade extra a este "campeonato" devido à envolvência do país por ser "campeão de futebol" mesmo que fosse oficioso!), mas é uma competição e como os criadores lhe chamaram campeonato (e os alemães também) vamos ser nós a mudar? Por mim é igual! Mas que outro nome lhe daríamos??? Aí sim, é que haveria discussão! Alegre
E se em vez de "()" se fosse "—", seria melhor Indech? Lfmiguel 23h51min de 13 de Julho de 2007 (UTC)