Discussão:Capoeira

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ex-artigo destacado Capoeira é um artigo anteriormente destacado. Por favor, veja as ligações nos marcos alcançados para a página original de nomeação (para artigos mais antigos, pode não haver arquivo) e veja por que foi removido dos artigos destacados.
Etapas passadas por este artigo
Data Processo Resultado
15 de Agosto de 2004 Candidato a artigo destacado Promovido
27 de Dezembro de 2008 Revalidação de artigo destacado Despromovido
Estatuto atual: Ex-artigo destacado


Capoeira nasceu no Brasil, como todas as evidencias apontam. N'golo nao é Capoeira, nunca foi Capoeira e nunca sera Capoeira. Ha 50 anos alguns capoeiristas mais ligados a Africa vem querendo provar uma possivel ligaçao entre N'golo e Capoeira, e ha 50 anos essas tentativas tem falhado miseravelmente.

Nunca existiu na Africa uma arte como a Capoeira, nao existe nada como a Capoeira em NENHUM outro pais que teve escravidao africana. Apenas no Brasil.

Por favor, pesquisem um pouco antes de arruinar a historia do Brasil.

Danilolabbate (discussão) 23h49min de 22 de maio de 2011 (UTC)[responder]

[editar código-fonte]

O continente africano está repleto de sistemas de lutas, alguns em nível semi profissional como o Dambé ou o Elava, há outros tantos menos desenvolvidos nesse sentido, ou que quase caíram no esquecimento que dão indícios de serem os predecessores da Capoeira, que nasceria no Brasil, exemplos: Njinga, Mousondi, Kipura, Kamangula, Gabetula, Bassula, Yuna Onse, etc. Nenhuma delas seria a própria Capoeira, mas sim uma parte sua.

No Caribe encontra-se manifestações culturais, que parecem ter nascido da mesma fonte que a Capoeira, como o Mani em Cuba ou o Danmyé, em Martinica, mas nenhuma dessas alcançou o mesmo grau de sostificação que a Capoeira. Não é possível também, negar as importantes contribuição de estilos não africanos para a Capoeira, começando pelo Savate, e ainda o Jiu-Jitsu, Judo, Luta-Livre, entre outros. Quanto há uma influência indígena (além do nome), é difícil detecta-la, pois os estilos de luta conhecidos hoje por serem praticados pelos indígenas, são de um tipo diferente da Capoeira.

É importante citar o Morengy de Madagáscar, e como ele lembra a Capoeira Regional, Há uma teoria nova que remete a uma ancestralidade malaio-africana para a Capoeira, via Madagáscar, pois anteriormente a chegada de africanos, a ilha era habitada por malaios que praticavam o Ringa, uma luta acrobática que está ligada ao Silat Melayu, Muay Boran e kalari Payattu, nota-se em especial no Silat Melayu algumas semelhanças com a Capoeira. O Ringa seria a origem do Morengy, que teria também influências africanas, por essa teoria ele teria influenciado a capoeira no século 19, quando um nûmero reduzido de malgaches vivia no Brasil. O problema com a teoria, é que pelo menos oficialmente, não se sabe de influências malgaches na cultura afro-brasileira.

Resumindo, a Capoeira nasceu no Brasil, mesmo tendo origens diversas (talvez até malaias), ela é uma arte mestiça como o povo brasileiro, mas seus precursores no Brasil foram homens negros africanos!


Voce esta entrando em contradiçao. Cito esta sua frase: "Não é possível também, negar as importantes contribuição de estilos não africanos para a Capoeira, começando pelo Savate, e ainda o Jiu-Jitsu, Judo, Luta-Livre, entre outros". A parte em que voce cita estilos marciais indianos e indochineses tambem é uma contradiçao. Fica claro que, ao contrario da sua conclusao final, a Capoeira nasceu da miscigenaçao. Como voce mesmo afirmou.
Como eu disse antes, nao existe em nenhuma regiao africana nenhuma arte que tenha as bases da Capoeira. Apenas pode-se encontrar diversas artes que compartilhem um, as vezes dois aspectos em comum com a Capoeira. Existem diversos movimentos do Kung-fu que sao identicos aos da Capoeira, em alguns estilos até mesmo a movimentaçao é semelhante. Devo incluir a possibilidade de que a Capoeira tenha raizes chinesas?
Os precursores da Capoeira foram descendentes de africanos, mestiços, escravos, quilombolas ou libertos.

Danilolabbate (discussão) 19h10min de 20 de fevereiro de 2012 (UTC)[responder]

Cortar seção Capoeiristas Históricos?[editar código-fonte]

A seção Capoeiristas Históricos antigamente era um hall de auto-promoção. Hoje melhorou muito, mas ainda é muito parcial e arbitrario. Alguem tem alguma idéia para melhorar a seção, ou seria melhor cortá-la de vez?

Concordo em eliminar. Listas deste género são de evitar nos artigos. Se alguém é/foi relevante, deve estar explicado no corpo do texto por que o foi. Não há aqui nenhum critério na criação da lista, mero achismo pessoal que vai contra as regras do projeto. Maior parte nem artigo tem. Está com uma tag de falta de fontes há cinco meses. Vou retirar. Se alguém quiser contestar, por favor indique os critérios que levaram à criação da lista e fontes fiáveis que indiquem todos os elementos da lista como os mais notáveis do campo. Polyethylen (discussão) 00h03min de 30 de outubro de 2012 (UTC)[responder]

Existe algum projeto ativo sobre os temas da capoeira ou outros editores interessados em começar um? Possam me contatar por favor na minha página de discussão. Kássio Santiago (discussão) 17h33min de 18 de novembro de 2019 (UTC)[responder]