Discussão:Caudilho

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Hoje em dia no português usual palavras estão acabando por ser deixadas de lado,é o caso da palavra auferir que com o passar do tempo e com a simplificação da nossa lingua(fala)acabou por ser esquecida e ao pronunciada ser incompreendida pelos ouvintes.

Numa pesquisa da UNESCO sobre o significado de certas palavras e seu desuso foi constatado que a nova geração não estão sabendo usar a linguagem culta.Ao perguntar à um jovem sobre o significado da palavra auferir esse dissera que vinha de auferes,portanto o correlacionou com tiradentes.

A Academia Brasileira de Letras está tentando entrar num consenço para "retirar certas palavras do dicionário" por causa de seu desuso uma dessas palavras é a tal auferir....

Para mais informações ou para participar da enquete para saber essa palavra deve ou não ser retirada de uso acesse [[suprimido] ligação externa] integrante da Academia Brasileira de Letras.

     Reynaldo Lestrange Gnochi

No item caudilhos famosos estão listados Getúlio Vargas e Luis Inácio Lula da Silva, porém ambos não se enquadram no conceito de Caudilho dado pelo próprio artigo, que sustenta que caudilhos possuiam exércitos pessoais e milícias que atuavam nos territórios dos países... Não é o caso nem de Lula ou Getúlio.

Aqui parece haver confusão com o termo Populismo, pois há um consenso histórico de que Getúlio Vargas era populista, quanto à Lula, considerá-lo populista ainda está carregado de ideologia política. Populista ou não, nem Getúlio nem Lula não são um Caudilhos. Por outro lado Caudilhos podem ter sido populistas, afim de ganhar o carisma popular.

Por esse motivo vou remover os refeirods trechos do artigo.

Pelos motivos expostos acima retirei NOVAMENTE Lula e Getúlio da lista de caudilhos. É lamentável que isso aconteça, só prejudica a wikipédia da nossa língua.

Tambem estão listado Juan Domingo Perón porém não se enquadra no conceito de Caudilho dado pelo próprio artigo, Não é o caso nem de Perón, a era dos caudilhos na Argentina e no Uruguai, estima-se que durou até o século XX começou.

A diferença básica entre o coronel e o caudilho, é que o primeiro se impõe pela força e pelo medo, enquanto o segundo se impõe pelo carisma e pela liderança no sentido de salvador da pátria. JMGM (discussão) 07h09min de 10 de maio de 2015 (UTC)[responder]