Discussão:Ceres (planeta anão)

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Artigo bom Ceres (planeta anão) foi eleito um artigo bom; o que significa que ele (ou uma versão anterior) foi avaliado e identificado como um artigo de boa qualidade produzido pela comunidade da Wikipédia lusófona, seguindo os critérios estipulados. Se acha que consegue elevar o estatuto, faça-o por favor.
Etapas passadas por este artigo
Data Processo Resultado
(data não inserida) Candidato a artigo destacado Promovido
2 de julho de 2009 Revalidação de artigo destacado Despromovido
17 de março de 2015 Candidato a artigo bom Promovido
Estatuto atual: Artigo bom

Sugiro que esta página seja renomeada para 1 Ceres, já que este é o nome real do asteróide. Gostaria de uma segunda opinião antes de efetuar o procedimento. --KalEl 19:06, 3 Ago 2004 (UTC)

Hum... de certeza que o 1 faz parte do nome? É que eu sigo com algum interesse as notícias da exploração espacial e nunca vejo os números de descoberta a serem referidos. É sempre só Ida (e Dactyl) ou Toutatis, ou etc. E suspeito que é por esses nomes que 99,9% de quem vier à wikipédia à procura de informações sobre esses corpos irá procurar. Ou seja, mesmo que o número de descoberta fizer parte do nome oficial (e até acredito que faça), não me parece boa ideia colocar lá o artigo. Um redireccionamento, sim, mas o artigo acho que não... --Jorge 00:05, 4 Ago 2004 (UTC)
Bem... Todos os artigos que eu vi sobre o Ceres é denominado como 1 Ceres, mas, realmente, pode-se fazer o inverso do que eu estava pensando e colocar o redirecionamento de 1 Ceres para Ceres, entretanto, quando alguém começar a fazer os artigos para os outros significados de Ceres, talvez alguém irá querer renomear esta página para Ceres (Astronomia), ou planeta, planetóide, asteróide ou coisa parecida... Mas vale a pena dar uma pesquisada a mais para saber se é 1 Ceres mesmo ou só Ceres. Só para referencia, existe outro semelhante que é o 50000 Quaoar, que o número também faz parte do nome (pelo menos em todos os artigos que eu li no site da NASA), mas faz um tempo que eu vi isso e nao tenho mais a referencia... --KalEl 17:00, 4 Ago 2004 (UTC)
Eu acho que na literatura científica o número faz mesmo parte do nome. E, pensando melhor, e por analogia com outros casos que temos já aqui na wikipédia (os nomes científicos dos seres vivos e das constelações, por exemplo), mudei de opinião. Deve ficar 1 Ceres, sim. Desde que se crie logo o redireccionamento no nome mais comum. --Jorge 17:15, 4 Ago 2004 (UTC)
  • Nunca vi o numero a fazer parte do Nome, e já li livros brasileiros, americanos, ingleses e portugueses de astronomia planetária. Isso é coisa da wikipedia em inglês. O planetoide Ceres, sempre se chamou Ceres (Já foi considerado planeta no passado, espero que seja no futuro novamente), nunca lhe foi colocado nenhum "1", mas o melhor é fazer isso mesmo, pois há Ceres (deusa), Ceres (asteroide) e quem sabe no futuro Ceres (lua) - Aí deve estar o motivo. EM livros de astronomia, os nomes vêm sempre juntos nas tabelas porque convém (mas separados em duas colunas), há largos milhares de asteróides, logo os numeros servem para identificar: Ceres é o asteroide 1. Quaoar é o nome PROVISORIO dado pelos descobridores. Os descobridores em termos de planetas têm apenas opinião, a palavra final é dada pela Associação Internacional de Astronomia, e eles ainda não aceitaram esse nome. Mas não duvido muito, pois aquilo está uma bagunça e aceitam qualquer nome. :(. Quaoar nem é um asteroide, é um KBO / Objecto da Cintura de Kuiper/ Objecto trans-neptunino.--Pedro 17:39, 4 Ago 2004 (UTC)
    • Existe uma cidade no Estado de Goiás com esse nome. Que fazer? Jurema Oliveira 04:24, 26 Ago 2004 (UTC)
Jurema, na minha opinião, pode ser criada uma matéria chamada Ceres (cidade). --Sérgio Moura 10:44, 28 Agosto 2006 (UTC)