Discussão:Chuva ácida

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Tópico sem título[editar código-fonte]

A Chuva Ácida As indústrias químicas e as centrais térmicas jogam na atmosfera produtos contaminadores, como os gases SO2 e óxidos de nitrogênio (NOx = NO e NO2), com a ajuda do O3 das camadas baixas da atmosfera, oxidam-se e, com a umidade da chuva, convertem-se em ácidos que se espalham pela terra, águas, árvores, plantações. A maioria das chuvas é ligeiramente ácida por causa de uma pequena quantidade de dióxido de carbono dissolvido na própria atmosfera e tem um pH de 5,6. A chuva ácida tem um pH entre 5 e 2,2, e têm efeitos corrosivos para a maioria dos metais, o calcário e o papel. É letal à vida lacustre e prejudica as florestas e os solos. Também corrói edifícios e pode ser perigosa para a saúde dos seres humanos. Os efeitos são intensificados pelo fato de a chuva ácida liberar metais tóxicos, como cádmio e mercúrio, usualmente fixados no solo. Quando não é natural, a chuva ácida é provocada principalmente por fábricas e carros que queimam combustíveis fósseis, como o carvão e o petróleo. Desta poluição um pouco se precipita, depositando-se sobre o solo, árvores, monumentos etc. Outra parte circula na atmosfera e se mistura com o vapor de água. Passa então a existir o risco da chuva ácida. Reações Químicas da Chuva Ácida • CO2(g) + H2O(l) --> H2CO3(aq) • S + O2 --> SO2 • S O2+ ½ O2 --> SO3 • SO2 + H2O --> H2SO3 • SO3 + H2O --> H2SO4 • N3 + 2º2 --> 2NO2 • 2NO2 + H2O --> HNO2 + HNO3 (geocities.yahoo.com.br/acideznachuva134/1.html)

        Estes ácidos são formados na atmosfera através da oxidação fotoquímica dos gases SO2, NO e NO2 com radicais livres (principalmente o radical hidroxila -OH•) ou através da oxidação destes gases ácidos com o peróxido de hidrogênio (H2O2), com o ozônio (O3) ou com o oxigênio dissolvido no interior das nuvens, neblinas e na chuva, neste último caso, uma reação catalisada por metais traço com o Mn2+ , Fe2+ e Fe3+.

CHUVA ÁCIDA NO MUNDO

Pode parecer que não, mas milhares de pessoas preocupam-se com o meio ambiente. Os dois países com maior interesse em acabar com a chuva ácida são Grã- Bretanha e a Alemanha. Na costa do Atlântico Norte, a água do mar está entre 10% e 30% mais ácida que nos últimos vinte anos. Nos EUA, onde as usinas termoelétricas são responsáveis por quase 65% do dióxido de enxofre lançado na atmosfera, o solo dos Montes Apalaches também está alterado: tem uma acidez dez vezes maior que os solos vizinhos, de menor altitude, e cem vezes maior que das regiões onde há esse tipo de poluição.