Discussão:Ciclo do nitrogênio

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


Em português, a denominação nitrogénio (com origem no inglês nitrogen) deverá ser substituída por Azoto.

--Julz 18:30, 10 Janeiro 2006 (UTC) Este artigo é ainda muito incipiente e contém mistura de dois conceitos: ciclo do nitrogênio e fixação biológica de nitrogênio. Embora estes conceitos sejam interligados, são geralmente tratados em maior detalhe separadamente (por exemplo, Wikipedia-En: nitrogen cycle e nitrogen fixation). No momento, fiz apenas modificações mínimas (correção de links quebrados). Quando eu tiver mais tempo posso me habilitar a atacar as traduções, se ninguem o fizer antes. :-))) A propósito:

  • No Brasil, Nitrogênio é o nome recomendado pela Sociedade Brasileira de Química em suas publicações em português (Química Nova, Química Nova na Escola, etc.). SBQ Uma vez que o artigo foi originalmente escrito adotando a nomenclatura brasileira, mantive este formato (seguindo a norma de conduta da própria Wikipedia-Pt Wikipedia:Versões da língua portuguesa

Alteração do artigo[editar código-fonte]

Eu estou a fazer um trabalho para uma disciplina que consiste em melhorar este artigo. Neste sentido o artigo pode ficar temporariamente com um aspecto menos apetecível. Agradeço a compreensão e espero que o meu contributo venha a ser útil. --Rodrigobelo 00:34, 10 Abril 2007 (UTC)

Caro Rodrigo, infelizmente você está equivocado. O movimento de página que você fez é indevido pois você está desrespeitando as versões da língua portuguesa. Tanto a nomenclatura brasileira como a portuguesa são consideradas corre(c)tas. Irei reverter seu movimento para a nomenclatura inicial.
Segundo erro: você está inserindo textos totalmente fora dos padrões de nosso livro de estilo. Tais edições são nocivas ao projeto, visto que gastam um espaço desnecessário nos servidores da Wikipédia. Para isso, peço que use o botão "mostrar previsão".
Sugiro que leia os tutoriais presentes na mensagem de boas-vindas em sua página de usuário, antes de sair fazendo grandes mudanças nos artigos.
Abraços e boas contribuições! JSSX uai 14:25, 10 Abril 2007 (UTC)

Parágrafos que falam de aquários[editar código-fonte]

Os paragráfos referentes a aquários são muito específicos para este artigo, que idealmente deveria tratar do ciclo do azoto de uma forma abrangente e não aplicado à realidade dos aquários. Vou colocar estes parágrafos numa secção espcífica mas deve-se considerar (re)movê-los. --Rodrigobelo 19:58, 10 Abril 2007 (UTC)

Discordo da remoção. Uma seção específica para o assunto em aquários pode ser uma boa idéia, mas a remoção acredito que não seja, pois o ciclo do azoto é importantíssimo para os aquários e acho que não se justificaria a criação de um artigo individual somente para isto. marcusbacus 04:37, 16 Abril 2007 (UTC)