Discussão:Ciclone

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Atenção!

O conteúdo da página foi substituído por uma versão mais antiga devido a suspeitas de violação de direitos de autor.

O texto que tinha sido aqui colocado era idêntico ao texto da seguinte fonte: http://www.escolavesper.com.br/ciclones.htm Manuel Anastácio 20:47, 7 Outubro 2005 (UTC)

A procedência deste texto é Portugal, certo? Uma dúvida: em Portugal, úmido é com H mesmo? É curiosidade mesmo, pois aqui no Brasil, escrevemos sem H. --Resposta : Sim, húmido em Portugal escreve-se com H como acabei de fazer.

Ciclone a anticiclone[editar código-fonte]

Corrigi o texto no seguinte aspecto : O que diferencia um ciclone de um anti-ciclone não é o sentido de giro, e sim o fato de haver um centro de alta ou baixa pressão no seu interior. O giro tanto de ciclones quanto de anti-ciclones é o sentido anti-horario no Hemisferio Sul e sentido Horario no Hemisferio norte. Isso é decorrente do fato de que cada secção da terra no sentido perpendicular ao seu eixo, apresenta diferentes velocidades, pelo fato de apresentar raios diferentes. Quando uma massa de ar proveniente de uma região de velocidade mais baixa (mais proxima aos polos) se dirige para uma região de velocidade mais alta (mais proxima ao equador ) sofre uma deflexão. Essa é a chamada "aceleração de coriolis" - o comentário precedente não foi assinado por 201.3.189.170 (discussão • contrib.) Ramisses (discussão) 18h22min de 4 de Março de 2008 (UTC)


Quase exatamente. O que realmente diferencia um ciclone de um anticiclone é que um é uma área de baixa pressão e o outro é uma área de alta pressão. O que está errado é que os dois não giram num mesmo sentido num mesmo hemisfério. No hemisfério sul, os ciclones giram no sentido horário e os anticiclones giram no sentido anti-horário. E é exatamente a aceleração de Coriolis que impulsiona (inicialmente) os dois sistemas. (complicado, não!?) Acontece que a estrutura física de um ciclone é diferente de um anticiclone. Um ciclone apresenta ventos divergentes, ou seja, vão de baixo para cima e por causa da força de Coriolis, estes ventos giram "em parafuso" no sentido horário. Num anticiclone, os ventos são convergentes, ou seja, vão de cima para baixo, também girando "em parafuso", só que em sentido anti-horário. (eh, complicadeza!?). Entendeu, um ciclone é como se visse um parafuso girando no sentido horário e seus ventos fossem como as sua rosca e um anticiclone é o mesmo parafuso, mas de cabeça para baixo. E por incrível que pareça, a aceleração de Coriolis causa o movimento inicial (ou seja, só dá aquela impulsão) de ambos os sistemas. Ramisses (discussão) 18h22min de 4 de Março de 2008 (UTC)

Isso é muita desinformação. Forças de Coriolis não atuam no sentido vertical pois não há nada que vincule a rotação da terra com a dimensão vertical. Pegue um lapis e trace uma espiral de dentro pra fora e uma de fora pra dentro, ambas no mesmo sentido, você vai ver que as espirais tem formatos "opostos", contudo ambas giram no mesmo sentido. Isso explica as fotos de satélite. Já consultei velhos livros e eu mesmo desenhei um esquema que demonstra tal fato. Os livros são unamimes em classificar com mesma direção de giro tanto ciclones quanto anti-ciclones ( Não acho que os velhos que escreveram isso nem meus esquemas estejam errados ) Imagine uma massa de ar no hemisferio sul, se dirigindo no sentido Sul para Norte, essa massa sempre vai ter tendencia a ser desviada no sentido Oeste, independemente de fazer parte de um ciclone ou anti-ciclone. Espero que vocês mesmos façam a correção no texto. Não vou ficar brigando. Diagrama sobre deflexão de ventos em http://oceanservice.noaa.gov/education/kits/currents/05currents1.html - o comentário precedente não foi assinado por 201.10.32.62 (discussão • contrib.) Ramisses (discussão) 16h43min de 5 de Março de 2008 (UTC)

Santa ignorância!! Também não vou continuar a explicação. Apenas compare isto e isto. Também compare a imagem a sua própria fonte, onde mostra desenhos esquemáticos de altas subtropicais (áreas de alta pressão) (no hemisfério norte) com a imagem do furacão Félix e também com essa animação. Note que os anticiclones (áreas de alta pressão) no hemisfério norte giram no sentido horário e os ciclones (neste caso furacão) giram no sentido anti-horário no hemisfério norte. Ramisses (discussão) 16h43min de 5 de Março de 2008 (UTC)

Realmente, verifiquei referencias adicionais e elas confirmam o sentido que você falou. Agora o que deve estar falhando é minha intuição matematica. A explicação continua sendo no desvio das massas de ar no plano horizontal (pelo menos durante a formação inicial do ciclone ( verifiquei a wikipedia em ingles - cyclone - e também as fotos que tem por lá ), contudo na composição dos movimentos é que estou me atrapalhando. A espiral é identica num mesmo hemisferio, tanto pra ciclones quanto pra anticiclones, o que indica que o desenvolvimento dos raios de curvatura possui o mesmo mecanismo. Essa é a parte matematica mais dificil de explicar. Quando descobrir, posto aqui se sobrar tempo.o comentário precedente não foi assinado por 201.25.40.167 (discussão • contrib.) Ramisses (discussão) 23h37min de 5 de Março de 2008 (UTC)

Caso encerrado. Mas é isso que a Wikipédia precisa, alguém que conteste o que está escrito, forçando a pesquisas. Somente assim melhoraremos a qualidade dos artigos. Tudo o que pesquisei nesta discussão vou usar como referência no artigo.Ramisses (discussão) 23h37min de 5 de Março de 2008 (UTC)

Efetuarei a fusão do artigo depressão (meteorologia) com ciclone. Motivos:

  • Meteorologicamente falando, toda depressão de escala sinótica bem definida é um ciclone.
  • As depressões não ciclônicas são chamadas de cavados ou vale depressionário, devido à sua natureza alongada.
  • O texto em depressão (meteorologia) fala: Citação: Em meteorologia o termo depressão é aplicado a sistemas de baixa pressão de escala sinóptica (1000 < L < 6000 km) associadas aos sistemas frontais em latitudes médias e altas. Para mim, é a exata descrição de um ciclone extratropical.
  • Na wikipédia anglófona, francófona e hispanófona, há os artigos ciclone, área de baixa pressão e cavado. Mas nas três wikipédias área de baixa pressão (i.e. depressão) e ciclone falam da mesma coisa.
  • Não é bem uma fusão, já que o artigo ciclone já fala de tudo o que está em depressão (meteorologia). -Ramisses (discussão) 00h53min de 19 de Junho de 2008 (UTC)