Discussão:Cinema western

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ex-artigo destacado Cinema western é um artigo anteriormente destacado. Por favor, veja as ligações nos marcos alcançados para a página original de nomeação (para artigos mais antigos, pode não haver arquivo) e veja por que foi removido dos artigos destacados.
Etapas passadas por este artigo
Data Processo Resultado
(data não inserida) Candidato a artigo destacado Promovido
(data não inserida) Revalidação de artigo destacado Despromovido
Estatuto atual: Ex-artigo destacado

Sobre a recente fusão ou redirect de Western para Cinema Western: O título escolhido "Cinema Western" limita o artigo, causando confusão em passagens que não são próprias de cinema, como por exemplo comentários sobre quadrinhos e séries de TV. Um dos exemplos é o da lista sobre personagens do velho oeste, que com o título anterior era perfeitamente adequada sob o ponto de vista de um "anexo", já que a lista não se limitava a personagens de cinema western, mas sim também sobre personagens históricos, desenhos, cantores, atores, séries, literatura e tudo o mais que podia ser reconhecido como possuidor ou inspirador de um "estilo western".

O próprio cinema Western, um derivado posterior influenciado pela literatura popular, a rigor poderia ser definido como um filme de ação ou aventura em estilo de western. Mas com o nome do artigo, comentários mais detalhados sobre a referida literatura, também poderão ser considerados inadequados.

É claro que os autores da limitação do verbete perceberam essa inadequação, mas resolveram corrigir o problema de início propondo para ser apagado o citado anexo da lista de personagens do Velho Oeste,que criei de forma despretenciosa mas que me foi muito útil para pesquisar o tema "estilo artístico western". Muitos ingênuos votaram a favor sob o argumento bem intencionado de que o anexo pode ser substituído por uma categoria. Mas tal categoria até agora, segundo me parece, não existe. E se alguém tentar criar algo como a Categoria Personagens com Estilo Western ou coisa parecida, recomendo que se prepare para ser execrado pela comunidade pseudo-intelectual dos "especialistas" em cinema).

Isso nos leva a preocupação com a "estreiteza" de critérios de certos editores, que nesse caso tenderá a estragar todo um destacado trabalho anterior, como o que fora feito nesse artigo. E essa atitude perniciosa não parará por ai, segundo temo, pois não há limites de estragos para quem assim age.

--200.144.29.12 11h41min de 24 de Setembro de 2007 (UTC)