Discussão:Comando de Caça aos Comunistas

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Estou iniciando a necessária wikificação do artigo (alterações no estilo e não no conteúdo). --João Menna Barreto (discussão) 18h34min de 7 de Julho de 2008 (UTC)

Alguma alteração no conteúdo está sendo feita, porque a existência do CCC é um fato histórico amplamente documentado por inúmeras fontes fidedignas, e não uma simples "suposição". --João Menna Barreto (discussão) 18h37min de 7 de Julho de 2008 (UTC)
Inseri fontes de referência, novos dados e ligações internas. --João Menna Barreto (discussão) 17h10min de 8 de Julho de 2008 (UTC)

Duvida Comando de Caça aos Comunistas[editar código-fonte]

Ola Yone, notei que você editou no artigo acima colocando uma referencia onde é citado que o autor da reportagem publicada na revista O Cruzeiro, criou os nomes dos integrantes do grupo acima baseados em uma cadernetinha que ele emprestou de um integrante do grupo. Como o blogueiro Paulo Henrique Amorim foi processado por queixa-crime por publicar nomes constantes na lista, obrigando-o a se retratar, não estaria a Wikipedia fazendo algo errado e possivelmente sujeita a algum tipo de queixa ao citar todos aqueles nomes se baseando em uma reportagem que a Justiça do Brasil não considera fiavel? Mandei a mesma nota para MC. DARIO SEVERI (discussão) 06h38min de 12 de setembro de 2013 (UTC)

Este artigo do CCC que a gente tá mexendo, vem sendo editado há tempos por IPs. O assunto é sensivel e envolve pessoas ainda vivas. Eu estou achando que essa fonte do Cruzeiro citada para quase tudo, é meio caída e pouco fiavel. Esta fonte do site Consultor Juridico [3] que narra um embate antigo havido ente o Boris Casoy e o PHA, diz que o autor da reportagem do Cruzeiro na época, declarou que os nomes que ele colocou na reportagem o foram por ilação. Acho q seria importante checar exatamente essas fontes todas que tem lá, retirar o que seja só material da Cruzeiro e checar as outras, pra deixar só o que se sustentar. O Ustra, por exemplo, como fonte, é piada, o cara é tendenciosissimo. MachoCarioca oi 08h01min de 12 de setembro de 2013 (UTC)

Vejo que você não me entendeu, eu pessoalmente não me importo, que nomes ou quantos nomes constam no artigo, não vivo no Brasil e conheço pouco da politica brasileira, mas se você ler a referência, notara que o jornalista se apropriou da agenda de telefones do entrevistado, não foram nomes fornecidos pelo entrevistado, aquilo não é uma fonte fiável, tanto que ele próprio reconheceu o erro ao ter inventado que os nomes da cadernetinha fossem membros do Comando de Caça aos Comunistas. Sds DARIO SEVERI (discussão) 11h52min de 12 de setembro de 2013 (UTC)

Acho mais interessante passar todas essas msgs pra pagina de discussão do artigo, assim fica tudo numa pagina só, mais fácil do que ir pra lá e vir pra cá e ir acolá. Acompanha-se o desenvolvimento da discussão num lugar só. MachoCarioca oi 14h51min de 12 de setembro de 2013 (UTC)

Eu não estou desqualificando O Cruzeiro nem Pedro Medeiros, mas o blogueiro Paulo Henrique Amorim publicou a retratação, porque ele acreditou estar errado em acusar Boris Casoy ou não ter provas suficientes para confirmar isso. Se você acha que o Paulo agiu errado em se retratar e que as provas são fiáveis para continuar publicando na Wikipédia, por mim, como disse anteriormente, tudo bem.

Só queria porém enfatizar que você está concordando em atacar outros defuntos baseando-se em uma prova que pelo que parece não foi aceita pela justiça no Brasil, e textos na Wikipédia precisam ter fontes fiáveis e não ser sentimentais. Sds DARIO SEVERI (discussão) 15h00min de 12 de setembro de 2013 (UTC)

Uma ultima coisinha, você não deve ter lido a referencia no artigo, ao mostrar surpresa por eu citar que Pedro Medeiros se apropriou da tal caderneta, se você controlasse teria verificado que ele mesmo cita na revista que roubou ela, ou usando as tuas palavras surrupiou a tal cadernetinha. DARIO SEVERI (discussão) 16h11min de 12 de setembro de 2013 (UTC)

Eu acho q os dois tem lá sua dose de razão em alguns pontos e podíamos repensar em como escrever aquilo. Manter, mas de maneira diferente. Aquelas listas incisivas foram escritas por IPs. Talvez manter a informação, mas mantendo apenas os nomes, sem todo aquele prontuário de cada um agregado? Sugestões ... MachoCarioca oi 15h03min de 12 de setembro de 2013 (UTC)

Transcrevi as mensagens que eu e o MC enviamos para a Yone sobre este assunto.

O que está em discussão não é remover partes que possuem referencias fiáveis, mas sim tornar o artigo enciclopédico e não um folheto panfletário DARIO SEVERI (discussão) 00h50min de 13 de setembro de 2013 (UTC)[responder]

Por favor, não cite algo inexistente para justificar o teu erro, ninguém esta querendo remover as informações que são comprovadas, inclusive o processo judicial contra o ex-CCC Cássio Scatena, que matou um trabalhador em 1978, mesmo porque a existência do CCC é um fato histórico amplamente documentado por inúmeras fontes fidedignas. DARIO SEVERI (discussão) 01h03min de 13 de setembro de 2013 (UTC)[responder]
Vou procurar melhorar o artigo, removendo detalhes pessoais que nada tem a ver com o CCC, como a citação ao Dilermando Cigagna Júnior, ...Casado com uma advogada dezoito anos mais jovem, gosta de investir em bons vinhos, viagens e obras de arte. ... Isto não e matéria para uma Enciclopédia, e depois isso é uma critica ou um elogio? Para mim, gostar de bons vinhos, viagens e obras de artes são elogios que se está fazendo ao Dilermando. DARIO SEVERI (discussão) 16h55min de 13 de setembro de 2013 (UTC)[responder]

Colaboração para remoção de Conteúdo - Batochio[editar código-fonte]

Prezados Senhores Colaboradores do Portal “Wikpédia” boa tarde!

Somos advogados e enviamos este e-mail representando o Dr. José Roberto Batochio, também advogado, com atuação há mais de 40 anos.

Ocorre que o Dr. Batochio tem sido vítima de publicações inverídicas acerca de sua pessoa, nas quais terceiros o acusam de ter integrado um grupo político de direita denominado "CCC - Comando de Caça a Comunistas" e ter participado de um grave conflito que aconteceu em 1968, na cidade de São Paulo, entre estudantes da Universidade Mackenzie e USP.

Os reflexos dessas divulgações têm sido extremamente prejudiciais a imagem, a honra e a reputação do Dr. Batochio, vez que não condizem com a realidade dos fatos, e o relacionam com os atos de violência praticados naquele conflito.

Prova disso é que a foto que supostamente o relacionam com tais atos naquela época é de outra pessoa - Pedro Roberto Chaves de Lara e o Dr. Batochio não era mais estudante da Universidade Mackenzie quando tal fato ocorreu, pois graduou-se antes de tal evento.

Como alguns usuários estão publicando tais inverdades no portal de Vs. Sas., por meio dos links:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Comando_de_Ca%C3%A7a_aos_Comunistas

http://pt.wikipedia.org/wiki/Batalha_da_Maria_Ant%C3%B4nia

Solicitamos a gentileza de contar com a colaboração dos Senhores para a remoção de qualquer referência inverídica relacionada ao assunto, principalmente, as constantes na URL acima e eventuais comentários que acompanhem a publicação.

Reiterando os nossos votos de estima e consideração, solicitamos a colaboração de V. Sas. e aguardamos um retorno quanto ao requerimento acima.

"As informações contidas neste e-mail e respectivos documentos são privativos de José Roberto Batochio, portanto, CONFIDENCIAIS e protegidos por sigilo legal. Qualquer divulgação, distribuição ou reprodução inadequada ou indevida é estritamente proibida, sujeitando-se V. Sas. às sanções legais."

OBS. Possuímos documentos que comprovam que o Dr. Batochio não integrou o "CCC".

Atenciosamente,

comentário não assinado de Caroline Leonello (discussão • contrib)

Ele não está listado como membro do ccc, mas suposto membro. As informações às quais vc se refere podem ser devidamente acrescentadas, como contraponto ao que já está no artigo, de acordo com as regras do projeto. À disposição para qualquer dúvida. E. Feld fala 00h21min de 25 de setembro de 2013 (UTC)[responder]

Prezado Efeld e demais colaboradores da Wikipedia, haveria a possibilidade de atrelar a matéria: ASSASSINATO DE REPUTAÇÃO.Importante é a manada e a notícia que se dane, disponível na Url: <http://www.observatoriodaimprensa.com.br/news/imprimir/18318> Onde há uma contra argumentação sobre os fatos da ligação do Dr. Batochio ao "CCC"? Desde já agradecemos, att. Caroline Leonello

Caroline, vc mesma pode fazer isto, a edição aqui não é limitada a qualquer estatuto. Das próximas vezes que participar de discussões, por favor assine com quatro tis (o seu nome vem automaticamente) e nunca coloque informações particulares como telefone, endereço ou e-mail. Grato. E. Feld fala 17h21min de 11 de outubro de 2013 (UTC)[responder]

Prezado E. Feld, muito obrigado.

Comentário Se o próprio autor da lista de "supostos integrantes do CCC" nega que eles sejam supostos de alguma coisa e fez apenas uma ilação, (jornalismo marrom, diga-se, na época, no que O Cruzeiro era muito bom) como comprovado por fontes, não tem nenhum sentido manter a seção "Supostos integrantes do CCC". Ou seja, o fato simplesmente não existe. Trata-se de um atentado à honra de todos, devido à péssima fama que tem o tal CCC. Ser citado em algum veiculo como "suposto nazista" ninguém quer, não? Dependendo do que seja o "suposto", só em ser "suposto" já pode acabar com a vida de alguém. Aquilo ali é uma irresponsabilidade. MachoCarioca oi 17h38min de 10 de dezembro de 2013 (UTC)[responder]

Comentário Concordo com MachoCarioca, alguns inclusive já estão mortos e liga-los ao tal CCC dentro de uma enciclopédia usando apenas suposições é atentar à honra do morto e desfigura por completo, por usar suposições, o conteúdo já existente no artigo com boas referências dando peso indevido a opiniões marginais ... uma irresponsabilidade. DARIO SEVERI (discussão) 02h26min de 11 de dezembro de 2013 (UTC)[responder]