Discussão:Comissionamento

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Direitos autorais[editar código-fonte]

Respondendo ao Tuga e ao Eric Duff, sobre a questao dos direitos autorais...

Fui o autor deste verbete, em sua versao inicial. Os conceitos aqui apresentados foram baseados na visão estruturada de Comissionamento desenvolvida pela Forship Engenharia, onde sou Diretor. Esta visão reflete uma concepçao mais moderna, conforme evolução internacional no mundo dos emprendimentos industriais mais complexos (até recentemente o Comissionamento era visto apenas como um conjunto de testes realizados na fase final da construção de uma planta indistrial).

Os trechos eliminados pelo Eric (e repostos pelo Tuga) na verdade sao semelhantes a outros que podem ser encontrados em uma série de artigos e apresentacoes realizadas nos últimos anos, no Brasil e no exterior por profissionais da Forship e depois incorporados como padrao (e mesmo reproduzidos, quase ipsis literis) por diversas entidades e empresas de relevo no Brasil, tais como Petrobras, Vale, ABEMI e CE-EPC. Certamente foi por isso que o Eric, na melhor das intenções, os retirou do artigo, supondo que caracterizavam violacao de direitos de autor.

Agradeço ao Tuga a reposicao dos trechos mencionados, que sao na verdade essenciais ao conteúdo do artigo. Vou aproveitar também, em breve, para incluir na página algumas referencias a artigos e revistas que servem para substanciar as minhas argumentacoes acima.

Um abraço a ambos. --Antonio Prates (discussão) 03h29min de 6 de novembro de 2011 (UTC)[responder]

Resposta Alexandre Carvalho[editar código-fonte]

Respondendo a eliminação de conteudo:

O trecho em questão foi copiado na integra de um documento da SGS do Brasil (8181-09 Plano de Comissionamento) e é usado como base de seus empreendimentos, está registrado e não pode ser usado fora do ambiente. Sinto muito pessoal, mas não será possível a utilização do texto.

Alexandre Carvalho SGS do Brasil.

Esclarecimentos[editar código-fonte]

Olá Alexandre,

Demorei um pouco para entender a sequência de fatos na evolução deste artigo até o momento, mas parece que agora consegui esclarecer tudo, consultando a aba de Histórico e examinando passo a passo as edições. Em resumo, salvo algum detalhe menor:

  • O artigo foi criado em março de 2008, com conteúdo mínimo, por um autor anônimo.
  • Em setembro de 2008 fiz uma revisão geral do artigo, incluindo o conteúdo que ainda hoje subsiste (com alguns ajustes de forma) em suas seções iniciais. Tomei como base uma série de artigos apresentados entre 2006 e 2008 por profissionais da Forship em eventos especializados (tais como congressos da SOBENA, Naval Offshore e Copinaval). Na época não me preocupei muito com nossos direitos autorais, até porque a esta altura já era praxe ver trechos inteiros de material desenvolvido por nós sendo incluídos em documentos de outras empresas e instituições, sem menção às fontes. Entendo, como até hoje, que isso fazia parte, relativamente saudável, do processo de amadurecimento do mercado nacional aos novos conceitos de comissionamento estruturado...
  • Em fevereiro de 2010, depois de ter feito uma apresentação no CE-EPC - Centro de Excelência em EPC - onde mencionei a existência de um artigo de Comissionamento na Wikipedia, peecebi que um outro autor anônimo havia incluído as seções de Definições e Atividades de Comissionamento. Na ocasião, apesar de achar que estas seções entravam em detalhes excessivos para o espírito da Wikipedia, decidi por não retirar os trechos incluídos, para não desencorajar novas contribuições. Na verdade imaginei que o texto havia sido copiado de algum documento da Petrobras, pelo uso de termos específicos de sua terminologia (tais como TAP, FVI e FVM). Não imaginei que a fonte era um procedimento interno da SGS, como você agora esclarece. Supus também que a própria dinâmica própria da Wikipedia acabaria por expurgar o conteúdo incluído sem autorização.
  • A retirada do conteúdo de autoria da SGS acabou só acontecendo em setembro de 2011, por autor anônimo (acredito que você ou outro profissional da SGS.
  • Em 5 de novembro de 2011 o Tuga repôs o conteúdo, informando que questionamentos de direitos autorais requerem que se informe a fonte original. Esta é uma regra da Wikipedia, que provavelmente você desconhecia.
  • Logo após, em 6 de novembro, eu criei esta página de discussão, com explicações referentes ao conteúdo das seções iniciais. Aproveitei para fazer alguns ajustes nas seções Definições e Atividades de Comissionamento, ainda sem saber qual era sua origem.
  • Em seguida você esclareceu que as duas seções tinham sido retiradas porque foram copiados, na íntegra, de um documento da SGS (8181-09 Plano de Comissionamento).

Em resumo, acho que você (em nome da SGS) fez muito bem em retirar os trechos mencionados, especialmente após informar a fonte. Quero crer que não houve má fé em quem os introduziu (provavelmente algum estagiário do CE-EPC; havia alguns presentes na minha apresentação), possivelmente pelo "entusiasmo" com a oportunidade de contribuir com a Wikipedia.

Acredito que agora a questão esteja toda esclarecida. No final, na minha opinião, o artigo ficou com um conteúdo adequado, e agora enriquecido com referências a artigos da SGS e Forship.

Um abraço, --Antonio Prates (discussão) 18h37min de 6 de novembro de 2011 (UTC).[responder]

P.S. Aproveito para recomendar que você sempre inicie com um título (== xxxxx ==) suas contribuições em páginas de discussão, e que inclua ao final a assinatura padrão da Wikipedia, através do mecanismo usual dos "4 tils" (ou usando o botão específico, acima da caixa de edição). Estas práticas facilitam a leitura e as respostas aos comentários, além de deixar bem registrada a data e hora da contribuição.