Discussão:Companhia Paulista de Trens Metropolitanos

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Concessão Linhas 8 e 9 para ViaMobilidade[editar código-fonte]

(Esta mensagem será postada nas páginas de discussão da CPTM e da Ferrovipédia)

Caros wikipedistas,

Recentemente, a ViaMobilidade tornou-se concessionária das linhas 8 e 9 da CPTM.

Levando em conta que os artigos das linhas 4, 5 e 17 as denominam como sendo do Metrô mesmo sendo concedidas, não achei precedentes (inclusive a SuperVia, cujas linhas não levam o nome da empresa) para essa situação.

Portanto, venho aqui pedir a opinião de todos em relação aos nomes dos artigos correspondentes a essas linhas. Devem ser mantidos como "da CPTM", essa extensão deve ser removida em favor da adição de suas cores (exemplo: ao invés de "Linha 9 da CPTM" colocar "Linha 9-Esmeralda") ou ainda ela deve ser substituída pelo nome da nova operadora (exemplo: "Linha 9 da ViaMobilidade"?

Obrigado pela colaboração, Pedro Nardi (discussão) 02h19min de 21 de abril de 2021 (UTC)[responder]

Olá, a concessionária das Linha 8 e 9 é a CCR. Via Mobilidade (pertencente ao grupo CCR) é concessionária das Linha 5 e 17 apenas, por ser uma sociedade de propósito específico. Ainda não foi anunciado o nome da SPE das Linha 8 e 9 e a troca de nomes só deve ser feita após a transferência oficial das linhas. E na Wikipédia, Metrô de São Paulo não é a denominação para a empresa estatal mas sim para todo o sistema de metrô da cidade. Nos artigos da CPTM e Supervia, há uma confusão que precisa ser resolvida. Esses artigos deveriam ser específicos das empresas de transporte apenas enquanto que artigos sobre a rede de trens deveriam ser nomeados "Trens metropolitanos de São Paulo" e ou "Trens de subúrbio do Rio de Janeiro". Quanto às linhas 8 e 9, serão renomeadas. Apenas a sigla CPTM será excluída e substituída pelo nome fantasia da concessionária ou por Trens metropolitanos de São Paulo (caso o padrão do Metrô seja seguido).Sorocabano 32 (discussão) 16h05min de 21 de abril de 2021 (UTC)[responder]