Discussão:Compositor

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

O conceito de "songwriter" não existe em língua portuguesa. Como estava, o artigo referia-se a este conceito e valia-se de termos em inglês. Aproveitei a maior parte do texto ou das informações com redação diferente. O redirecionamento existente a partir de songwriter foi mantido porque creio que deva ser a este artigo que o termo, se buscado, deva levar. Os interwikis que referiam-se aos artigos relativos a compositor de canção foram retirados, inclusive nos outros wikis e substituídos pelos dos artigos correspondentes a compositor como idéia mais geral. Não acredito que haja necessidade de um artigo específico para o conceito de songwriter, uma vez que ele também foi descrito, mas caso alguém discorde, o conteúdo anterior foi transcrito abaixo. Cralizemsg 00:56, 31 Outubro 2005 (UTC)

Texto anterior[editar código-fonte]

Compositor é alguém que escreve a música para canções. A palavra também implica que a mesma pessoa tenha escrito a letra, embora nem sempre seja o caso. A palavra é usada normalmente quando se fala de canções populares, embora também seja por vezes usada quando se fala de música clássica; também se pode dizer que Franz Schubert por exemplo, é um songwriter, embora não seja usual ser assim referido. Os songwriters podem cantar canções que escreveram, mas também podem escrevê-las para outros as cantarem.

Quem canta as suas próprias canções hoje em dia é chamado de “singer-songwriter”, embora a tradição de o fazer remonte a centenas de anos atrás, especulando-se mesmo que o homem pré-histórica teria escrito e cantado as suas próprias canções.

A maior parte da música clássica é escrita para ser interpretada por outros que não o compositor; no entanto sabe-se que Schubert cantava as suas canções em festas privadas, e que alguns compositores que sendo também cantores escreviam para si próprios, como seja o caso de Carl Lowe. Muitas bandas de rock modernas têm um ou dois songwriters, normalmente membros do grupo. Em muitos casos o vocalista principal é um dos songwriters.

Este texto tinha sido traduzido por mim da EN e serviu enquanto serviu. Agora está bastante melhor. Paulo Juntas 02:15, 31 Outubro 2005 (UTC)
== Cancionetista / Compositor de canções ==

Gostaria de levantar a lebre de que há uma diferença qualitativa entre um compositor lato senso e um compositor de canções, songwriter, cancionetista, enfim, uma pessoa que só compõe canções.

Não sei os motivos, não sei se é pelo estado incipiente das pesquisas em música no Brasil, a comparar com a tradição de outros países, sobretudo do norte, mas essa diferença de nomenclatura realmente não é usual aqui. Porém os ofícios são diferentes. Um compositor apenas de canções não consegue pensar estruturalmente uma música como um concerto, uma sinfonia, uma fuga, um cânone qualquer e, se o consegue compor, compôs apenas intuitivamente, repetindo fórmulas decoradas.

Uma composição pressupõe uma reflexão estrutural, um domínio ou tentativa de domínio da linguagem musical, é uma obra de artesanato que é construída em torno de abstração e conhecimento de formas e dos usos da linguagem.

Uma canção é composta com preocupações imediatas em reforçar o sentido do texto. Muitas vezes o que se vê na música popular é um clichê (uma repetição de acordes ou melodias) que mal se encaixam no texto (como na célebre Monte Castelo do conjunto Legião Urbana, onde praticamente todas as sílabas tônicas das palavras em finais de frase são destruídas). Mesmo em canções sofisticadas, como as de Schubert ou Schummann, percebe-se que as preocupações smão muito diferentes das preocupações em compor uma Sonata ou Sinfonia.

Espero ter-me feito claro, senão estou aberto ao prosseguimento do assunto.

Stratvm Qvanta (discussão) 15h02min de 11 de março de 2011 (UTC)[responder]

Não sou entendido no assunto, mas não me oponho à diferenciação de categorias, se estiver fundamentada e a comunidade concordar. Quanto ao verbete Ana Carolina (cantora), onde reverti uma edição sua e foi motivo para me convidar a opinar aqui, minha edição se justifica simplesmente porque você mudou sua profissão de compositora para compositor de canções, verbete ainda inexistente, cujo link ficou vermelho. Até o momento não fazemos essa distinção. Cordialmente, Yanguas diz!-fiz 15h14min de 11 de março de 2011 (UTC)[responder]

Gostaria de acrescentar que, se houver modificação, isso implica em alterar o Composição musical também. Stratvm Qvanta (discussão) 15h27min de 11 de março de 2011 (UTC)[responder]

Desculpem-me pela demora em responder. Tenho entrado muito pouco na wiki, por isso não vou me opor a nenhuma decisão coletiva. Mas como fui convidado e fui o primeiro a fazer uma alteração a esse respeito, vou dar minha opinião. Como essa foi uma de minhas primeiras contribuições na wiki-pt, posso ter me equivocado em priorizar um dos significados. Concordo que o conceito de compositor de canção deva ser mais desenvolvido e que o link compositor de canções seja criado, mas creio que deva ser um redirecionamento para esse artigo e que as diferenças que você citou sejam desenvolvidas aqui mesmo, principalmente porque, havendo as diferenças que você expôs, um artigo deveria necessariamente referir-se ao outro, com repetição e redundância de informações. Seria muito mais simples e prático manter o texto no mesmo local explicitando as diferenças. Além disso, há milhares de afluentes e seria necessário revisar um a um para apontá-lo para a versão correta (na minha opinião, dificilmente isso seria automatizável). Há casos ainda, como por exemplo, Carlos Gomes, que compôs principalmente óperas, mas também peças sinfônicas e canções populares, que precisariam apontar para ambas as páginas. Enfim, apesar de preferir um artigo único pelas razões que já expus, não me oponho à separação, desde que todos os links sejam apontados para os locais corretos e todas as informações existentes sejam preservadas. Cralizemsg 19h40min de 18 de março de 2011 (UTC)[responder]