Discussão:Congregação Cristã no Brasil

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Cristianismo Primitivo[editar | editar código-fonte]

A edição recente do verbete não possui sítios confiáveis que possam constar numa referẽncia e que sejam conhecidos fora do universo da igreja em evidência. Os textos possuem impressão de editora que seja verificável? Qual a tiragem? A classificação proposta "cristianismo primitivo" não consta do Atlas de filiação religiosa da CNBB. A classificação proposta não é mesmo relacionada. o pentecostalismo diz respeito a igrejas que positivam a crença no batismo do Espírito Santo não tendo valor pejorativo por incluir as igrejas neopentecostais. Essa organização religiosa não propõe a si mesma classificação a não ser "comunidade religiosa" estampada no relatório com relação de endereços de culto referenciado no verbete da wikipédia com versão impressa. --klavynko (discussão) 11h16min de 12 de março de 2013 (UTC)

Os textos originais estão no arquivo da instituição. Rua Visconde de Parnaíba, 1616 - São Paulo - SP. Basta solicitar uma cópia dos mesmos para fins acadêmicos.
Realmente pode não ter valor pejorativo, mas é preciso deixar claro que a instituição sempre afirmou não fazer parte desse movimento.
Até porque glossolalia acontece na Umbanda também, por exemplo. Umbanda também é pentecostal?


O klavynko está certo. Não há fiabilidade de tais argumentos.

  • Textos arquivados (não-publicados) são inéditos, portanto não podem ser utilizados na wikipedia.
  • A classificação Pentecostal é para fins sociológicos e independe de auto-designação.
  • Falar línguas = Batismo do Espírito Santo é o critério de classificação como "Pentecostal". A interpretação do fenômeno de glossolalia não é chamado de Batismo do Espírito Santo pela Umbanda.--Smartknowledge (discussão) 16h29min de 12 de março de 2013 (UTC)

Agradecimento =[editar | editar código-fonte]

Meu caro, agradecido pela edição unificada.

Referência[editar | editar código-fonte]

Alguém saberia me informar onde consigo uma cópia impressa ou sítio confiável da referência UICCNA. Atti del Convegno della Chiesa Italiana residenti negli Stati Uniti radunada in Niagara Falls, NY. Maio 1927

Edição dessa página[editar | editar código-fonte]

A enciclopédia é LIVRE. Vandalismo é deturpar, apagar textos coerêntes, escrever idiotices, papagaiadas. Apagar idiotices não é vandalismo, é um favor. É um favor a quem lê, que não vai perder tempo com um texto de criança, que pode até ter sido escrito por um velho, mas essas adições, essa edição grotesca, tem uma pena de um iletrado qualquer.

  • A partir do momento que se criou o artigo na Wikipedia o texto ficou disponível para qualquer pessoa editar, tenha paciência, não adianta você ficar tomando conta do artigo. --Jack Bauer00 msg 11h41min de 4 de Julho de 2008 (UTC)

E mais uma vez[editar | editar código-fonte]

Venceu a ignorância de quem imagina deter o poder.

Essa caixa de informações é a coisa mais estupidamente ridícula e idiota que eu já vi, nada acresce, só uma impressão de mau gosto que agrada os aloprados. Ela é mal feita, feia, tem informações patéticas, repetidas e não faz nada além de poluir a tela do meu computador.

Por isso que está escrito que de uma mesma fonte não pode sair água doce e água salgada, e não se deve jogar pérolas aos porcos.

aloprados! vocês nunca vão deixar de soltar essa água suja e despedaçar as pérolas.

Eu acho que você deveria tratar melhor quem tem opinião diversa, lembre-se dos dizeres de Jesus "amai os vossos inimigos". --RodrigoFera msg 00h31min de 31 de Maio de 2008 (UTC)
Boa sorte, ao contrário de você, não te desejo mal. --RodrigoFera msg 20h18min de 7 de Junho de 2008 (UTC)

como pode uma pessoa que quer se mostrar tão culta usar umas expressões dessas! absurdo hem!

Detalhes descartáveis[editar | editar código-fonte]

Nem tudo cabe em uma enciclopédia. Detalhes da Organização não são bem-vindos. Existem limites para que as informações não fiquem enxutas demais nem detalhistas demais. o comentário precedente não foi assinado por Absaber (discussão • contrib.)


Concordo com o Absaber, um verbete enciclopedico deve ser consiso. Artigo nao e' tese.--Leonardo Alves 05h46min de 16 de Setembro de 2007 (UTC)


Mais coisas descartáveis[editar | editar código-fonte]

Box com informação repetida, e com discordância em relação as definições da CCB. Ela não se considera Pentecostal e não admite ter sido fundada por Francescon, entendendo que ele somente propagou a doutrina, que já existia, em terras brasileiras.o comentário precedente não foi assinado por Absaber (discussão • contrib.)

Essa infobox foi criada no projeto teologia e assim como todas as outras ajuda a organizar as informações, se você acha que estão erradas é só corrigir, sobre a estética sem comentários por enquanto só você reclamou e acho que fica melhor. --RodrigoFera msg 04h05min de 17 de Maio de 2008 (UTC)

12 artigos de fé[editar | editar código-fonte]

Voltei o título "Doutrina" ao estado anterior porque acho a forma "Nós cremos", "Nós achamos", etc, muito ruim para uma enciclopédia.

Se isso for a citação literal dos 12 artigos, acho que cabe melhor em uma fonte externa.

Porantim msg 00h07min de 11 de Junho de 2007 (UTC)

Política[editar | editar código-fonte]

Não existe nenhuma fonte para "Seus fiéis são livres para exercer suas obrigações de cidadão conforme sua consciência, todavia é aconselhado aos próprios a refutarem quaisquer tendências políticas." ou perdi algo?--pédiBoi (discussão) 01h12min de 29 de Junho de 2008 (UTC)

A fonte são os próprios fiéis da igreja, ja que a mesma não publica livros com ensinamentos apenas os transmitem de maneira oral em suas reuniões. E sim creio que perdeu algo afinal creio que não frequenta tal denominação para saber dos ensinamentos da mesma. Sir Lestaty discuţie 01h20min de 29 de Junho de 2008 (UTC)
A Wikipédia não é lugar para pesquisa inédita e preza pela Wikipedia:Verificabilidade. Estou recolocando a tag se quiser manter a sentença no futuro cite as fontes.--pédiBoi (discussão) 01h27min de 29 de Junho de 2008 (UTC)
Não é pesquisa inédita se recolocar a tag vou retirar pois esta correto. Edite sobre o que sabe e pare de se meter onde nao tem conhecimento apenas para ficar atormentando adm Sir Lestaty discuţie 01h29min de 29 de Junho de 2008 (UTC)

Vão deixar protegida nesta edição? Wikipedia:Verificabilidade foi para o espaço, só a opinião pessoal do Sir parece bastar.--pédiBoi (discussão) 01h41min de 29 de Junho de 2008 (UTC)

Deixe de ser cego, leia a frase toda e veja a referência (detalhe incluiram a mesma antes de encerrar a frase), voce caiu de para-quedas e nem sabe o que foi que o user colocou errado, faça um favor a todos olhe o historico antes de dizer o que não sabe. Sir Lestaty discuţie 01h45min de 29 de Junho de 2008 (UTC)

ps: encerro aqui minha discussão com voce, pois nao discuto com pessoas que abusam da wikipedia pra provar seu ponto de vista. Sir Lestaty discuţie 01h47min de 29 de Junho de 2008 (UTC)

A referência é da frase anterior. Frase termina com ".". A frase anterior diz "seu corpo ministerial aceitar cargos políticos", ou seja, é a respeito ao corpo ministerial, os pastores ou que valha, que não podem assumir cargo político. Se a última frase (a sem fontes) estiver escrita em algum lugar "aconselhado aos próprios (fiéis) a refutarem quaisquer tendências políticas." quem escreveu já estaria na cadeia pois liberdade de consciência política é definida na constituição e você mesmo diz "A fonte são os próprios fiéis da igreja, ja que a mesma não publica livros com ensinamentos apenas os transmitem de maneira oral", ou seja não há fonte expressa para a frase, talvez porque ela nem exista.--pédiBoi (discussão) 01h56min de 29 de Junho de 2008 (UTC)


GOSTARIA de pedir a denúncia a alguém responsável, dos atos desse tal Sir. É leviana sua participação nesse site. É evidente a grosseria que usa com demais, como fica explicitado acima. Da mesma maneira agiu com esse usuário, como consta em minha página de discussão.


Com relação ao texto, gostaria de dizer que fui um dos que o elaborou. O correto é: ... A REFUTAREM QUAIQUER TENDÊNCIAS POLÍTICAS QUE NEGUEM A EXISTÊNCIA DE DEUS E A SUA MORAL.

O último trecho da frase foi apagado, dando outro sentido a informação. Absaber (discussão) 02h13min de 2 de Julho de 2008 (UTC)

Nada de pesquisa inédita[editar | editar código-fonte]

Passei aqui apenas para ressaltar o esforço do pediBoi: são inadmissíveis fontes primárias na Wikipédia em um contexto como o apresentado. Os "fiéis" (sejam lá quem forem eles) nunca serão considerados fontes, pois a Wikipédia não é trabalho acadêmico. Se a fonte não existe, a informação simplesmente não deve constar no artigo. Creio, no entanto, que já existam trabalhos acadêmicos críticos sobre religiões como esta que apresentem dados científicos fiáveis: falta apenas o trabalho de produzir algo mais consistente e referenciado.--g a f M 01h34min de 4 de Julho de 2008 (UTC)

Pedido de remoção de trecho[editar | editar código-fonte]

Onde se lê: Em 2007 há quase 18 mil igrejas espalhadas em todo o mundo (16.926 no Brasil) e cerca de 2,6 milhões de fiéis no Brasil; atualmente são batizadas cerca de 100.000 pessoas por ano a fonte indicada é a própria instituição sobre a qual versa o artigo, o que viola claramente wikipedia:Verificabilidade, sobretudo tratando-se de um assunto deste tipo. João Sousa DC 15h35min de 3 de Julho de 2008 (UTC)

Feito Béria Lima Msg 12h12min de 4 de Julho de 2008 (UTC)


ESSA EDIÇÃO É ILEGAL E IMORAL. A adm Béria Lima não pode, sem ética, repeito a Wiki e seus usuários, editar páginas que ela mesma bloqueou, impedindo as discussões. Lhe faltou bom senso e educação ao usurpar o lugar de outro adm.

Quero aproveitar para dizer que essas informações, ilegalmente apagadas por Béria, constam na famigerada Infobox, no canto superior direito do artigo. Seguindo a lógica, a infobox deve ser apagada também, porque contém TODAS E MAIS NENHUMA INFORMAÇÃO cuja fonte é a própria instituição.

Absaber (discussão) 22h25min de 5 de Julho de 2008 (UTC)

Moço... vc é cego?? Você não leu o pedido do João Sousa?? Eu apenas atendi o pedido dele! Béria Lima Msg 00h52min de 6 de Julho de 2008 (UTC)


Cego pior é oque não quer ver. Não lhe caberia jamais aceitar esse pedido, porque foi vossa senhoria quem bloqueou o artigo. E estando bloqueado também não cabem alterações em seu conteúdo antes da discussão, por isso que essa página existe.

Contudo, se vossa senhoria mantém a edição, APAGUE TAMBÉM A INFOBOX, que contém as MESMAS informações que foram apagadas por esse extemporâneo pedido.

Absaber (discussão) 02h48min de 6 de Julho de 2008 (UTC)

Citação: Absader escreveu: «Cego pior é oque não quer ver...»
Concordo plenamente! Cego é quem por exemplo não vê que quem protegeu o verbete foi o OS2Warp em infinito, cego é quem não vê que eu apenas coloquei um prazo na proteção. Em resumo.... cego é aquele que só vê o que quer! Béria Lima Msg 14h09min de 6 de Julho de 2008 (UTC)


QUERO repetir, se não ficou claro: Contudo, se vossa senhoria mantém a edição, APAGUE TAMBÉM A INFOBOX, que contém as MESMAS informações que foram apagadas por esse extemporâneo pedido.

Vossa senhoria vai continuar mantendo uma situação incoerente, vai retornar o texto eliminado ou vai eliminar a Infobox? Absaber (discussão) 19h55min de 6 de Julho de 2008 (UTC)


SE NÃO EXISTEM manifestações, vamos apagar as informações da Infobox também. Absaber (discussão) 18h11min de 9 de Julho de 2008 (UTC)

EDIÇÃO NÃO CONSENSUAL[editar | editar código-fonte]

Quero desafiar os que disseram que existe edição não consensual defendida por mim, mediante a discussão. Se não houver discussão dos pontos polêmicos do verbete, não haverá mais o porque de seu bloqueio, a não ser que Béria Lima ou outro qualquer, demonstre claramente perseguição a usuários e deseje determinar oque deve ser editado.

Absaber (discussão) 22h26min de 5 de Julho de 2008 (UTC)

Caro Absaber, sugiro que se acalme e passe a respeitar os outros editores. Seus "desafios" não significam absolutamente nada neste ou em nenhum outro ambiente colaborativo. Sua postura por si só justifica o bloqueio do verbete. É óbvio que outros editores não querem iniciar uma discussão, qualquer que seja ela, com uma pessoa que as vai ofender. Cuide de seu destempero e tudo será mais fácil. Porantim msg 13h56min de 6 de Julho de 2008 (UTC)

Porantim, entendo sua posição, porque os ultimos fatos foram obscuros, mas ficou provado o abuso de poder, e a não diferenciação de vandalismo e correção, motivos da minha indignação. Jamais ofenderei quem quer que seja em uma discussão de alto nível e sem a imposição de idéias pelo poder. Eu disse: Quero desafiar através de uma discussão os que dizem que minha posição não é consensual.

Sem manifestações, ficará clara a obstinação de Béria Lima em decidir oque deve ser editado.

Absaber (discussão) 20h00min de 6 de Julho de 2008 (UTC)

Citação: Absader escreveu: «mas ficou provado o abuso de poder» Onde? De que forma? Por quem? Béria Lima Msg 02h16min de 7 de Julho de 2008 (UTC)

Politica e religião[editar | editar código-fonte]

É por isso que evito editar em artigos sobre os dois topicos acima, não tem um que não dê confusão. Tô fora. Sds Machocarioca (discussão) 00h56min de 6 de Julho de 2008 (UTC)

Que confusão..[editar | editar código-fonte]

Já que optou-se pela fusão dos artigos em Portugal e no Brasil, não é melhor mudar o nome do atual deixando só "Congregação Cristã" ou algo semelhante? Tem que trazer pra cá a Página de discussão e dar uma olhada nos Afluentes também, tal como ver o que vai-se fazer com a Categoria, se não fica o "serviço" pela metade.. Tarsila 19h27min de 8 de Julho de 2008 (UTC)

Não vejo porque a fusão do artigo Congregação Cristã em Portugal com Congregação Cristã no Brasil, visto que são denominações distintas, embora com comunhão plena. Republiquei o artigo Congregação Cristã em Portugal retirando a parte copiada/colada desse artigo.--Leonardo Alves (discussão) 00h09min de 9 de Julho de 2008 (UTC)
Bom, minha proposta foi feita depois da ação ("Já que optou-se pela fusão"). Se era caso de fusão ou não, não sei. Tarsila 04h10min de 9 de Julho de 2008 (UTC)

Conheço muito superficialmente a estrutura da Congregação Cristã. Pelo que indica o próprio artigo existe um tipo de sede mundial nos Estados Unidos, mas até onde sei as Congregações Cristãs em cada país são independentes umas das outras. Penso que o melhor seria fazer algo semelhante a artigos como Igreja Batista e Assembléia de Deus, que são famílias denominacionais, não denominações propriamente ditas, e por tanto têm links para os artigos das denominações propriamente ditas. Se fica comprovado que todas as Congregações Cristãs tem uma liderança central mundial, se une tudo em um só artigo. Mateus RM msg 01h06min de 9 de Julho de 2008 (UTC)

A republicação da "CCP" esta errada... nao são igrejas distintas, a CC é uma só em todo o mundo o que muda apenas são os nomes das mesmas padronizando-se conforme o pais, agora imaginem só termos um artigo para cada pais (Congregação Crista nos Estados Unidos, Congregação Crista na Espanha, Congregação Crista no Japão...) a partir do momento que uma congregacao professa os chamados doze pontos de fé ela automaticamente é a mesma e portanto não é distinta das demais, a igreja Matriz da CC é a igreja do Brás em SP onde é da mesma que são publicadas as circulares internas para as igrejas, assim como é a igreja que ajuda todas as demais igrejas da CC no mundo. Portanto Leonardo peço que desfaça sua edição revertendo para a minha versão com redirect, pois conforme visto abaixo estamos em proposta para mover tudo para um único artigo, pois realmente não ha necessidade de tal artigo, se o mesmo for mantido vamos ter que criar um artigo para cada pais e todos com o mesmo conteudo. Vamos raciocinar mais... Sir Lestaty discuţie 02h56min de 9 de Julho de 2008 (UTC)

O fato do movimento das Congregações Cristãs possuírem um organismo transnacional, não significa que cada e todas as nações que esteja presente passaram pela mesma história (!) e possuem as mesmas características sócio-culturais da vertente brasileira. Uma analogia, a Igreja Católica Romana, consiste de igrejas nacionais ligadas ao papa, mas nada impede de haver artigos como Catolicismo apostólico romano nos Estados Unidos da América,Igreja Católica no Brasil e Igreja Católica em Portugal.--Leonardo Alves (discussão) 03h22min de 9 de Julho de 2008 (UTC)

Oras... se o problema é a hsitória da CC fazemos dois artigos Congregação Cristã e História da Congregação Cristã, um abrangendo as doutrinas e praticas... e o outro contando como ela se desenvolveu nos vários países... (minha única pergunta é: De que fontes vamos tirar a história da CC? Ela não textos oficiais externos e pouquissimo se sabe sobre ela internamente) Béria Lima Msg 12h07min de 9 de Julho de 2008 (UTC)


FOI INCLUÍDA no artigo, a história da CCP, e o mesmo pode ser feito com a origem da Organização nos demais países, sem a necessidade de artigos distintos.

Portanto sou favorável a exclusão do artigo Congregação Cristã em Portugal e a manutenção do nome do presente artigo, visto que é o nome reconhecido da Igreja.

Absaber (discussão) 18h06min de 9 de Julho de 2008 (UTC)

Moção do artigo[editar | editar código-fonte]

Conforme foi sugerido acima... quero deixar aqui a proposta de moção do artigo (de Congregação Cristã no Brasil para Congregação Cristã)

Concordam? Béria Lima Msg 20h02min de 8 de Julho de 2008 (UTC)

Minha opinião: acima. Mateus RM msg 01h06min de 9 de Julho de 2008 (UTC)

Se não houver outra igreja que utilize o nome Congregação Cristã, concordo plenamente, visto que a mesma se padroniza conforme o pais em que esta. Sir Lestaty discuţie 02h58min de 9 de Julho de 2008 (UTC)

Symbol support vote.svg Concordo os artigos são parecidos e pode-se fundir tudo. --Jack Bauer00 msg 10h12min de 9 de Julho de 2008 (UTC)

Symbol declined.svg Discordo O Nome da organização, oficial e reconhecido, é Congregação Cristã no Brasil. Qualquer outra denominação para a organização representará um equívoco.

Absaber (discussão) 17h53min de 9 de Julho de 2008 (UTC)

Ok ja que concordamos com apenas a existencia do artigo CCB, reverti o artigo CCP para a minha versao com redirect para o artigo CCB, ja que não ha necessidade de manter dois artigos com quase tudo igual. Sir Lestaty discuţie 19h31min de 9 de Julho de 2008 (UTC)

Citação: Tarsila escreveu: «Já que optou-se pela fusão dos artigos em Portugal e no Brasil, não é melhor mudar o nome do atual deixando só "Congregação Cristã" ou algo semelhante?» Não faz sentido vc clicar em "Congregação Cristã em Portugal" e ser redirecionado para "Congregação Cristã no Brasil". Prossegue a votação pra mudança do nome? Tarsila 04h10min de 11 de Julho de 2008 (UTC)


Symbol support vote.svg Concordo Mateus RM msg 09h34min de 11 de Julho de 2008 (UTC)

Ser e Saber[editar | editar código-fonte]

Sao impressionantes as criticas do colega quanto a gramatica do individuo o qual se refere carinhosamente como "pateta".

Caro amigo. Ha pessoas que mesmo tendo dentro de si um bom conteudo,infeismente nao sabem se expressar...montar um bom texto rico em acertos e poesia gramatical. Temos de respeitar essas pessoas e ajuda-las na colocacao, eh o dever que quem pode aprender mais. Referi-se a um ser menos favorecido intelectualmente, eh iguaalar-se a sua humilde ignorancia. Compreender o conteudo pobre e enrriquece-lo com humildade e alegria, transforma uma vida, divide-se opiniao, somam-se opinioes. Nem todos tem a mesma sorte. Mas o que seria de nos, reliz aprendizes, nao fosse a paciencia em nos ensinar os mestres. Vejo que voce eh bastante dotado, e isso eh admiravel. Mas nao se torne um tolo, voce pode ser um grande professor....mas antes tera de aprender a ser mais tolerante, a ser mais humilde...ou entao leve sua sabedoria e conhecimento para o tumulo....sera inutil. Deixe uma semente. ensine o que aprendeu, vai ver quao satisfatorio sera.

Bjos. Amiga.

Vamos melhorar o nível e conhecer a Cristo e sua Palavra[editar | editar código-fonte]

Começo pedindo que estas discussões sejam de se aproveitar e não para se agredirem, pois estamos falando sobre doutrinas cristãs? Ao autor da matéria, a doutrina do batismo por imersão já existia pelos Batistas desde 1609, descoberto pelo simples estudo das escrituras, pois, Batismo traduzindo, significa Imergir, e que o Italiano citado não precisaria de Uma REVELAÇÃO pois já estava revelado na Bíblia, e por um grupo já existente nos Estados Unidos. Na questão do Batismo do Espírito Santo, muitas pessoas sofrem com a dúvida, se Cristo estar com ela, pois é o Deus Invisível, e mesmo amando a cristo, sou falho!. Pois é, falar em línguas seria a solução! Mas vamos pensar um pouco, o inimigo de nossas almas é um ser milenar junto com seus anjos caídos, e que com grande facilidade e tempo se tornaram poli-lingue, como vemos eles se manifestarem em vários países com língua local, em religiões pagãs dando um exemplo nacional, o Candomblé, há manifestações de Línguas estranhas para quem estão ali, até eles decidirem começar a falar em nossa língua. Mas dizem: "nós falamos na língua dos Anjos!!!" No pentecoste as línguas faladas eram dos estrangeiros presentes Atos 2:"6 E, quando aquele som ocorreu, ajuntou-se uma multidão, e estava confusa, porque cada um os ouvia falar na SUA PRÓPRIA LÍGUA. 7 E todos pasmavam e se maravilhavam, dizendo uns aos outros: Pois quê! não são galileus todos esses homens que estão falando? 8 Como, pois, os ouvimos, cada um, na nossa própria língua em que somos nascidos? " Pois é, o Intuito do acontecimento em Pentecoste era Falar aos estrangeiros. e não ser uma prova vaidosa de SANTIDADE E SERTIDÃO DE ALTENTICIDADE. TREMA O MUNDO E SUAS DOUTRINAS, MAS, TODOS OS QUE AMAM A CRISTO E SUA PALAVRA, FOI E É BATIZADO PELO ESPIRITO DE DEUS, vamos a revelação que não falha: João14:23"Jesus respondeu, e disse-lhe: Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e meu Pai o amará, e viremos para ele, e FAREMOS NELE MORADA.", "Efésios 3:17 Para que Cristo HABITE pela fé nos vossos corações; a fim de, estando arraigados e fundados em amor," são alguns textos da Bíblia que afirmam aos que CRÊR, que os mesmos, foram batizados naquele dia,pois,com o Coração voluntário aceitaram a Jesus, e o Espírito de Deus o Habitou! Não sofram, vocês são livres pela Fé verdadeira em Cristo Jesus!!!!!

Batismo para perdão dos pecados[editar | editar código-fonte]

Eu sei que o nível de interpretação de texto do brasileiro é baixo, mas qual parte desse versículo é difícil de entender? ATOS 2:38 E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo; Voltem para a escola. Absaber (discussão) 15h04min de 16 de maio de 2010 (UTC)

Por favor Absaber respeite as Normas de conduta.
Também procure ser cordial, siga o princípio de Não morda os novatos.
Respeite os outros editores da Wikipédia, mesmo que não esteja de acordo com eles. Comporte-se de forma civilizada, evite fazer ataques pessoais e generalizações. Mantenha-se calmo durante as disputas, procure o consenso e evite guerras de edições. Sobretudo, assuma a boa-fé.
O verbete não é sobre a Bíblia, mas entre outras coisas como a Congregação Cristã no Brasil a interpreta. --Leonardo Alves (discussão) 15h29min de 16 de maio de 2010 (UTC)
Caros, gostaria de sugerir que fizessem a pesquisa mais a fundo escrever alguns textos expostos aqui, eu sou bisneto do Sr. Felício Mascaro e conheço senão toda, quase toda a história da Congregação Cristã no Brasil, cabe também ressaltar que para enriquecer o texto, é interessante colocar um link com a história do Felício Mascaro, desde a sua vinda para o Brasil e sua conversão à Congregação em 1910, seguindo a cronologia dos anos até quando ele faleceu em 1954.

--Usuário: Dirceu Alves Barreto 17h36min de 26 de outubro de 2010.

Usuário não permite a edição de página[editar | editar código-fonte]

Venho enfrentando dificuldades com o usuário Absaber, pois toda vez que edito a página ele desfaz sem qualquer motivo justo ou aparente, ele mostra querer controle sobre a página, é muito provável que ele desfaça inclusive o que agora estou escrevendo.

Alexandre Gonçalves Andrelino 16h33min de 7 de junho de 2011 (UTC)

Não é novidade isso meu caro, aparentemente ele acha que é dono do artigo, para isso basta ver as contribuições dele, que quase todas são relacionadas a essa página. Sem mencionar os debates acima... ---- @lestaty discuţie 00h10min de 8 de junho de 2011 (UTC)


Novamente o usuário Absaber desfaz as edições anteriores sem motivos, existe alguém que possa impedi-lo? Pois ele não deixa acrescentar mais informações e nem adequar as que já têm. Se alguém edita, ele desfaz.

Alexandre Gonçalves Andrelino 06h29min de 10 de junho de 2011 (UTC)


Na minha opinião, antes de querer editar um texto o sujeito deve ser alfabetizado.

O camarada aí não sabe nem para que serve e quando se usa um artigo, apagou-os em vários momentos do texto e cometeu diversos erros grosseiros de concordância.

Além disso tem que aprender o que é um texto enciclopédico e até quais detalhes ele pode ir. Sem falar que sua edição é mega tendenciosa e mal feita.

Absaber (discussão) 21h24min de 10 de junho de 2011 (UTC)


Caro Absaber, você não sabe qual é a minha formação acadêmica, por tanto não tem o direito de dizer que não sou alfabetizado, pois além de ser muito bem alfabetizado tenho mais educação do que pessoas como você.

Eu sei o que é um artigo e quais são os gêneros de artigos. Não apaguei nenhuma informação, simplesmente as movi para secções adequadas e as complementei. Faça o favor de apontar os meus erros de concordância, que acredito que se fossem tão grosseiros assim alguém como eu logo perceberia e até mesmo algum administrador ou usuário, visto que esta página é vigiada por mais de 40 pessoas.

Eu não preciso aprender o que é um texto enciclopédico pois já o sei, e sei os detalhes que faltavam e simplesmente acrescentei, os quais enobrecem a obra de Deus e diferencia a Congregação das demais vertentes.

Eu não enxergo tendências na minha edição, enxergo informações, esclarecimentos e detalhes que não podem "passar batidos". Se a minha edição é mal feita, concerte-a sem desfaze-la, este artigo começou em 2004 com somente uma linha, hoje tem uma descrição quase completa da Congregação Cristã no Brasil, não podemos voltar para trás, não podemos ficar eliminando textos coerentes, devemos melhor posicioná-los e incrementá-los.

Alexandre Gonçalves Andrelino 00h20min de 11 de junho de 2011 (UTC)


Prezados Alexandreccb120 e Absaber,
Tenho percebido uma guerra de edições entre vocês, o que reduz muito o brilho de vocês na comunidade. As edições do Alexandreccb120 não são totalmente ridículas como falou o Absaber.
Absaber, acho que dá pra aproveitar alguma coisa sim das edições do Alexandreccb120. Tente melhorar. E outra coisa: Você editou a página do usuário Alexandreccb120 dizendo que as edições dele são ridículas. Isso deveria ser feito na página de discussão do usuário. Corrija isso, e boas contribuições.
Alexandreccb120, todas as informações que você colocou no artigo são reais, entretanto, temos dois problemas: como o Absaber falou, você cometeu diversos erros de ortografia e gramática; e outro problema maior é o fato que nem todas as informações são enciclopédicas. Algumas coisas são informações que interessam apenas aos membros da Congregação Cristã no Brasil, e que nós, membros, jamais iremos procurar na Wikipédia. Aqui tem uma Wiki-CCB, que você pode editar a vontade: é uma enciclopédia destinada unicamente a falar da CCB. APDD, e boas contribuições.
WBV1986 (discussão) 13h03min de 11 de junho de 2011 (UTC).

Ministérios independentes[editar | editar código-fonte]

Este artigo é sobre a Congregação, e não sobre suas dissidências, as quais a própria CCB não consideram como suas: "Eles faziam parte de nós, mais não eram de nós, por que se fossem de nós permaneceriam conosco"

Para se fazer dissidência em uma instituição é primeiramente necessário fazer parte dela, e estes que fazem dissidências em nosso meio não são considerados nossos membros, logo, essas dissidências não são nossas, são invenções dos que foram excluídos do nosso meio, portanto não devem ter destaque neste artigo.

Alexandre Gonçalves Andrelino 18h20min de 6 de julho de 2011 (UTC)

O problema de mencionar estes ministérios independentes é ser falta de fontes fidedignas. Maioria das fontes são dados de blogs e fóruns, até o presente não há nenhum artigo publicado em jornal acadêmico, teses ou dissertações sobre elas.--Balleur (discussão) 10h55min de 8 de julho de 2011 (UTC)

CONGREGAÇÃO NÃO É PENTECOSTAL!!!!!![editar | editar código-fonte]

Conforme tópico de ensinamentos número 23 de 1991: "56ª ASSEMBLÉIA – 1991 – RESUMO DE ENSINAMENTOS":

"23 - IMPRENSA - RÁDIO - TV - JORNAIS E REVSITAS - REVISTA VEJA: ARTIGO SOBRE A CONGREGAÇÃO, QUANTO À COBRANÇA DE DÍZIMOS Ninguém, dentre a irmandade, está autorizado a se manifestar ou a se pronunciar à imprensa ou às outras vias de comunicação acerca da Congregação, mesmo que seja para defende-la. Esse é um assunto que deve ser atendido somente pelo Ministério e pela Administração, e com muita cautela. Em artigo publicado pela Revista Veja a Congregação foi arrolada como pertencente ao grupo pentecostal e cobradora de dízimos. Não somos pentecostais e nada temos a ver com o movimento pentecostalista. A Congregação não cobra dízimos de seus fiéis. Os servos de Deus não são assalariados. Realizamos coletas livres, cujas finalidades são para benefício da Obra de Deus e da irmandade.

Disponível no blog: http://www.cristanobrasil.com/index.php?ccb=ensinamentos=circular&numero=Untitled-24


Preciso de ajuda!

É fato que a Congregação não é pentecostal e que o citado estudo sociológico que embasa o artigo está errado. Eu preciso de ajuda para modificar o artigo com uma fonte independente. Alguém pode me ajudar?

Olá, você precisa ter em mente que deve citar as fontes, também existe um manual de como editar corretamente.

Até. --Zoldyick (discussão) 00h01min de 6 de março de 2013 (UTC)

Adicionando: você consegue me explicar o que você entende por "pentecostal"? José Luiz disc 00h20min de 6 de março de 2013 (UTC)

R: "'Pentecostal' é um movimento de renovação de dentro do cristianismo." A CCB nunca foi um movimento, inclusive, como descreve no site oficial,é exatamente a ausência de qualquer movimento de renovação - é o cristianismo primitivo que nunca deixou de existir, e apesar de estar oculto na história por causa da igreja romana, sempre se reuniu de acordo com os ensinamentos apostólicos. A CCB não é uma igreja! Não é um movimento, nem revolução nenhuma. Isto está escrito no estatuto, nos tópicos de ensinamento, etc. O nome Congregação Cristã (nome do país) é pura e somente uma exigência legal.

Acredito que conseguimos, com as alterações feitas, chegar o mais próximo da imparcialidade, sem ocultar esta questão apresentada. Diego Marulli

Se a Congregação Cristã não é movimento, por que então nos resultados da "Assembleia geral de 1942" diz que "este MOVIMENTO tem início com o derramar do Espírito Santo entre o povo italiano em Chicago"...--Brighella11 (discussão) 00h36min de 13 de março de 2013 (UTC)

Relação com Umbanda[editar | editar código-fonte]

- Queria saber do Dagglio se ele e os seus estudiosos consideram o fato de a multidão judaica clamar e glorificar a Jesus Cristo, no momento em que o mesmo passava rumo a Jerusalém, uma influência das religiões africanas. Vejo, assim como o Hcesar, que o Dagglio está tentando impor suas críticas pessoais nesta página.--201.69.123.13 (discussão) 14h47min de 15 de setembro de 2014 (UTC)NSIL--201.69.123.13 (discussão) 14h47min de 15 de setembro de 2014 (UTC)

Tenho notado que alguns autores tem usado esse espaço para introduzir suas críticas pessoais à instituição. O usuário Dagglio é um deles.

Sua insistência em relacionar o pentecostalismo com a Umbanda denota ou ignorância, ou má fé. Afinal, foi Montano o primeiro umbandista que existiu?

Junto disso acrescenta trechos que são claras críticas pessoais. Hcesar (discussão) 00h54min de 2 de setembro de 2014 (UTC)

É pacífico entre estudiosos do pentecostalismo as influências das religiões africanas. Vide Yong 2000; Westra 1998; Rolim 1991; Novaes 1994; Van Rheenen 1991; Costen 1993; Paris 1982. Por exemplo, uma dessas influências, oriunda da cultura africana, é o costume de "clamar" (sacred expletive) nos cultos pentecostais. Nesse costume, os congregados respondem à pregação, orações, testemunhos com gritos laudatórios. Isso não veio das sóbrias liturgias reformadas. A rejeição em reconhecer as heranças africanas no Pentecostalismo é fruto de preconceito e não de pesquisa científica (Alexander, E.Y. 2011). Montanus é outra história, já que os êxtases são comuns à várias religiões.
Em parte alguma houve críticas pessoais minhas a essa instituição. Argumentos ad hominem não são válidos.--Dagglio (discussão) 12h27min de 2 de setembro de 2014 (UTC)
-Você foi em todos os artigos de todas as denominações pentecostais dizer que elas jogam búzios?
-Quais são as fontes para: "Para muitos desses que presidem esses serviços, o cargo de cooperador de jovens deixou de ter um fim em si e passou ser visto como um estágio para galgar outras posições na igreja. Ainda hoje, algumas congregações no norte do estado de São Paulo (Catanduva, S.José do Rio Preto, Pindorama) se mantém na tradição, com serviços, estudos sistemático da Bíblia e atividades separados por faixa etária."
-Estudo Bíblico Sistemático é "tradição"?
-Qual a referência para "o cargo de cooperador de jovens deixou de ter um fim em si e passou ser visto como um estágio para galgar outras posições na igreja" ?
-Qual a referência para "Corroborando com essa prática, muitos ministros alternam a temática de suas pregações entre promessas materiais e a imposição de controle comportamental visando a manutenção da comunidade. Assim, resulta na prática de haver pouca ou nenhuma exegese bíblica nas pregações de muitos desses pregadores" ?
-Sobre a Umbanda, você realmente crê que é coerente relacionar com Buzios? "Como manifestação de religiosidade popular, semelhantes às consultas aos búzios das religiões afro-brasileira"
Hcesar (discussão) 00h52min de 3 de setembro de 2014 (UTC)

Fundo Bíblico Sagrado? Conselho dos Anciãos Mais Antigos?[editar | editar código-fonte]

De onde vêm esses termos? Sei que não é do estatuto: http://pt.scribd.com/doc/187243223/Novo-Estatutos-Da-CCB-2013 Hcesar (discussão) 00h54min de 2 de setembro de 2014 (UTC)

Art.22§ 2º. O Conselho dos Anciães mais Antigos do Brasil, que se reúne em São Paulo, em proteção à unidade espiritual. A pouco tempo esse conselho passou a se reunir uma vez por mês às quartas-feiras.--Dagglio (discussão) 12h27min de 2 de setembro de 2014 (UTC)
Quantas vezes esse termo aparece no estatuto e nos documentos oficiais?
Não é um termo comum que, ao meu ver, aparece como meio de eliminar ambiguidades localmente. É prejudicial à qualidade do texto, e induz a outras interpretações falaciosas.
E o fundo bíblico sagrado, de onde vem isso?
Hcesar (discussão) 01h01min de 3 de setembro de 2014 (UTC)

Adição de conteúdos duvidosos e de caráter pessoal do usuário Dagglio na página[editar | editar código-fonte]

É difícil de entender o que ocorreu na página durante o último mês. Desde agosto o artigo tem sofrido com inserção de conteúdos de procedência duvidosa e comentários de caráter pessoal, sendo consideradas irrelevantes para a colaboração e formação de um artigo imparcial como são os artigos da Wikipédia. Peço, gentilmente, ao usuário Dagglio, que pare com as inserções de informações sem fontes ou de fontes parciais, senão outras medidas serão tomadas a respeito do vandalismo na página da instituição religiosa. Estou de acordo com o usuário Hcesar.

Walcyr Daniel (discussão) 18h08min de 17 de setembro de 2014 (UTC)