Discussão:Conjunto contável

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Eu acho que contável é diferente de enumerável. Pelo que eu aprendi, enumerável tem o mesmo número de elementos que o conjunto dos naturais, e contável é finito ou enumerável. Albmont 19:18, 3 Janeiro 2007 (UTC)

Penso que isso talvez seja uma distinção PT/BR. Mas vou anotar isso no artigo. Salgueiro discussão 14:24, 4 Janeiro 2007 (UTC)
Não sei é PT/BR, porque em inglês também existe a distinção entre countable e denumerable. Eu não chequei nas outras flores do Lácio para ver se também tem essas distinções. Albmont 14:43, 4 Janeiro 2007 (UTC)
Sim, eu conhecia a distinção em inglês, mas não em português. Salgueiro discussão 14:58, 4 Janeiro 2007 (UTC)
Eu olhei em francês, italiano e espanhol, e na maioria das línguas (fr, it, en) o equivalente a enumerável é usado apenas para conjuntos infinitos, mas não existe um termo genérico para contável. Em alemão, o termo usado parece ser relacionado com contável (pelo pouco que eu entendo de alemão, zählen ou zahlben ou qualquer coisa parecida é contar, daí que veio o símbolo de ), e o equivalente a enumerável é abzählbar unendlich que deve ser contável infinito. Ah, definições... Você conhece aquela piada? O matemático pensa A, prova B, escreve C, o outro matemático entende D, mas o verdadeiro é E?
Em espanhol não. Salgueiro discussão 16:47, 4 Janeiro 2007 (UTC)
Eu vi que em espanhol estava diferente, por isso que eu disse que a maioria (fr, it, en, talvez de) faz distinção, e a minoria (es) não faz. Qual foi a maior influência estrangeira na matemática portuguesa? No Brasil, até o começo do século passado, a matemática era francesa, tanto que quase todos os termos usados são derivados do francês. Mas a informática agora é totalmente influenciada pelo inglês, tanto que você vê vários barbarismos sendo usados na informática brasileira. Albmont 17:13, 4 Janeiro 2007 (UTC)
Retiro o que disse; afinal não é uma distinção PT/BR. Pesquisei em sites de universidades portuguesas e brasileiras e tanto numas como noutras há quem utilize contável=enumerável. Mas também há quem os distinga. Penso que o artigo como está informa devidamente o leitor das diferentes definições. Salgueiro discussão 22:47, 4 Janeiro 2007 (UTC)
Ok, acho que está bom - nós estamos entrando no pântano da especulação eu acho que é mais comum A, você acha que é mais comum B. Para prosseguir agora de forma científica, devíamos coletar todos os livros didáticos que usam esses termos, atribuir um peso a cada livro (número de exemplares vendidos x preço) e ver qual das duas alternativas é a mais certa - mas acho que isso daria para nós um quarto de luxo permanente no Pinel... Albmont 11:49, 5 Janeiro 2007 (UTC)

Contável/Enumerável[editar código-fonte]

Uma página está feita com os estudos de enumeráveis, lá podemos buscar o sentido de enumeráveis.

aqui

Thiago Marcel (discussão) 15h13min de 22 de Março de 2008 (UTC)


  • "Em teoria dos conjuntos, um conjunto diz-se contável (ou enumerável) se não tiver mais elementos que o conjunto dos números inteiros."
Considerações:
  • Contável deve estar relacionado a: Seja o conjunto do primeiros números naturais, ; o fato de um outro conjunto , por exemplo, ser equivalente a é o que nos permite dizer que tem elementos.
  • Enumerável tem haver com essa equivalência com relação ao conjunto , dos números naturais.
Esse artigo precisa ser revisto. Merrill (discussão) 13h35min de 26 de Março de 2008 (UTC)