Discussão:Copa do Mundo FIFA de 2014

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa





Parcialidade[editar | editar código-fonte]

Notei uma certa parcialidade no último parágrafo, onde diz que o Canadá têm uma seleção inexpressiva. Parece-me ser conversa de brasileiro que quer a Copa aqui a qualquer custo… Sergii-rachmonov 20:25, 28 Maio 2007 (UTC)

Não… o pior é que apesar de parecer parcial é verdade. Pesa muito ter um país se força como anfitrião… isso pesa muito na hora da escolha na FIFA, por mais estranho que possa parecer. Minha única ressalva é para a falta de referências em um artigo que tem muito "ele disse", "vai acontecer" assim, assado…  Ð. Indech  図   17h29min de 21 de Junho de 2007 (UTC)
Considerando este fato então, não poderíamos ter tido copas do mundo em países como os EUA, o Japão e a Coréia, sem falar na próxima competição, na África do Sul. O fato de um país não ter expressão no cenário mundial de futebol não pode ser levado em conta - e, ultimamente, a inexpressividade no futebol tem sido inclusive ponto a favor, visto que a FIFA visa difundir o futebol cada vez mais pelo mundo todo. Não custa lembrar também, que as copas nos EUA e no Japão/Coréia tiveram sucesso enorme de público e financeiro, bem como a Copa Sub-20 no Canadá, em Julho de 2007. o comentário precedente não foi assinado por 72.13.166.130 (discussão • contrib.)
A Copa do Mundo de 2002 foi realizada no Japão e na Coréia do Sul e a de 2010 será realizada na África do Sul por uma questão geopolítica, já que já havia acontecido duas Copas na América do Norte, quatro na América do Sul, várias na Europa, e como a Ásia e a África estavam de fora, enfiaram as copas de 2002 e 2010 nesses continentes. Obviamente ficou faltando a Oceania, mas o único país da Oceania com condições para isso é a Austrália e eles não estão ligando muito. Quanto aos Estados Unidos, podem ser uns grossos no futebol masculino mas são uma potência no futebol feminino. Fora esses três casos, não vejo possibilidades de Copas do Mundo serem realizadas em países sem tradição futebolística, a não ser que façam uma na Austrália para encherem o peito e dizerem que "fizeram copas em todos os continentes" ou então que role uma politicagem muito grande.

A Austrália sequer faz parte da Oceania, futebolisticamente falando. Ela saiu da OFC e ingressou na AFC (a Confederação Asiática), tanto q está disputando vaga pra 2010 contra os asiáticos. Garavello 20h57min de 30 de Outubro de 2007 (UTC)

E o engenhão, no Rio, novinho?[editar | editar código-fonte]

Ninguém mencionará o engenhão? É o estadio mais moderno do RJ. ~~


A Prefeitura do rio optou por reformar o maracanã para a copa de 2014, mas caso usem 2 estádios da mesma cidade, como vai ser feito na Africa do Sul em 2010, o Engenhão vai sofrer pequenas reformas para caber 60.000 torcedores, segundo a revista Mundo Estranho. —Erick Coser 04h04min de 1 de Outubro de 2007 (UTC)

Esses políticos são foda, gastam um dinheirão para fazerem um estádio pequenininho para depois gastarem mais outra montanha de dinheiro para "ampliar" ou "modernizar" a porcaria do estádio. Parece um pensamento de carangueijo.

Absurdo[editar | editar código-fonte]

Absurdo terem excluindo o artigo sobre o A Arena Recife-Olinda. Foi-se o tempo de que a Wiki se prestava a ser uma LIVRE fonte informação. Agora pela simples satisfação pessoal de dizer "sou um administrador da Wiki, coloco em votação para eliminação e elimino tudo o que quero e não gosto"', censuram informações que outros usuários tem interesse e perdem seu tempo editando e pesquisando. Paulo hv chora criança

Livre, de conteúdo livre. O artigo será restaurado assim que a construção for confirmada. Giro720 17h11min de 14 de Outubro de 2007 (UTC)

Eu sou Washington Souza de Olinda/PE e coloquei, mais uma vez, informações importantes, acredito eu, para esclarecer as condições em que se estar propondo a construção da Arena Recife/Olinda. Espero que desta vez não seja excluído. O Estado de Pernambuco possui hoje, alternativas para participar da Copa 2014. Gostaria de deixar claro, não ser contra a Copa, porém, não posso ser favorável a construção de uma Arena na divisa das dus cidades. Fico contente com sua defesa da liberdade de expressão neste espaço.

Bandeiras[editar | editar código-fonte]

Tirem aquelas bandeiras exageradas; 25px está mais do que suficiente. O artigo fica ridículo do jeito que está. Em especial, removam as bandeiras dos títulos de subsecções. A tabela em verde em emarelo parece um carnaval, poderia ser feitas com cores usuais da wikipedia, tal como o class="wikitable"; não é motivo de utilizar as cores nacionais do Brasil para deixar mais "temático". Giro720 17h20min de 14 de Outubro de 2007 (UTC)

As bandeiras foram retiradas, mas outro usuário insiste em deixar aquele carnaval ridículo de mau gosto. Se ele insistir será bloqueado. Dantadd 17h23min de 14 de Outubro de 2007 (UTC)



Sem Sacanagem[editar | editar código-fonte]

Um país de 8.500.000 de quilômetros quadrados e o cidadão quer fazer a Copa do Mundo de 2014 em apenas 12 estádios… E depois ter que fazer conta quebrada para dividir 8 grupos de 4 seleções por doze estádios… Sem sacanagem, o que é que a gente faz com um cara desses?

Suas colocações são bem pouco aceitáveis se for comparada as realizações de outras copas. O Japão e a Coreia do Sul tiveram 20 sedes para 32 seleções. Os Estados Unidos tiveram 9 sedes para 24 seleções. Na questão do território os EUA tem as mesmas grandezes e entre o Japão e a Coreia existe um mar sem pontes. Só não apaguei porque serve de demonstração para outros David Andrade 07h05min de 30 de Outubro de 2007 (UTC)


"porque serve de demonstração para outros"… vocês podem fazer pouco-caso de mim à vontade, mas lá no fundo todos vocês sabem que a razão está ao meu lado: Deixar de usar 16 cidades-sede na copa de 2014 para usar apenas 12 (excluindo, inutilmente, quatro cidades da "festa", isto é, das obras de melhorias urbanas, etc) é uma mediocridade muito grande deste Lula e deste Ricardo Teixeira. A copa terá oito grupos, então é lógico e natural que as cidades-sede sejam 16, duas para cada grupo. A cada rodada da primeira fase, dois times se enfrentam em uma cidade, e os dois outros times na outra cidade. Assim, digamos, o grupo "A" ficaria, por exemplo, sediado em Natal e Recife, cidades que não são muito longe uma da outra, o grupo "B" em Curitiba e Florianópolis, e assim por diante. Se não for desse jeito, se forem doze cidades, os times serão forçados a atravessar o país para jogar em estádios diferentes, tipo, o time joga hoje em Natal, amanhã tem que jogar lá em Cuiabá, e o dinheiro que vão "economizar" com quatro cidades a menos, gastarão em segurança e transporte para deslocar seleções através do país. 189.24.158.38 20h35min de 30 de Outubro de 2007 (UTC)Um chato.

A Fifa diz q o ideal é de 8 a 10 sedes. 16 seria desproporcional. Até pq, quanto mais sedes, maiores custos de deslocamento, maiores distâncias a serem percorridas pelos espectadores.

E garanto q não haverão esses absurdos q vc cita de jogar em Natal e depois em Cuiabá (não na fase de grupos, pelo menos). Sempre se põe os grupos em cidades próximas.

É mais fácil q sejam escolhidas por exemplo Brasília e Campo Grande ou Natal e Recife/Olinda sediem um grupo que Cuiabá e Manaus sediarem o mesmo grupo.

Acho q a argumentação é completamente errada, visto que vc já está definindo q as cidades escolhidas serão sedes distantes umas das outras, o q pode muito bem não acontecer. Garavello 20h45min de 30 de Outubro de 2007 (UTC)

Arena do Grêmio[editar | editar código-fonte]

A Arena do Grêmio vai finalmente ser criada e poderá substituir o Beira-Rio como uma das sedes da Copa. http://www.clicrbs.com.br/zerohora/jsp/default.jsp?uf=&local=&section=Esportes&newsID=a1665285.xml

Fanatismo[editar | editar código-fonte]

Isso que é ser fanático, estou contando os dias, literalmente, para a copa do mundo de 2014. Ja se tem a data de quando ela será realizada? Eu chutei um dia, e criei essa predefinição {{Contagem para a Copa do Mundo 2014}}

Copa do Mundo FIFA 2014
 Brasil, 12 de junho de 2014
Faltam 58 dias

Vocês concordariam em colocar no artigo? Talvez de uma forma bbbeeemm mais discreta? Seria interessante ou não. Ta certo que falta uma copa e duas olimpíadas, mas que seria engraçado serial. Rodrigo Zanatta msg 20h10min de 3 de Novembro de 2007 (UTC)

Se não há data marcada, "chutar" uma data é especulação, o q invalida o uso da predefinição. Guarde pra usá-la quando for anunciado o dia do início da Copa. Garavello 01h12min de 4 de Novembro de 2007 (UTC)
Mesmo que não tenha nenhuma utilidade para o artigo, para a discussão até que fica legal, apenas para ser informativa, ja que não vale para nada :P Rodrigo Zanatta msg 13h10min de 15 de Novembro de 2007 (UTC)
Terá MUITA utilidade qdo for anunciada a data oficial de início… Aí sim poderemos colocar essa predefinição no artigo principal. Ótimo trabalho! Garavello 15h14min de 15 de Novembro de 2007 (UTC)


ACHO QUE ESSA COPA DEVERIA SER DISPUTADA APENAS NO SUL-SUDESTE POIS SÃO LOCAIS QUE JÁ CONTAM COM CERTA INFRA-ESTRUTURA O QUE DIMINUIRIA OS GASTOS PARA MELHORAR TRANSPORTE, COMUNICAÇÕES E ETC. ALÉM DE CONTAREM COM ESTÁDIOS MENOS RUINS QUE OS DEMAIS LOCAIS. o comentário precedente não foi assinado por 189.70.188.158 (discussão • contrib.) Mateus RM msg 23h06min de 22 de Julho de 2008 (UTC)

Nota[editar | editar código-fonte]

Comentário acima de teor preconceituoso e egoísta por parte dele. A copa de 2014 é a chance de muitas cidades cescerem e se desenvolverem. O Sul e o Sudeste já está bem servido de desenvolvimento. Tirar o ensejo das demais localidades é como tirar o prato de comida de um subnutrido que quer sobreviver a fome. Sei que a Wikipédia não é um blog, mas não dá pra engolir essa! LayonM 23/10/2009 - 10h37min

E eu gostaria muito que as politicalhas paulista e mineira parassem de se intrometer com idéias demagógicas como final ou abertura da copa em lugares como Belo Horizonte ou São Paulo SP. São Paulo até dá para entender, é a "locomotiva do Brasil", mas, Belo Horizonte??? Qual a importância histórica de Belo Horizonte para políticos como Aécio Neves e outros ficarem perdendo o tempo deles brigando para trazer a final ou abertura da copa para a capital de Minas??? Todo mundo sabe que o Brasil teve três capitais: Salvador (1549-1763), Rio de Janeiro (1763-1960) e Brasília (1960- ), de modo que a abertura e a final da copa só poderão acontecer nestas 3 cidades. Se não gostam do Rio de Janeiro (por causa do problema da segurança pública) que façam a abertura e a final em Salvador e Brasília. Mas, realizar a abertura e a final da copa em outras cidades que não as três capitais do Brasil seria um desastre cultural para o país. Seria o mesmo que realizar a final da copa do México fora da Cidade do México ou a final da Copa da França fora de Paris. Acho que os políticos deveriam parar com demagogias desse tipo. Ao contrário, deveriam dar-se por muito satisfeitos de que suas cidades sejam ao menos escolhidas para sediar jogos e olhe lá.o comentário precedente não foi assinado por 189.106.49.188 (discussão • contrib.)

A Wikipédia não é blog!  Ð. Indech  図   00h14min de 7 de Dezembro de 2008 (UTC)

     Uma frase: Final da copa de 94: Rose Bowl, Los Angeles, California, estado mais rico dos EUA. Ponto.

Não confunda o Estádio Mané Garrincha com o Estádio Bezerrão[editar | editar código-fonte]

O Estádio Mané Garrincha (antigo Estádio Presidente Médici) foi inaugurado na época do regime militar para que a Capital Federal do Brasil tivesse um estádio de futebol. Tudo com dinheiro público, às custas do nosso dinheiro. O Estádio Bezerrão foi construído na periferia do Distrito Federal, na cidade do Gama. Longe da pompa de Presidentes-Generais e do "oba-oba" do Tricampeonato ("Pra frente Brasil, salve a seleção", "Brasil, ame-o ou deixe-o"). Foi uma iniciativa do povão que estava despontando com o futebol local do clube de futebol do Gama. Então nunca mais digam aqui que o Estádio Mané Garrincha fica localizado no Gama. No Gama é o Bezerrão. o comentário precedente não foi assinado por 200.186.60.37 (discussão • contrib.)

Ok, senhor anônimo. Ninguém mais vai insultar o povão confundindo o Mané garrincha com o Bezerrão. Fique tranquilo. Mateus RM msg 19h36min de 13 de fevereiro de 2009 (UTC)

Revisão do artigo[editar | editar código-fonte]

Olá pessoal!! Acho que com a definição das 12 cidades sedes ocorrida ontem, poderíamos rever a página para adaptá-la a uma nova versão já considerando os jogos nessas cidades e estádios e tirarmos (ou deixarmos em algo como "Histórico da Candidatura") as informações atuais. O que acham? Joederli (discussão) 16h06min de 1 de junho de 2009 (UTC)

Cidade-sede de Pernambuco e definição do termo cidade-sede[editar | editar código-fonte]

Percebi uma certa dificuldade na redação desse artigo que gostaria de expor e espero receber algumas opiniões, pois acho mais seguro editar o artigo depois delas.

No estado de Pernambuco haverá uma sede da Copa do Mundo de 2014, sendo que a cidade apontada como sede é o Recife, entretanto, o estádio onde se realizarão os jogos e o complexo habitacional planejado para o evento será em outra cidade, São Lourenço da Mata fontes 1, 2 e 3. O ponto problemático é: o que pode-se definir como cidade-sede: a cidade que teve o nome citado pelo presidente da FIFA (responsável pelo projeto e que arcará com as obras) fonte, a cidade central/capital da região ou a que abrigará os jogos?

Na Copa de 2002, houve jogos na Região Metropolitana de Tóquio, porém Tóquio não foi sede. Saitama, dessa região, foi sede. Yokohama, dependendo da definição de Grande Tóquio, também faz parte dela e foi palco da final. Do mesmo modo, São Lourenço da Mata faz parte da Região Metropolitana do Recife e será o local da competição e da principal instalação para essa, a Cidade da Copa, que, até o momento, batiza o estádio. Apesar disso, os torcedores que virão ao Brasil obviamente terão como referência o Recife, e não sua pequena vizinha.

Com tudo isso, como deveria ser tratado esse caso? Defendo que seria errado referir-se 100% ao Recife, visto que os jogos não serão em território recifense. Mas, quando a localização de São Lourenço da Mata não for imprescindível, deveria ser citado o nome apresentado pela FIFA (da cidade apenas organizadora, Recife) ou o nome da cidade do estádio e demais instalações (São Lourenço da Mata)?

Sugestão: sempre que o Recife for citado como cidade-sede, usar a expressão de jure entre parênteses, e quando os nomes das duas cidades aparecerem juntos, usar "Recife (sede de jure)/São Lourenço da Mata (sede de facto)".
Denis (discussão) 01h25min de 2 de junho de 2009 (UTC)

Sugiro colocar, sempre que se referir a sede em Pernambuco, "Região Metropolitana do Recife". Como, por conseguinte, esse termo irá sofrer uma tendência à simplificação, todos vão acabar chamando de sede no Recife. Não creio que citar São Lourenço da Mata seja interessante, pois a própria FIFA cita a sede em Recife. Seria o mesmo que referir-se, por exemplo, ao aeroporto de São José dos Pinhais… Ninguém conhece por esse nome, somente por Aeroporto de Curitiba. Joederli (discussão) 14h17min de 2 de junho de 2009 (UTC)
Poderíamos fazer o seguinte:
  • Ao se referir à cidade-sede, assinalar "Recife". Comparando com o aeroporto citado, seria a cidade servida por ele, Curitiba;
  • Se o nome "Recife" ficar contraditório, assinalar "São Lourenço da Mata". Por exemplo, dizer que o Aeroporto de Curitiba é em Curitiba é errado, assim como dizer que o Estádio Cidade da Copa seria em Recife;
  • Nos demais casos, assinalar "Grande Recife": mais curto do que Região Metropolitana do Recife e não especificaria uma cidade errada.
Denis (discussão) 21h19min de 3 de junho de 2009 (UTC)

A imprensa e a FIFA se referem somente a Recife, porque o direito a sede da Copa é de Recife. Creio que devemos nos referir da forma oficial e não entrar em complicações. Podemos falar que o estádio estará em outra cidade, mas não temos porque ficar citando isso o tempo todo. Uma vez penso que é suficiente. Mateus RM msg 22h35min de 3 de junho de 2009 (UTC)

De pleno acordo. Denis (discussão) 00h18min de 4 de junho de 2009 (UTC)

Quadro das sedes[editar | editar código-fonte]

Agora o quadro das sedes está na Predefinição:Cidades Copa 2014 para despoluir o quadro de edições. Mateus RM msg 15h13min de 2 de junho de 2009 (UTC) Quais são a s tranfosmaçãoes ocorrida em uma cidade para ser sede de uma copa do mundo de futebol?

Copa[editar | editar código-fonte]

Olha o artigo da Copa 2014 tem pouca informação se comprado o da Wiki inglesa temos que trabalhar para melhorar isso tá certo.

--Tobetto (discussão) 16h26min de 21 de junho de 2009 (UTC)

Na verdade temos mais informações e mais completas. O que acontece é que as temos divididas entre este artigo e os artigos Copa do Mundo FIFA de 2014 - Processo de candidatura e Copa do Mundo FIFA de 2014 - Escolha das sedes. Mateus RM msg 18h22min de 21 de junho de 2009 (UTC)
Mas na ingelsa também é subdividido.

--Tobetto (discussão) 18h41min de 21 de junho de 2009 (UTC)

Mas lá é subdividido em 2, aqui é em três, mas se mesmo assim você acha que lá tem informações que faltam aqui, você mesmo poderia adicioná-las ou pelo menos trazer aqui na discussão pra que alguém possa traduzir. O que acha? :D Mateus RM msg 17h16min de 22 de junho de 2009 (UTC)

Lista de países classificados[editar | editar código-fonte]

Desde a Copa do Mundo de 2006, o campeão da edição anterior não tem vaga garantida! Por esse motivo removi a Espanha da lista de classificados da Europa.

Sede paulista[editar | editar código-fonte]

A sede paulista da Copa de 2014 já foi definida. Será o Novo Estádio do Corinthians, a ser construído em Itaquera. Tal anúncio foi feito por todas as autoridades competentes: a CBF, o Governo do Estado de São Paulo e a Prefeitura do município. Tal informação já consta neste mesmo artigo na Wikipedia inglesa. --Mrzero (discussão) 01h37min de 31 de agosto de 2010 (UTC)

Não exatamente. A sede ainda nao está oficialmente definida, uma vez que ainda pende a aprovaçao pelo Comite Organizador da Fifa. A sede está INDICADA pelo comitê paulista e pelas autoridades brasileiras e tem uma grande probabilidade de ser a sede definitiva para a cidade de Sao Paulo. comentário não assinado de 200.183.22.245 (discussão • contrib)