Discussão:Coroinha

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Atualmente existe essa enorme confusão entre acólitos x coroinhas. As funções que competem a um acolito são as seguintes:

• Cruciferário: O Cruciferário é a primeira pessoa numa procissão de entrada/saída, exceto quando o turíbulo será utilizado. Sem a presença do turiferário e do naveteiro, ele é quem dá o ritmo da procissão. Entretanto algumas coisas precisam ser observadas: Ao término da procissão de entrada, se já existir um crucifixo sobre o altar, não se faz necessária a presença de outra cruz no presbitério. Portanto o cruciferário deverá recolher a cruz para a sacristia, sem a necessidade de subir ao presbitério e esperar a saudação do celebrante ao altar.

• Ceroferários: Ceroferario ou Ceriferário é o nome atribuído ao Acólito responsável por segurar a vela que significa a Luz que é Cristo. Os Ceroferários tem, portanto, a função de acompanhar a cruz processional nas procissões de entrada e saída das Celebrações com os Círios que é o nome dado às velas utilizadas neste serviço, além disso acompanham o Diácono ou o Sacerdote na Leitura do Evangelho.

• Turiferário: Turiferário é o nome atribuído ao Acólito incumbido de manusear o turíbulo durante missas festivas, solenes ou dominicais.

• Naveteiro ou Naviculário: É o Acólito responsável por portar e apresentar a naveta ao presidente da celebração.

• Libriferário:É o Coroinha responsável por marcar, portar e apresentar os livros ao presidente da celebração (Missal, Lecionário,Gradual, Evangeliário. Etc.)

Esta trecho foi removido. Sem fontes originais, secundárias. Existem inúmeras fontes que é cópia da wikipédia, mas este trecho foi colocado sem cumprir WP:V. O "R" Aliado 20h21min de 24 de janeiro de 2015 (UTC)[responder]