Discussão:Crítica social

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

A Crítica Social nada mais é do que a elaboração de um posicionamento divergente em relação à um status quo percebido. Portanto, se fosse feita à partir de um país socialista, esta critica teria a tendência a ser anti-marxista e não pró-marxista. Exemplos: a comunidade Cubana em Miami (EUA), que faz critica social ao sistema socialista castrista, ou o clássico escritor e exilado russo/soviético Aleksandr Solzhenitsyn fazia uma critica demolidora das estruturas socialistas, como bem demonstrado em seu mais famoso livro: O ARQUIPÉLAGO GULAG. Deste modo, critica social não foi, não é, e não teria por que ser, domínio de uma ou mais ideologias ou tendências, à direita ou à esquerda.

Este artigo é parcial e ideologicamente inclinado. Ao dizer que a Crítica Social é majoritariamente associada ao marxismo, à crítica do capitalismo e às esquerdas, o autor viola a regra de imparcialidade e claramente toma uma posição anti-marxista que não tem sentido no conteúdo do texto (se fosse pro-marxista também não caberia aqui.). Não há dados que confirmem ou neguem tais afirmacões, portanto estas devem ser retiradas.

Olavo de Carvalho não cabe aqui. Não apenas ele não é representativo do pensamento Crítico Social, mas também é um pensador que não tem seus trabalhos amplamente reconhecidos por seus pares, apenas por seus discípulos. Seria mais apropriado buscar autores menos controversos, com maior respaldo acadêmico, dentro ou fora do Brasil.

Analista Geopolítico

Belas palavras. Mas, antes de marcar o artigo como controverso, eu sugiro que procure citar as tais fontes de autores menos controversos, com maior respaldo acadêmico. Em tempo: não sou nem pró nem contra Olavo de Carvalho e nunca li nada dele: apenas, na hora de traduzir o artigo da Wikipédia anglófona, precisei de uma definição em português e a dele foi a que eu encontrei mais a mão na internet. Dito isto, cumpre lembrar que quem critica, muitas vezes é incapaz de fazer. Parole, parole, parole...- Al Lemos (discussão) 18h12min de 13 de Maio de 2008 (UTC)