Discussão:Cruz

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Cruz (símbolo)[editar código-fonte]

Fiz o melhor que pude com relação aos termos heráldicos em português. Deixei em francês os termos que não consegui encontrar em português. Tenho dúvidas se "cruz quadrática", "cruz oca" e "cruz românica de consagração" (este último encontrado na Wikipédia em francês) são os termos corretos em português. Gabbhh 19:23, 14 Dezembro 2005 (UTC)

Temática do artigo[editar código-fonte]

Este artigo encontra-se deformado numa forma tendenciosa, que vai contra os principios de imparcialidade da Wikipedia. Implica, que este simbolo é de origem herética, vai contra os madamentos de Deus, foi promovido por um imperador pagão etc. etc Apresenta argumentos promovidos por uma determinada ideologia religiosa, sem ter em consideração outras facções cristãs, sendo por isso, e volto a repetir, extremamente tendencioso, e afasta-se claramente dos objectivos descritivos do próprio artigo.

Artigos apagados[editar código-fonte]

1. Venenar o instrumento de morte: Este artigo foi apagado, pois mostra o ponto de vista religioso dos protestantes.

2. Fragmentos de A cruz de Constantino: Nota-se claramente que foi retirado de um livro notavelmente de ponto vista protestante.

3. Uso da cruz na religião: Este artigo mostra claramente (assim como o outro) o ponto de vista somente dos protestantes. o comentário precedente não foi assinado por 201.67.53.35 (discussão • contrib.) JSSX uai 01h02min de 10 de Junho de 2007 (UTC)

Caro editor, se o artigo demonstra apenas um lado da questão, isso não lhe dá o direito de apagar o conteúdo. Suas edições deixaram o artigo mais parcial. JSSX uai 01h02min de 10 de Junho de 2007 (UTC)

As cruzes de Jerusalém 1 e 2 estão idênticas... 189.17.52.5 (discussão) 04h09min de 18 de Agosto de 2008 (UTC)

Parabenizo os editores de Wikipédia por se apegarem a história como deve ser contada, não como querem que ela seja, mostrando total imparcialidade quanto a religião, mesmo que isso vá de encontro com a opinião e as crenças da maioria. Esse artigo está coerente com a história secular, conforme The Non-Christian Cross, de autoria de J. D. Parsons (Londres, 1896)--189.28.182.72 (discussão) 20h13min de 28 de Outubro de 2008 (UTC)Alexsandra Ortolan

Com muito respeito ao conhecimento que todos têm, gostaria de postar a referência da palavra stau-rós, ao que o editor anterior pediu exclusão por não ter referência. acredito, que com certeza terá curiosidade e pesquisará a fundo nesta obra de referência. Peço ainda aos editores de WIKIPÉDIA que analisem o material e se for IMPARCIAL, permitam a publicação. Sobre o significado de stau·rós diz W. E. Vine, na sua obra An Expository Dictionary of New Testament Words (reimpressão de 1966), Vol. I, p. 256: “STAUROS (σταυρός) denota primariamente um poste ou uma estaca vertical. Em tais pregavam-se malfeitores para serem executados.

Terceiro parágrafo de "Uso da Cruz no Cristianismo"[editar código-fonte]

Em minha opinião, este parágrafo do texto está claramente atentando contra a imparcialidade da Wikipédia. As palavras

"por volta dos meados do terceiro século A. D., as igrejas ou se tinham apartado ou tinham parodiado certas doutrinas da fé cristã. A fim de aumentar o prestígio do sistema eclesiástico apóstata aceitavam-se pagãos nas igrejas à parte de uma regeneração pela fé, e permitia-se-lhes em grande parte reterem seus sinais e símbolos pagãos."

não apenas são uma acusação gratuita e parcial, mas uma ofensa a um ramo do Cristianismo. Por isso, acho melhor que o terceiro parágrafo seja todo excluído, assim como a frase

"Entretanto a palavra grega stau·rós denota primariamente uma estaca, ou poste."

, que, além de não citar qualquer fonte, também é inteiramente parcial em favor de um ramo religioso.